Tributo do Amor

terça-feira, março 31, 2020

Procon Arraial notifica três estabelecimentos comerciais por suspeita de preço abusivo


O órgão recebeu denúncias de práticas irregulares em farmácias e supermercados.

O Procon notificou estabelecimentos em Arraial do Cabo, nesta terça-feira (31), para explicar o motivo do aumento de preços de produtos. As denúncias foram feitas por moradores, em relação à venda de máscaras e álcool em gel.

Pela manhã, os fiscais estiveram nos estabelecimentos para verificar as possíveis práticas irregulares. Até o momento, um supermercado e duas farmácias foram autuados para explicarem os preços cobrados. A fiscalização continua durante a tarde.

“Um processo administrativo está sendo aberto e as empresas terão o prazo de 15 dias para apresentar as notas fiscais, para que possamos fazer uma comparação da última compra que foi feita, com a penúltima. Nosso objetivo é saber se o aumento foi do fabricante ou se estão se aproveitando da pandemia”, explicou Márcio Lisboa, Secretário de Proteção e Defesa do Consumidor.

Canais de denúncia:

Telefone: (22) 2622-1417

E-mail: procon@arraial.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 97403-6274

ASCOM PMAC | PROCON

Iguaba Grande registra o primeiro caso confirmado de coronavírus .



Paciente não constava entre os casos suspeitos

A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande acaba de notificar o primeiro CASO CONFIRMADO de coronavírus no município, por vínculo-epidemiológico, após contato da Secretaria Estadual de Saúde. A paciente é uma mulher de 36 anos, moradora de Iguaba, que recebeu orientações da equipe epidemiológica e encontra-se em isolamento domiciliar em Rio das Ostras. A confirmação veio através do resultado positivo para coronavírus da mãe da paciente, uma senhora de 70 anos, moradora de Itaboraí, que esteve em contato com a filha em visita familiar no município de Rio das Ostras, e está internada no Rio de Janeiro. Com isso, Iguaba Grande passa a ter:

- 1 caso confirmado

- 6 casos suspeitos

- 4 casos descartados

Sobre os 6 CASOS SUSPEITOS a Secretaria de Saúde informa que continua aguardando o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ), que em recente comunicado informou não haver mais prazo para liberação devido ao aumento crescente dos casos suspeitos em todo o estado do Rio de Janeiro. No entanto, todos seguem em acompanhamento e apresentando melhora no estado de saúde.

OCORRÊNCIAS - Elementos são detidos no Cajueiro / Na Rasa, elementos com anotações são detidos mais uma vez.



GAT ABORDA SUSPEITOS COM DROGAS NO CAJUEIRO, NO PERÓ.

Uma denúncia levou a equipe do GAT, sob o comando do Tenente Diogo, até a Rua Abílio Gonçalves Pereira, no bairro Cajueiro, em Cabo Frio. No local, por volta das 16 horas, duas pessoas foram abordadas com  47 cápsulas de cocaína e 120 reais em espécie .  Quando seguiam para a delegacia, a guarnição passou na casa de um dos detidos onde foi apreendido também um revolver calibre 38 com munição. Ambos foram levados para a delegacia com o material apreendido.

NO BAIRRO DA RASA, DOIS ELEMENTOS SÃO DETIDOS COM DROGAS 

Na Rua 16, no bairro da Rasa, em Búzios, duas pessoas foram detidas acusadas de tráfico de drogas . Segundo a ocorrência, os suspeitos, ambos com 23 anos cada, foram avistados por uma guarnição quando estavam em patrulhamento. Os elementos jogaram uma sacola contendo 93 pinos de cocaína por cima do muro de uma residência. Um deles tem duas anotações por tráfico e o outro tem 03 anotações ( uma delas por homicídio ). 

Iguaba Grande decreta situação de emergência por conta do coronavírus.




A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande acaba de decretar situação de emergência no município em decorrência do novo coronavírus. A decisão, que já vinha sendo discutida durante o fim de semana, foi reforçada agora à noite após videoreunião do prefeito Vantoil Martins com o governador Wilson Witzel no fim da tarde desta segunda-feira (30). Todos as 92 Prefeituras do Rio de Janeiro foram convocadas. Na pauta, a implantação de uma ação coordenada para enfrentar o impacto das medidas restritivas de combate ao Covid-19.

“Tenho recomendado aos prefeitos que sigam os protocolos conforme o decreto que publiquei hoje e que prorroga medidas restritivas por mais 15 dias. Sei que há pressões de todos os lados, mas temos que ter sabedoria, paciência e persistência para buscar soluções” – afirmou o governador. O pedido acabou sendo atendido pelo prefeito de Iguaba Grande, que após a reunião assinou o quinto Decreto Municipal (Nº 1.892/2020 de 30 de março de 2020), que passa a valer a partir da meia-noite de hoje.

