Tributo do Amor

terça-feira, dezembro 31, 2019

Cabo Frio terá 12 minutos de fogos na Praia do Forte, no momento da virada de ano.



A Prefeitura de Cabo Frio vai receber o ano de 2020 com queima de fogos e programação musical. Serão três dias de shows. O palco será montado a partir desta quinta-feira (26) na Avenida Hilton Massa, na Praia do Forte, na altura da Rua Nilo Peçanha.

Os shows têm início sempre às 19h. 
No dia 31, a dupla Johnny Lucas e Matheus sobe ao palco às 22h. A programação começa às 19h com dj’s. Quem comanda o show da virada é o pagodeiro Felippe Secco. A queima de fogos terá duração de 12 minutos. No dia 1º de janeiro, a programação será gospel.

Em Tamoios, a queima de fogos também terá duração de 12 minutos. O palco foi montado na altura da Avenida Independência.  Quem comanda o show da virada, no dia 31, é o grupo Nosso Bem. No dia 1º, as cantoras gospel Emilly Fernandes e banda e o grupo Guebel se apresentam.

Devido congestionamentos constantes, Auto Viação Salineira faz mudança no itinerário em Arraial e no Peró.



ARRAIAL DO CABO 

Comunicamos que devido ao engarrafamento na Avenida General Bruno Martins, em sentido a Arraial do Cabo, os itinerários dos ônibus que seguem para o município estão sendo desviados da seguinte maneira:

- Em Cabo Frio, estão seguindo itinerário normal até a rotatória localizada em frente à Casal Veículos;

- De lá, seguem pela Avenida Adolfo Beranger Júnior, sentido Aeroporto de Cabo frio;

- Entram pela Estrada da Restinga, próximo à BPRV;

- Saem próximo à Praia Grande, no muro da Rebest;

- Seguem para o centro de Arraial do Cabo pela Avenida Dom Pedro, vão até a Rodoviária e retornam.




PERÓ 




Comunicamos que devido a carros estacionados em locais inapropriados e, também, por conta de engarrafamentos no Peró, em Cabo Frio, a linha 328 está passando pelo Cajueiro somente no sentido ida.

Voltando do Peró, os ônibus estão seguindo até o Bar do Vascão, seguindo pela Rua Barracudas e pegando a Avenida Marlin, de onde volta à rota normal.

OCORRÊNCIAS - Tráfico de drogas em Araruama, Saquarema e apreensões em Cabo Frio .



TRÁFICO DE DROGAS EM ARARUAMA 

 Uma denúncia via 190 de tráfico de drogas levou a guarnição da Pm até a Rua Serrano, na localidade conhecida como Condomínio II, em Araruama. No local duas pessoas com as características citadas na denúncia foram avistadas. Segundo a ocorrência os suspeitos entraram em fuga e pularam o muro de uma casa tentando escapar da PM. Um dos suspeitos (44) foi abordado no quintal da casa com um celular e uma sacola contendo 33 pinos de cocaína. O outro suspeito (36) também foi detido e ambos admitiram estar realizando tráfico de drogas. Ambos foram levados para a delegacia de Araruama e autuados ficando presos. 

HOMEM É DETIDO COM 296 CÁPSULAS DE COCAÍNA

Por volta das 21h30 desta segunda feira (30) a polícia militar abordou duas pessoas denunciadas através do 190 na Rua Francisco Veloso, no bairro Alto Retiro, em Saquarema. Segundo a ocorrência os suspeitos são da cidade de Araruama e estavam no local para "fazer" um dinheiro. Eles já tinam vendido uma carga e estava aguardando um jovem trazer uma carga nova. Após alguns momentos, de bicicleta, chegou Igor Linhares (23) com uma sacola contendo 296 cápsulas de cocaína. Eles foram levados para a delegacia onde foi feito a ocorrência, ficando o último suspeito detido pelo crime de tráfico . 

 EM JARDIM ESPERANÇA, PM APREENDE DROGAS .

 Na Rua Ernesto de Melo, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, a polícia militar avistou um grupo de pessoas que se espalhou ao perceber a aproximação da viatura . No local os suspeitos abandonaram em um terreno baldio 23 cápsulas de cocaína. Ninguém foi preso e todo o material foi apreendido. 

Animais dentro de gaiolas são resgatados em Cabo Frio. Uma pessoa autuada por maus tratos.




Uma denúncia levou a equipe da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio o bairro de São Cristovão. A informação era de animais que estavam em um porta malas e gaiolas no banco traseiro de um veículo que se encontrava fechado. 

A equipe foi ao primeiro endereço citado na Rua 25 de Dezembro, junto com uma advogada e uma veterinária para tentar localizar o carro. O veículo só foi localizado na Rua Prudente de Moraes.  O carro estava estacionado mas o proprietário não estava no local . O endereço de sua residência foi encontrado e então fizeram contato . Os animais foram levados para a delegacia, junto com todas as partes onde foi feito o registro de maus tratos . O INEA também foi acionado e todos os procedimentos legais foram tomados. 

Corpo de jovem é encontrado enterrado parcialmente, em Cabo Frio.



Na madrugada desta terça feira (31), por volta das 00h15 a polícia militar registrou uma ocorrência de encontro de cadáver no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio. A vítima foi identificada como Jeffenin da Silva (18) e o seu corpo estava na Rua Justiniano de Souza, parcialmente enterrado. A perícia foi chamada e a vítima foi levada para o IML de Macaé. A ocorrência foi registrada na delegacia . 

Show da Virada em Arraial do Cabo será com Tuca Fernandes, na Praia Grande.