Além do recente Decreto do Governo do Estado, o novo documento de Iguaba Grande também leva em consideração a nota pública emitida no último dia 28 de março em conjunto pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, pela Procuradoria da República no Rio de Janeiro, e pela Defensoria Pública da União no Estado do Rio de Janeiro, cujo teor manifesta integral apoio às medidas de isolamento horizontal definidas “para proteger a vida como principal direito fundamental garantido na Constituição da República”.

No novo documento, o prefeito cria de forma oficial um Gabinete de Crise com participação de representantes de várias Secretarias Municipais. Também unifica diversos trechos das decisões anteriores e volta a determinar o fechamento de praticamente todo o comércio, que havia sido parcialmente liberado no Decreto Nº 1.891 de 26 de março. Somente estabelecimentos considerados essenciais podem funcionar como farmácias, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centro de abastecimento de alimentos, lojas de venda de alimentos para animais, distribuidora de gás, distribuidora de água mineral, padarias, postos de combustível, lojas de conveniência, lojas de produtos de limpeza, agências bancárias, casas lotéricas, clínicas, laboratórios e restaurantes, sendo que este último deve limitar a capacidade de lotação em 30%. Entregas em sistema delivery também continuam permitidas desde que a venda seja somente por telefone, aplicativo e internet.

A permanência de pessoas na orla da Laguna de Araruama e em praças públicas de Iguaba Grande está proibida “devendo os cidadãos saírem às ruas somente para atividades inadiáveis ligadas à alimentação, saúde e trabalho”. O Decreto traz ainda uma série de outras determinações, todas com validade pelos próximos 15 dias. 


Em Cabo Frio tem vacinação Drive Thru em Santo Antônio, no Novo Portinho e no Tangará.



A Prefeitura de Cabo Frio vai manter a estratégia de imunização contra a influenza, a gripe, ao longo de toda a semana. Os idosos receberão a vacina em casa, com a visita de agentes de saúde, ou no sistema drive trhu. A campanha destinada a esse público alvo segue até o dia 15 de abril.

Nesta segunda-feira (30), as equipes de imunização nas residências estarão nos bairros Guarani, Manoel Correa, Jardim Náutilus, Vila do Sol, Algodoal e Aquárius, no segundo distrito. As visitas ocorrem sempre de 9h às 16h e é necessário apresentar um documento de identificação para receber a dose.

Na terça-feira (31), o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Santo Antônio, no distrito de Tamoios, vai oferecer a vacinação no formato drive thru também das 9h as 16h. A fila de veículos será formada na orla. E o bairro Aquarius receberá as equipes de vacinação volante nas casas.

Na quarta-feira (1), o modelo drive thru, será no estacionamento do Shopping Park Lagos, no bairro Novo Portinho. A vacinação é feita sempre de 9h às 16h e é necessário apresentar um documento de identificação.

Na sexta-feira (3), a praça do bairro Tangará vai receber a vacinação também no esquema drive thru seguindo os mesmos critérios dos demais locais. Moradores dos bairros Boca do Mato, Monte Alegre, Porto do Carro, Caminho de Búzios e Vila do Ar, além do bairro Tangará, receberão visita dos agentes nas residências.

De acordo com a Coordenação de Imunização, 12 mil doses foram disponibilizadas e a expectativa é de que mais 5.900 sejam utilizadas nesta semana. Ainda segundo o setor, durante a ação, os agentes de saúde usaram equipamentos de proteção individual, como luvas e máscara, para aplicarem as doses.

Agendamento de vacinação

Pacientes acamados e que não possuem cadastro no sistema municipal de saúde poderão agendar visita de um agente de saúde e receber a dose em sua própria residência, sem necessidade de deslocamento. Basta entrar em contato pelo telefone (22) 2646-2506, de segunda a sexta-feira de 9h às 17h.

OCORRÊNCIAS E VÍDEOS - Homicídio no Tangará / Foragido da justiça é detido pelo GAT. / Drogas apreendidas em Búzios.



EM CEM BRAÇAS, PM APREENDE DROGAS.

 Na Rua Itajuru, no bairro Cem Braças, em Búzios, atendendo uma denúncia, a Pm encontrou 364 pinos de cocaína e 2kg de maconha. O GAT chegou até o endereço, que segundo a denúncia, era utilizado pelo tráfico de drogas, mas ninguém foi preso no local . Todo o material foi levado para a 127ª Dp.


NO BAIRRO MANOEL CORREA, UM ELEMENTO É DETIDO POR MANDADO DE PRISÃO.