A Prefeitura de Arraial do Cabo, divulga a sua programação do Réveillon 2020. O evento, cujo cronograma terá início a partir das 20 horas . Esse ano a queima de fogos será de 10 minutos. Os distritos receberão shows com bandas locais, no dia 31, nas praças de Figueira e Monte Alto.


A festa da virada será com o cantor Tuca Fernandes que promete agitar a Praia Grande .

VÍDEO DO SALVAMENTO - Guarda Marítimo entra no mar e salvar criança que se afogava em Cabo Frio.



Nesta segunda feira (30) muitas famílias aproveitaram o sol para curtir as praias da cidade. No mar é necessário ter muito cuidado como mostra este vídeo feito por um morador que estava na Ilha do Japonês. 

Duas crianças  tiveram dificuldades para passar por um trecho e acabou caindo numa das valas, precisando de ajuda  para sair da água e um Guarda Municipal que estava em patrulhamento entrou no mar e salvou os dois. 
Fica os parabéns para o Guarda e o alerta para todos que irão curtir o mar. 

segunda-feira, dezembro 30, 2019

Primeiro fim de semana do verão lota Praia do Peró




Prefeitura comemora resultado do ordenamento e ação para limpeza da orla

O primeiro fim de semana da temporada 2019/2020 na Praia do Peró, certificada com o selo internacional do Programa Bandeira Azul, foi de orla cheia. Equipes da Comsercaf, em conjunto com uma força-tarefa com integrantes do Inea, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Prefeitura de Cabo Frio, atuaram na limpeza da praia, que iniciou na madrugada e foi concluída no domingo (29). 


Na avaliação dos agentes da Secretaria de Meio Ambiente, o domingo transcorreu “sem problemas com os critérios de manutenção da certificação”. De acordo com a pasta, a operação foi realizada em toda a extensão das praias do Peró e das Conchas, que fazem parte do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). A temporada 2019/2020 da certificação vai até o dia 15 de abril de 2020.



“Toda a ação ocorreu da melhor forma possível desde a atuação nos acessos à praia até à conscientização dos banhistas, passando pelo trabalho das nossas equipes, não podíamos esperar uma estreia melhor neste verão, depois do susto com o óleo e as gigogas. Reforçamos que não são permitidos animais domésticos na faixa de areia de todas as praias de Cabo Frio, nem a prática de esportes com bola, peteca ou frisbee na zona certificada entre os horários de 8h às 17h”, alertou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.


Segundo ele, os animais de pequeno, médio e grande portes precisam estar com focinheira e de coleiras para circular pela orla. O secretário reforçou ainda pedido para que os pais fiquem atentos aos filhos, já que este é um período de praias cheias. Além disso, a Praia do Peró conta com agentes azuis, Guarda Marítima e Ambiental, agentes de Postura, Guarda Civil Municipal, policiais militares e guarda-vidas, para fiscalização, monitoramento e manutenção da ordem no local.


“O funcionamento dos equipamentos instalados na área certificada, como a esteira de acessibilidade a cadeirantes, foi de acordo com o esperado, os quiosques funcionaram dentro do acordado. Com a chegada da semana do Réveillon o movimento na região cresceu muito. Para aproveitar ao máximo a Praia do Peró, precisamos atentar às normas da Bandeira Azul e leis estabelecidas no município de Cabo Frio.”, afirmou Paloma Arias, coordenadora da secretaria de Meio Ambiente.


Para Magno Maiques, também coordenador do Bandeira Azul Praia do Peró, o andamento da ação de conscientização dos banhistas funcionou de forma concreta.


“Havia pessoas que estavam jogando bola, outras com animais, mas que eram de fora, e não sabiam dos critérios e do novo ordenamento da praia. Nossos agentes abordaram esses banhistas e conseguiram, com suavidade e sutileza, levar a idéia de que a Praia do Peró mudou para melhor e que a atividade que realizavam, era proibida, sendo atendidos prontamente”, afirmou.

Réveillon de Cabo Frio terá esquema especial de limpeza



Mais de 700 funcionários farão a coleta de resíduos nas praias e orlas

A Prefeitura preparou um esquema especial de limpeza para o Réveillon. Mais de 700 funcionários da Comsercaf farão a coleta de resíduos nas praias e orlas da cidade. A expectativa é que na virada do ano sejam recolhidas, em média, 400 toneladas de lixo.


No dia 31, véspera de Ano Novo, um caminhão pipa inicia a lavagem das ruas e calçadas do Centro, a ação é realizada com água de reuso cedida pela Prolagos. Os horários noturnos de recolhimento de lixo domiciliar serão antecipados. Devido ao grande fluxo de veículos nas ruas da cidade a coleta irá acontecer das 16h às 22h. No dia 01, a equipe volta a fazer a coleta a partir das 2h.


Na Praia do Forte as equipes iniciarão o trabalho às 4h. Aproximadamente 450 colaboradores farão a limpeza de toda a faixa de areia, orla, Avenida do Contorno e Centro. A operação conta com o apoio de 12 retroescavadeiras, 2 pás carregadeiras, 46 caminhões. 


Na noite da virada, o trabalho acontece a partir das 2h30 da manhã, nas praias das Conchas, Peró e Ilha do Japonês. Já em Tamoios, 100 funcionários farão a limpeza da área de eventos, local onde acontecerão os shows e queima de fogos, a partir das 4h30. As equipes contam com o auxílio de máquinas e caminhões.


OCORRÊNCIAS - Homem é agredido e baleado em Araruama / Corpo de idoso é encontrado no bairro Coqueiral



HOMEM É BALEADO EM FRENTE DE CASA .

Uma viatura da Pm foi chamada até a UPA de Araruama onde deu entrada Reginaldo Torres (42) ferido com uma perfuração feita por arma de fogo. Segundo informações, a vítima, por volta das 16h40, ao abrir a porta de sua casa se deparou com dois homens, um deles vestindo casaco e touca, armado com uma pistola. O outro não foi possível identificar suas características. A vítima começou a ser agredido violentamente, então correu entrando em um terreno baldio, onde foi baleado na clavícula. O homem permaneceu escondido no mato até que se sentiu seguro para sair. Os suspeitos fugiram em uma motocicleta . Depois pediu ajuda e foi levado para a UPA. A ocorrência foi registrada na 118ª Dp.

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM ARARUAMA

 No bairro Coqueiral, Araruama, por volta das 16 horas deste domingo (29),  a polícia registrou uma ocorrência de encontro de cadáver . A vítima foi identificada como Valdecir Marinho (62) e estava no interior de sua residência, na Rua Jupiara. A causa da morte não foi divulgada . O corpo foi levado para o IML de São Gonçalo e a ocorrência registrada na 118ª Dp. 

Em Arraial do Cabo, mais um ano com a prefeitura "apanhando" para organizar a cidade.





A cidade de Arraial do Cabo vive mais um ano com problemas para organizar o trânsito além de não resolver a questão com a empresa de coleta de lixo e falta de fiscalização por parte da guarda municipal .  
Com as ruas lotadas de veículos de visitantes e moradores, os problemas de congestionamento, música alta, a cidade vive apenas os primeiros dias de caos. O que o morador reclama é que estas situações não são novidades na cidade, mas ao parece as atitudes para amenizar os problemas só acontecem quando tudo está bagunçado . "Não há planejamento. Você não sabe que em um determinado trecho precisa de guardas para orientar o motorista? Um comerciante precisou usar o zap pedindo ao secretário de ordem pública para enviar um GM até a Praia Grande porque ele ficou preso no congestionamento com mercadorias para  o restaurante dele. E os ônibus que estacionaram em áreas de preservação perto da praia ? Foram muitos. Tá largada a cidade. Nunca vi uma administração tão perdida." Declarou Antônio Justo, morador da Praia Grande. 
A prefeitura informou que está fazendo o possível para manter a ordem. 

Em Búzios, leis para garantir a diversão são colocadas em prática.



Búzios oferece opções de natureza e entretenimento para todos os gostos. Com um charme que cativa quem frequenta, nas praias e ruas, o lema é curtir a vida e desfrutar das belezas da cidade.
Para que todos aproveitem ao máximo, é necessário respeitar as pessoas e o espaço público. Desta forma, as leis municipais foram concebidas para garantir a diversão e a segurança dos visitantes e da população.
Leis que proíbem objetos cortantes ou de vidro nas praias e ruas, assim como jogar lixo ou entulho, garantem um ambiente salubre e seguro para todos. Isso também vale para a proibição de animais de estimação nas praias. Outras leis servem para garantir que todos compartilhem o espaço público sem incomodar uns aos outros. Por isso, proíbem som e a prática de esportes como frescobol ou futebol, na areia, entre às 9h e às 17h.
A Prefeitura de Búzios através de sua Secretaria de Segurança Pública trabalha diariamente para que as leis sejam respeitadas. O ordenamento da cidade vem sendo feito de forma intensa nesta alta temporada.

Em Saquarema, Prefeita antecipou o salário do mês de dezembro para servidores curtirem a virada de ano.



Na última sexta feira (27) a prefeita da cidade de Saquarema, Manoela Peres, antecipou o pagamento do salário do mês de de Dezembro para os servidores públicos. O intuito é movimentar o comércio e favorecer o funcionalismo. O salário poderia ser pago até o quinto dia último do mês de janeiro, mas com uma boa administração conseguiu antecipar. O comunicado foi feito em sua página pessoa no facebook. O ato foi comemorado. Sendo assim, o funcionalismo recebeu o pagamento dos salários de novembro, dezembro e o 13º Salário em um único mês . 

OCORRÊNCIAS - Elemento preso com 2300 cápsulas de cocaína / No Morro da Cabocla, Pm prende dois suspeitos com 1337 cápsulas de coca.



PM PRENDE SUSPEITO E APREENDE MAIS DE 2 MIL CÁPSULAS DE COCAÍNA.

A Polícia miliar realizou uma operação na Avenida Gladstone de Oliveira, no bairro Três Vendas, Araruama após receber informações que traficantes estavam se preparando para distribuir entorpecentes e no momento da chegada no endereço se deparou com 06 elementos suspeitos. Segundo a ocorrência, os elementos atiraram contra a viatura iniciando a troca de tiros. Os suspeitos entraram em fuga, sendo perseguidos. Um elemento (33 anos) foi detido quando tentava entrar em um apartamento. Dentro do local a polícia encontrou 2300 cápsulas de cocaína, 130 trouxinhas de maconha, 02 rádios transmissores, 02 base de rádio e 575 reais em espécie . 

O suspeito foi preso e levado para a delegacia de Araruama onde foi autuado por tráfico de drogas.

NO MORRO DA CABOCLA, DOIS ELEMENTOS SÃO DETIDOS COM MAIS DE 1300 CÁPSULA DE COCAÍNA.