Por volta das 20 horas desta segunda feira (30) a polícia militar cumpriu mandado de prisão na Rua Guianas, no bairro Manoel Correa, em Cabo Frio. O detido, Gabriel R. J. Lima (25), conhecido como "Gabriel GB", tinha dois mandado de prisão em um deles é acusado de crime de homicídio. Segundo a ocorrência o suspeito foi encontrado em uma quadra poliesportiva e levado para a 126ª Dp. Segundo a polícia, o detido é apontado como participante de trocas de tiros contra as operações de segurança.

NA NOITE DE SEGUNDA FEIRA (30), HOMEM É MORTO NO TANGARÁ.

A polícia militar registrou na noite de segunda feira (30) um homicídio na Rua Ayrton Senna, no bairro Tangará, em Cabo Frio. A vítima foi identificada como Paulo Sérgio de Souza Junior (21) atingido por disparos de arma de fogo. O corpo foi levado para o IML de Macaé e a ocorrência foi registrada na 126ª Dp. O setor de homicídio está investigando o caso e colhendo depoimentos. 






ARRAIAL DO CABO - Prefeito revoga o decreto e comércio permanece em quarentena.



A quarentena total volta ser instalada no município a partir desta segunda-feira (30) após estudos da Secretaria Estadual de Saúde identificarem que o pico da curva de contaminação acontecerá nos próximos 15 dias caso as medidas de redução do fluxo de pessoas não sejam respeitadas. A Secretaria de Segurança Pública fará rondas no município e vai notificar cada estabelecimento. O decreto será publicado ainda hoje. 

A Prefeitura de Arraial do Cabo vem acompanhando a situação da pandemia do coronavírus diariamente a fim de adotar as medidas necessárias para evitar que o surto chegue ao município, atualmente sem casos confirmados ou suspeitos. Na sexta-feira (27), foi publicado o decreto nº 3.058 que liberava parcialmente algumas atividades comerciais no município, levando em consideração que todas as medidas de prevenção adotadas surtiram efeito nos primeiros 15 dias. No entanto, na manhã de hoje (30), em conversa com o Governo do Estado, Renatinho Vianna revoga o decreto e novamente fecha os comércios não essenciais em todo o município.

São serviços essenciais que podem ficar abertos desde que sigam todas as orientações da OMS:

I – farmácias e drogarias;

II – supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centro de abastecimento de alimentos;

III – lojas de venda de alimentos para animais;

IV – distribuidora de gás; 

V – distribuidora de água mineral;

VI – padarias; 

VII – postos de combustível e suas lojas de conveniência;

VIII – lojas de material de construção;

XI – lojas de produtos de limpeza;

X – agências bancárias e lotéricas; 

A não observância das medidas tratadas no novo decreto sujeitarão o infrator penalidades como advertência, multa e suspensão do alvará de funcionamento.

Novamente a Prefeitura agradece o empenho de toda a população e dos profissionais dos serviços essenciais das repartições públicas e privadas na luta contra o coronavírus. A colaboração de todos é essencial para que Arraial do Cabo consiga passar por esse período difícil para todos com o menor impacto humano possível e, em breve, possa voltar a ser uma das cidades mais procuradas do Estado. A segurança de todos é nossa prioridade.

SÃO PEDRO DALDEIA - Confirmado o primeiro caso de Coronavírus.




A Prefeitura de São Pedro da Aldeia confirmou, na tarde  de segunda feira (30/03), o primeiro caso de Coronavírus no município. O paciente é um homem, de 57 anos, profissional da área de saúde. O quadro de saúde dele é estável e o mesmo se encontra em isolamento domiciliar, assim como todos os familiares que residem com ele. A Vigilância em Saúde do município realiza acompanhamento frequente do quadro do paciente.

segunda-feira, março 30, 2020

Casal de Colombianos, estava vivendo na Praia do Forte, dentro de uma van. Foi convidado a se retirar.





Equipe da ROMU abordou casal de Colombianos que estavam passando uns dias em Cabo Frio, no Canto do Forte, desrespeitando o decreto municipal e também Estadual, restringindo a entrada de estrangeiros por conta da pandemia do Coronavírus. 

A equipe  da CGM avistou a van com um cabeamento de energia elétrica ligado a uma casa.  Eles tinham uma cama de casal e outros utensílios como se fosse um trailer ou uma casa . 


"O casal de Colombianos estacionou ao lado de uma residência, pagou ao proprietário pela utilização da energia elétrica, esticaram os fios, colocaram lâmpadas, ventiladores e estavam vivendo ali.  Segundo eles, estavam de passagem pela cidade de Cabo Frio, pois estão viajando por todo o continente dirigindo. Nós os notificamos e os acompanhamos até a saída da cidade. Não aparentavam estar doentes, mas mesmo assim fizemos a retirada."  Informou o Secretário de Ordem Pública, Jorge Marge. 