Pm fazia patrulhamento no Morro da Cabocla, em Arraial do Cabo, quando avistou duas pessoas entrando na área de uma trilha .Os suspeitos quando perceberam a presença policial tentaram entrar em fuga mas foram impedidos pela guarnição. Com um deles havia uma mochila e dentro foram apreendidos 1337 cápsulas de cocaína, recipientes vazios e uma quantia em dinheiro (137 reais). Segundo a ocorrência, um deles, identificado como Elizeu Santos (25) ofereceu dinheiro para não ser preso, pois o mesmo iria responder por homicídio praticado em conjunto com o criminoso de apelido "Coroa" na semana passada em Arraial. Também disse que tinha uma pistola guardada na casa de um amigo, mas teria que ir sozinho para busca la. Ele foi detido junto com o outro suspeito e levado para a delegacia de Arraial do Cabo. Segundo a polícia, drogas foram encontradas também em um quintal de uma casa indicada pelos elementos.

Prefeitura de São Pedro da Aldeia prepara esquema especial para o Réveillon




Para garantir a segurança e a organização da festa da virada na cidade, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia preparou um esquema especial para a noite de Réveillon. A programação que vai celebrar a chegada de 2020 contará com a tradicional queima de fogos piromusical à meia-noite e show do grupo Tambores Urbanos, no palco fixo da Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro.

“Hoje, São Pedro da Aldeia faz uma festa de Réveillon que atrai diversos turistas para a cidade e movimenta nosso comércio, impulsionando o desenvolvimento que buscamos durante o ano. Estamos preparando uma bela virada de ano, com a expectativa de um grande público. Nosso desejo é que as famílias aldeenses e os visitantes, que sempre lotam a Praia do Centro no dia 31 de dezembro, se divirtam com muita paz e alegria”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública vai isolar, com grades, os acostamentos da Rodovia RJ-140 da Rodoviária Municipal até a altura do Centro de Informações Turísticas. Caso o fluxo de pessoas torne necessário, uma das vias da Avenida São Pedro poderá ser isolada. Haverá sinalização para evitar que as pessoas invadam a Rodovia. O evento terá o apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilantes Municipais e da Polícia Militar.

O palco fixo da Praça Hermógenes também estará preparado para a festa, com torres de som e de delay; 30 banheiros químicos serão instalados em pontos estratégicos e o banheiro público da praça irá funcionar normalmente. A Secretaria Municipal de Saúde prestará atendimentos em uma tenda com equipe para primeiros-socorros e ambulância. No dia seguinte, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos garantirá a limpeza do local.

Homem corta os pulsos e envia vídeo para familiares.PM entra na casa, conversa com a vítima e o convence a viver.



Policiais militares estavam trabalhando quando uma família entrou em contato pedindo ajuda. Um homem de 48 anos estava decidido a se matar. Ele fez um vídeo cortando os pulsos dentro do banheiro de sua casa  e enviou no grupo de sua família. De imediato a PM foi para o endereço na Rua São Mateus, no bairro Rasa, em Búzios, entrou na casa e encontrou a vítima no banheiro. A vítima estava no box, ensanguentado com uma lâmina de barbear ( gilete) e os pulsos cortados. O policial conversou com a vítima e conseguiu convencê lo de entregar a lâmina, permitindo o atendimento da ambulância do Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Hospital Rodolfo Perissé sob os cuidados médicos. Fato foi registrado na 127ª Dp. 

Pré-matrícula Escolar 2020: Prefeitura de São Pedro da Aldeia disponibiliza 1. 722 novas vagas para Educação Infantil.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizará 4.078 vagas, tanto para matrículas iniciais como para transferências, para as etapas e anos de escolaridade da Educação Básica disponíveis na Rede, sendo Educação Infantil, 1º e 2º Segmento e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para Educação Infantil, serão ofertadas 1.722 novas vagas, atendendo alunos entre 06 meses e 5 anos e 11 meses. Serão disponibilizadas oito novas vagas para creche I; 49 vagas para creche II; o número de vagas da creche III aumentará para 190 vagas; já para creche IV serão ofertadas mais 577 novas vagas. Na pré-escola, a ampliação totaliza 898 vagas, sendo 575 para o Pré I e 323 para o Pré-II. O período de pré-matrícula inicia no dia 06 de janeiro, a partir das 13h, e segue até as 18h do dia 10 janeiro, exclusivamente no endereço http://prematricula.pmspa.rj.gov.br/

De acordo com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a Secretaria conseguiu ampliar consideravelmente a oferta de vagas para Educação Infantil. “A totalidade de vagas novas para Educação Infantil representa 42% do total de vagas gerais que estão sendo disponibilizadas. Isso significa que estamos ampliando o ingresso nas séries iniciais”, destacou.

A matrícula na rede municipal de ensino será oferecida em:

I. Creche I: de 06 (seis) a 11 (onze) meses;

II. Creche II: de 1 (um) ano a 1 (um) ano e 11 (onze) meses;

III. Creche III: de 2 (dois) anos a 2 (dois) anos e 11 (onze) meses;

IV. Creche IV: de 3 (três) anos a 3 (três) anos e 11 (onze) meses;

V. Pré I: de 4 (quatro) anos a 4 (quatro) anos e 11 (onze) meses;

VI. Pré II: de 5 (cinco) anos a 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses;

VII. 1º ano: a partir de 6 (seis) anos;

VIII. Educação de Jovens de Adultos: a partir de 15 (quinze) anos.

As idades consideradas deverão ser completadas até 31 de março do ano corrente.

No endereço eletrônico indicado, além da realização da pré-matrícula, os pais e responsáveis terão acesso à lista da documentação necessária para a matrícula, o cronograma de todo o processo de matrícula escolar, a lista das unidades escolares da rede municipal e os endereços. Haverá, ainda, ferramenta de consulta, perguntas frequentes para o esclarecimento de dúvidas e uma área para acompanhar o resultado.

A etapa de efetivação da matrícula na unidade escolar é feita pelo responsável do aluno, ou pelo próprio aluno, se maior de idade, conforme escolha efetuada na pré-matrícula, com apresentação dos documentos, realizada no período de 13 a 17 de janeiro de 2020.

O início do ano letivo 2020 na rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia está previsto para o dia 05 de fevereiro.

Prefeitura de Arraial do Cabo divulga alteração nos pontos de ônibus na alta temporada.



Tendo em vista o grande fluxo de automóveis na cidade devido a alta temporada, a Prefeitura de Arraial do Cabo divulgou, na tarde desta sexta-feira (27), um informe sobre a remoção de alguns pontos de ônibus e transportes coletivos no município.

A ação, emitida pelo próprio órgão municipal aos representantes da Salineira, além de assegurar a excelência da mobilidade urbana durante a época mais movimentada do ano, também busca garantir a segurança dos munícipes e turistas pedestres em trajeto aos principais points locais.

Confira abaixo a lista de pontos de ônibus e outros transportes coletivos que deixam de fazer parte da rota oficial de acesso ao município:

• Praça do Cova

• Próximo à rotatória da Praia Grande

• Prainha (próximo ao posto de combustível)

PM apreende cocaína pura que renderia mais de 30 mil reais, em Búzios.



Informações passadas pelo Cabo Raibolt que elementos ligados ao tráfico de drogas  no bairro de Cem Braças, em Búzios,  teriam recebido entorpecentes  que seriam preparadas para a venda ilícita no final de ano, a PATAMO do Sargento Lima foi a Travessa das Garoupas e encontrou em uma casa 1kg  de cocaína pura, 1Kg e meio de maconha, pinos de cocaína e lança perfume. De acordo com a PM o traficante  fugiu ao perceber a presença policial na rua e deixou na sua casa as drogas. A mãe  e o irmão do suspeito foram encaminhados para delegacia como testemunha.

Ainda de acordo com a PM a droga depois de fracionada e adicionada a química renderia cerca de 5 mil pinos de cocaína e mil buchas de maconha, totalizando cerca de 30 mil reais na venda ilícita na cidade.

Os fatos, os materiais e as testemunhas foram apresentadas na delegacia onde um inquérito será instaurado.

A ocorrência também contou com os Cabos Victorino e Macedo.

Operação Limpeza com o INEA no Peró no domingo (29).



Uma força-tarefa do INEA vai ajudar a Prefeitura de Cabo Frio a limpar as praias do Peró e Conchas, ambas na área do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) neste domingo. Vão atuar os mesmos guarda-parques que participaram da operação que resultou, neste sábado, no fechamento da Lagoa do Paulista, no Norte Fluminense. A abertura das duas lagoas de Carapebus, promovida por moradores, levou toneladas de gigogas e taboas para as praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio e de Búzios no início da alta temporada de verão.

Com 7,2 quilômetros de extensão, a Praia do Peró é a única do interior fluminense que possui a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade ambiental. Nos últimos dias, os garis da Prefeitura mantiveram limpo o trecho certificado, mas não conseguiram limpar as laterais, sobretudo nas áreas de restinga que ficam entre a faixa da Bandeira Azul e a Praia das Conchas e Pontal do Peró. Já foram retiradas mais de 500 toneladas de vegetação da Praia do Peró.

Segundo o diretor de Biodiversidade e de Áreas Protegidas do INEA (DIBAB), Marcelo Morel, a Praia do Peró receberá a força-tarefa por estar protegida pelo PECS e pela APA do Pau-Brasil, com gestão do INEA. Serão mobilizados não somente os guarda-parques das duas unidades de conservação como também os de outros parques do Estado do Rio, que chegaram para atuar no desastre ambiental provocado pela abertura indevida das lagoas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que tem a gestão do ICMBio.

Na operação de sábado, a barra da Lagoa do Paulista foi fechada com a colocação de 93 ecobags, içadas por pás mecânicas. As duas lagoas (Carapebus e Paulista) foram abertas por moradores da cidade, que estavam com as casas alagadas. O ICMBio autorizou, a pedido da prefeitura, a abertura apenas da Lagoa de Carapebus, que recebe os esgotos da zona urbana. A do Paulista foi aberta por moradores sem autorização do órgão federal. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal.

-- A operação foi um sucesso. O problema foi resolvido na origem. Agora voltamos a atenção para a ponta, as praias – disse Morel.

Morador de Quissamã, cidade vizinha a Carapebus, Haroldo Carneiro disse que acompanha a abertura das barras das lagoas há mais de 40 anos e que jamais as gigogas e taboas chegaram à Região dos Lagos. Chegavam sim, em quantidade menor, nas praias de Quissamã e de Macaé:

-- As barras não eram abertas há seis anos. Por isso as lagoas estavam cheias de gigogas e taboas. O problema é que as barras foram abertas ao mesmo tempo e caíram numa corrente marítima atípica que acabou levando a vegetação para as praias da Região dos Lagos – disse Haroldo, empresário que fabrica as cachaças Sete Engenhos.



FOTOS:

O INEA vai ajudar a Prefeitura a limpar as praias que estão no Parque da Costa do Sol e na APA do Pau Brasil. Foto de Marcelo Valente

sexta-feira, dezembro 27, 2019

Prefeitura faz mutirão para limpeza das praias



Mais de 550 toneladas de gigogas foram coletadas

Nesta sexta-feira (27) a Prefeitura realiza um mutirão de limpeza nas praias das Dunas e Foguete. Mais de 50 funcionários da Comsercaf trabalham para retirar as gigogas, plantas provenientes de água doce, vindas de Carapebus, no Norte Fluminense. A ação é realizada com o auxílio deuma retroescavadeira, três caminhões e quatro tratores. Até esta sexta-feira (27), mais de 550 toneladas de material foram retiradas das praias de Cabo Frio.



Na Praia do Forte, 22 funcionários fazem a manutenção da área. Já no Peró, a quantidade de material trazida pelo mar está reduzindo, mas as operações de coleta iniciadas às 18h tem seguido até às 2h. Pela manhã, a equipe atua no Caravelas e à noite, o trabalho será realizado entre o trecho do Siri e a Praia das Conchas. Já em Tamoios toda extensão da praia foi atingida pela vegetação que está sendo removida com o auxílio de uma retroescavadeira.



“A Prefeitura está se empenhando para realizar a coleta da vegetação trazida pelo mar e deixar as praias limpas. Trabalhamos em dois turnos diário, com o auxílio de máquinas para manter a areia livre dos resíduos da vegetação. Estamos no limite, uma vez que não podemos desguarnecer os demais setores. Esperamos que as autoridades competentes apurem a responsabilidade sobre a abertura da barragem que ocasionou a vinda da vegetação para a Região dos Lagos e os possíveis danos ambientais causados”, explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.


Um elemento é detido na Ponta do Ambrósio e Pm apreende carro usado em ataque criminoso.



Elemento detido por tráfico .


A Pm tomou conhecimento de uma tentativa de homicídio praticada no Morro do Limão, em Jardim Esperança, Cabo Frio, onde os suspeitos utilizaram um automóvel Renault Sandero branco. 
Renault apreendido, possivelmente com placa clonada. Reconhecido por vítimas .

Ao realizar patrulhamento na região de Ponta do Ambrósio, em São Pedro, a equipe localizou o veículo que possivelmente utilizava uma placa clonada. Vítimas do ataque reconheceram o carro apreendido. Quando faziam esta ocorrência a polícia recebeu uma denúncia sobre a localização dos suspeitos em uma casa na Rua José Cirilo do Santos. 
Drogas apreendidas no local 

Ao se aproximar do local, um elemento foi visto entrando em fuga, correndo em direção ao esconderijo . Foram feitas as buscas e o elemento detido confessando ter relacionamento com o tráfico de drogas, mas não participou da tentativa de homicídio, porém forneceu nomes de suspeitos do crime. Na casa a Pm apreendeu ainda 125 cápsulas de cocaína, revolver calibre 38, munições , 05 rádios transmissores e material para endolação.  O suspeito foi autuado pelo crime de tráfico de drogas na 125ª Dp. 

quinta-feira, dezembro 26, 2019

Cabo Frio intensifica enfrentamento ao trabalho infantil no verão





Agentes vão percorrer as praias do município 

Com a chegada do verão e a possibilidade de aumento nas atividades informais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (SEDESDIM) vai atuar no combate ao trabalho infantil nas praias de Cabo Frio. 

Os profissionais percorrerão as orlas e areias das praias orientando banhistas e comerciantes fixos ou ambulantes sobre as situações de trabalho infantil, os malefícios e como buscar auxílio dos órgãos municipais para pensar alternativas de bem-estar das crianças.

A secretária da pasta, Marta Bastos, ressalta que “a ação mobilizará os órgãos responsáveis pelo enfrentamento das violações de direitos a crianças e adolescentes no município, tendo como objetivo o levantamento de dados para acompanhamento dessas famílias pelos órgãos da Assistência Social”.

O diretor da Coordenadoria-Geral de Posturas, Douglas Felizardo, afirma que “apesar da Coordenadoria ter todos os trabalhadores ambulantes cadastrados e manter a constante fiscalização de atividades irregulares, o fenômeno do trabalho infantil é complexo e de difícil identificação, sendo pertinente a orientação e o encaminhamento aos órgãos da Assistência Social”.

O Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil será capitaneado pela Superintendência de Proteção Social Especial, por meio do CREAS e da Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e contará com a participação de diversas secretarias e órgãos da sociedade civil, como Secretaria de Turismo, Posturas, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB.

Na noite de quarta feira (25) Pm apreende menor infrator com tijolo de maconha, cheirinho da loló, revólver e munições .



Por volta das 23h45 desta quarta feira (25) a polícia militar registrou uma ocorrência na Comunidade do Barreto, em Araruama após uma denúncia. O GAT avistou um suspeito que entrou em fuga por dentro de um matagal. A equipe efetuou um cerco tático e conseguiu localizar o elemento, um adolescente (15). Com ele a polícia encontrou 61 pinos de cocaína, 139 trouxinhas de maconha, tablete pesando 500 gramas de maconha, 66 frascos de cheirinho da loló, galão com entorpecente, sacolés de haxixe, revolver calibre 32,  munições , caderno com anotações do tráfico e um bastão com a seguinte inscrição "Bem vindo ao complexo". 
O jovem foi levado para a delegacia e apreendido com o material .

APESAR DAS CRATERAS, ISSO NÃO É A LUA - Moradores da Ponta do Ambrósio fecham rua em protesto pelos buracos.



Cansados de serem ignorados pela prefeitura de São Pedro da Aldeia, moradores do bairro Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia, realizaram na terça feira (24) uma manifestação fechando a Rua Antônio Araújo de Mendonça por causa de seu péssimo estado. Sem ações de recuperação ou manutenção, a Rua está totalmente esburacada, sem condições de transitar com veículos . "Parece que houve uma guerra aqui e jogaram bombas em toda extensão da via . Eu queria saber se o prefeito ainda se lembra onde fica o nosso bairro, por que parece que não se lembra. Mas neste ano de 2020 vai aparecer um monte de bobos querendo votos, trazendo promessas. Estamos cansados, agora vai ser assim, ou realizar o que pagamos para realizar ou fechamos em protesto e se não resolver vamos para a RJ 140 ." Disse um morador revoltado.
A prefeitura efetuou um trabalho de desobstrução do valão na comunidade , mas o asfalto está totalmente destruído por causa do longo período de ausência da ação da prefeitura. 

Recadastramento de vendedores ambulantes começa nesta quinta feira (26).



A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, vai realizar o recadastramento de vendedores ambulantes que irão comercializar produtos em vias públicas e nas praias do município. Os permissionários deverão comparecer entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro, na sede da Coordenadoria-Geral de Licenciamento e Fiscalização de Posturas e Segurança, obedecendo horário e local conforme produto comercializado. A convocação abrange pessoas físicas e jurídicas.

Nesta segunda etapa a ação é específica para os ambulantes do setor 02, que compreende as Avenidas do Contorno, Macário Pinto Lopes, Litorânea, Nilo Peçanha e as ruas Francisco Mendes, 13 de Novembro, Ismar Gomes de Azevedo, Saturno, Sergipe, João Pessoa, Vicente Celestino, Alex Novelino, Mercúrio, Ramon Pereló Filho, Rosalina Ferro, Natanael Ribeiro de Almeida, G e Enfermeiro Ricardo Sanches. A medida também vale para aqueles localizados no setor 4 na rua Urano, John Kennedy, Aníbal Amador do Vale e Alita do Vale, na Praça da Cidadania, com exceção dos boxes.

Confira o edital com locais e datas – Clique Aqui

A Coordenadoria-Geral de Licenciamento e Fiscalização de Posturas e Segurança fica localizada na Rua Gustavo Beranger Junior, 267 – Vila Nova.

Casal é socorrido após ser atacado e esfaqueado, nesta quarta feira (25).



A polícia militar foi chamada até uma unidade médica para onde foram levados Luiza Elena da Conceição (54) e Mario de Souza (48) com ferimentos causados por esfaqueamento. A mulher sofreu escoriações e já recebeu alta, mas o homem foi ferido no braço , mãos e cabeça . O corpo de bombeiros fez o salvamento encaminhando as vítimas para atendimento médico. Segundo informações, o autor do crime já foi identificado, mas até o momento a polícia ainda não conseguiu localiza lo . A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio na 118ª Dp. A ocorrência foi registrada na Estrada do Regamé, no bairro Três Vendas. em Araruama por volta das 21h40 desta quarta feira (25). 

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Ecomix explica o que está acontecendo com a coleta de lixo em Arraial. Praças viram reservatórios de lixo.


Praça da Bíblia, próximo ao Estádio Barcelão, ontem (25) .



A empresa ECOMIX, responsável pelo recolhimento de lixo na cidade de Arraial do Cabo explica que a dívida da prefeitura com a empresa é referente a 04 meses de atraso. Segundo a nota emitida o problema vem se arrastando sem resposta por parte da administração municipal . Acompanhe abaixo: 


"A Ecomix vem trazer informações a população de Arraial do cabo, quanto a coleta de lixo no Município, esclarecendo que a Prefeitura deve mais de R$ 2,6 milhões , a empresa de coleta com lapso temporal de 4(quatro) meses de débito, o que acarretou na greve dos seus funcionários, tendo a Ecomix realizado diversas tentativas junto a Prefeitura de regularização de pelo menos, parte das notas em atraso.

Com a ausência de resposta da Prefeitura, não houve outra alternativa senão buscar junto ao judiciário o adimplemento pela Prefeitura, com objetivo do pagamento imediato do valor de R$ 789.833,99 (setecentos e oitenta e nove mil, oitocentos e trinta e três reais e noventa e nove centavos), o que representa 30% dos serviços de coleta de lixo, coleta de lixo hospitalar, varrição e locação de equipamentos, para que os serviços fosse normalizados e a prefeitura apresentasse um cronograma de pagamento do saldo em aberto.

No dia 19/12/19 a Prefeitura de Arraial do Cabo, comparece em audiência de conciliação sem apresentar qualquer proposta, sendo intimado pelo juízo a apresentar no prazo de 24h, que venceu nessa segunda-feira próxima passada, ou seja, dia 23/12/2019, cronograma de pagamento de todo saldo em aberto, para se ter na normalidade do serviço, garantindo imediatamente os 30% objeto da ação, a fim de a Ecomix manter 30% da equipe trabalhando.


A Prefeitura apresenta tão somente o calendário de pagamento dos 30% requerido de imediato, com previsão de honrar até o final de dezembro de 2020, sem nada mencionar quanto as notas vencidas e as vincendas.

Infelizmente com os valores que a Prefeitura vem pagamento, somente é possível a manutenção dos serviços de coleta de lixo, coleta de lixo hospitalar, varrição em números mínimos de 30%. Aguardamos um novo calendário da Prefeitura com os esclarecimentos quanto ao pagamento do saldo devedor, com o fito de regularizar a situação dos funcionários e retornar a normalidade do prestação de serviço, que é o que a Ecomix vem buscando incessantemente, a continuidade do serviço junto a população de Arraial do Cabo."


Atenciosamente 

Ecomix

Após discussão, enteado atira contra madrasta em Saquarema. Ele foi preso tentando fugir.



A polícia militar registrou na tarde desta quarta feira (25) uma tentativa de homicídio na cidade de Saquarema. Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 12h30 na Estrada Latino Melo, no bairro Retiro. Os envolvidos são parentes. Segundo a polícia,  a vítima foi identificada como Bianca Lopes Luqueci (36) e o autor dos disparos foi identificado como Luiz Felipe Pinto Marins (27). A ocorrência narra que as partes entraram em discussão. O enteado acusava a madrasta de ter provocado o mal que tirou a vida de seu pai. Ele teria falecido após uma discussão entre os dois. A vítima e o acusado discutiram na rua , quando o enteado pegou uma pistola em seu carro e atirou várias vezes contra a mulher que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá . O suspeito entrou em seu veículo, um automóvel Renault seguindo em direção ao Rio de Janeiro tentando fugir, mas o BPRV foi informado e conseguiu localizar o carro na altura de Inoã, efetuando a prisão do elemento. Ele foi levado para a delegacia de Saquarema (124ª Dp.). A vítima continua internada. 

Defensoria Pública do Rio se manifesta sobre decreto de indulto.



Sobre o decreto de indulto publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro reitera, assim como fez na condição de parte interessada na ação direta de inconstitucionalidade que questionou no Supremo Tribunal Federal o perdão da pena concedido a presos no ano de 2017, que a edição deste ato é uma prerrogativa inviolável do presidente da República, garantida pela Constituição Federal, em seu artigo 84, inciso XII. 

Porém, a mesma Carta oferece nortes para elaboração do referido decreto. Um deles diz respeito a própria natureza humanitária da norma, que ao longo dos anos vem sendo observada com a concessão do perdão da pena para pessoas com grave quadro de saúde, por exemplo. 

Outro aspecto a nortear a norma tem a ver com as políticas criminais, a fim de se resolver problemas do sistema penitenciário, a exemplo da superlotação. 

A Defensoria Pública do Rio entende que o decreto de indulto de 2019 deixou de atender a este aspecto, uma vez que a grande maioria das pessoas condenadas não se enquadra nos requisitos fixados pelo ato para obter o perdão da pena.

terça-feira, dezembro 24, 2019

Drogas encontradas em posto de saúde, em Cabo Frio.



Após uma denúncia anônima informando que elementos ligados ao tráfico de drogas da Praia do Siqueira estariam guardando material entorpecente dentro do posto de saúde da família, uma equipe da Pm foi até o endereço, na Rua Rondônia onde constatou a informação. Uma mochila contendo 1887 tabletes de maconha e 286 cápsulas de cocaína. Ninguém foi preso e todo o material foi levado para a delegacia de Cabo Frio. 

Natal Show de Bola reúne 25 mil pessoas no Maracanã nesta segunda feira (23).





O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (23/12), no Maracanã, o Natal Show de Bola, evento que trouxe de volta ao calendário do Rio de Janeiro a chegada do Papai Noel de helicóptero ao estádio. Há 10 anos a visita do bom velhinho não acontecia no Maracanã. Aproximadamente 25 mil pessoas assistiram à festa, que contou ainda com distribuição de presentes, apresentações musicais e serviços como emissão de documentos e orientações de saúde.


O governador Wilson Witzel informou que, em 2020, a tradicional festa de Natal no Maracanã terá novidades.

- Queremos fazer anualmente uma abertura de Natal que seja diferente a cada ano, que fale sobre o congraçamento dos povos, mas sempre com a chegada do Papai Noel. Queremos que o Rio seja um polo turístico, de cultura. Novidades virão – ressaltou o governador.

A festa Natal Show de Bola contou com atrações infantis como a dupla Patati Patatá e o Circo Marcos Frota. Para os adultos, houve shows do grupo Swing e Simpatia e do cantor Elymar Santos. Rodrigo Faro e Ana Hickmann foram os apresentadores do evento natalino, que contou ainda com a participação de crianças atendidas pela Obra Social RioSolidario.

Serviços

Entre os serviços oferecidos estavam informações sobre vagas de emprego no posto do Sine, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Renda. A Fundação Leão XIII, em parceria com o Detran, também concedeu isenção para emissão de novos documentos, como carteira de identidade e certidão de nascimento. Já a Secretaria de Saúde ofereceu orientação nutricional e de prevenção contra o mosquito da dengue. O Instituto Vital Brasil deu dicas de como proceder em casos de acidentes com animais peçonhentos.

Cadeirantes da Operação Lei Seca conscientizaram a população sobre a mistura entre álcool e direção e distribuíram ventarolas.

Adriana Santos levou o neto Pyedro Tavares, de 5 anos, ao Natal Show de Bola. A auxiliar de saúde aprovou a iniciativa.

- Gosto sempre quando posso ter mais conhecimento e informação para poder passar para a minha família, sobretudo se o tema for saúde. Gostei bastante da iniciativa – disse.

Vanessa Nobre não se esquece das visitas que fez ao estádio do Maracanã para ver o Papai Noel. Ela levou parentes ao evento.

- Lembro que quando menor vinha ao estádio para a chegada do Papai Noel. É um momento muito bonito e que alegra as crianças. Que bom que voltou a acontecer, sempre foi uma tradição de Natal no Rio de Janeiro – destacou a moradora da Mangueira. 

A primeira dama, Helena Witzel e o vice-governador, Claudio Castro, participaram da festa juntamente com os secretários de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, da Casa Civil e Governança, André Moura, entre outros.