O casal ao sair da Praia do Forte passou em um posto de combustível, abasteceu e foi embora.

Procon notifica agências bancárias em Cabo Frio.



A Coordenadoria-Geral de Defesa do Consumidor de Cabo Frio notificou na sexta-feira (27), todas as agências bancárias da cidade. O órgão determina que as calçadas sejam demarcadas com material lavável no espaçamento de 1,5 metro entre os clientes, que um funcionário supervisione de maneira constante a fila externa e que disponibilizem álcool em gel, sob pena de multa. A medida atende o Decreto Municipal que impõe regras de funcionamento para agências nesse período de contenção do coronavírus.

Os fiscais também vistoriam os estabelecimentos para verificar alta de preços. Somente nesta semana, 27 supermercados foram notificados. A ações têm como objetivo evitar práticas abusivas neste momento economicamente delicado para os consumidores. 

As operações têm como base o artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor, que trata do aumento de preços sem justa causa. 

Segundo a coordenadora da pasta, a advogada Mônica Bonioli, "os responsáveis pelos estabelecimentos explicaram que estão vendendo mais caro porque estão comprando com os valores mais elevados das fábricas e das distribuidoras. Estamos solicitando as notas fiscais das compras já que a alegação é que estão vendendo mais caro porque estão comprando mais caro", explicou.

O órgão enviou representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro e o Promotor confirmou instauração de procedimentos. Os responsáveis pelos supermercados devem apresentar defesa com notas fiscais de compra em até 10 dias. 

Na semana passada, o alvo da operação foram farmácias do primeiro e segundo distritos. Foram verificados preços de produtos de prevenção ao COVID-19, como máscaras, álcool gel e vitamina C. No total, foram 23 notificações emitidas, no entanto, a maioria das farmácias já comprovou que vendeu mais caro porque comprou mais caro das distribuidoras.

OCORRÊNCIAS - Tentativa de homicídio no Morro da Cabocla / Motoboy é roubado / Corpo encontrado em Botafogo



JOVEM É BALEADO NO MORRO DA CABOCLA 

Na Rua Tomé de Souza, no bairro Morro da Cabocla, em Arraial do Cabo, um jovem de 24 anos foi ferido por disparo de arma de fogo. A vítima foi socorrida por populares e devido o ferimento não foi possível conversar com a PM para informar o que teria gerado aquela violência.  A ocorrência foi registrada na 132ª Dp. 

POLÍCIA RECUPERA MOTO DE MOTOBOY, APÓS ROUBO EM SAQUAREMA

 Na noite de sábado (28) a polícia prendeu 03 elementos acusados de roubar a moto de um motoboy na cidade de Saquarema. Segundo informações, uma menina de apenas 11 anos ligou para uma farmácia pedindo medicamentos e então o entregador da drogaria foi até o endereço, mas quando chegou no local duas pessoas o abordaram com um facão anunciando o assalto . A Pm fez buscas e conseguiu prender L.S. de 21 anos e J.M.J. de 35 anos, recuperando a moto CB 300. A criança também foi apreendida na 124ª Dp. A ocorrência foi registrada na Rua Leopoldo Amorim, no bairro Asfalto Velho.

CORPO É ENCONTRADO EM BOTAFOGO. 

 Na manhã de domingo (29) a polícia militar encontrou o corpo de um homem ainda sem identificação. A vítima vestia uma camisa azul, short cinza, sandálias brancas e foi ferido com tiros na cabeça. O corpo foi removido para o IML da Estrada da Caveira, em Botafogo e a ocorrência foi registrada na 125ª Dp.

Prefeitura de Cabo Frio realiza Drive Thru em Santo Antônio nesta Terça Feira (31) - Veja a programação parcial desta semana.



Nesta segunda feira (30) a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio mantém a estratégia de vacinação nas casas alcançando pacientes idosos com idade acima de 60 anos . As equipes permanecem intensificando a vacinação nos bairros Guarani, Manoel Correa, Jardim Náutilus, Vila do Sol e Algodoal, assim como uma equipe continua a campanha no segundo distrito  de Cabo Frio vacinando pacientes no bairro Aquárius, de 09 às 16 horas.

Na terça feira (31) será repetida estratégia de vacinação no formato Drive Thru e desta vez será realizado em Santo Antônio, utilizando a estrutura do PAM. A fila de veículos será formada na extensão na orla, para evitar problemas no trânsito. As equipes de vacinação volante serão deslocadas para vacinação em residências no bairro Aquárius. 

Na quarta feira (01), a vacinação em formato Drive Thru será realizada no espaço do estacionamento do Shopping Parque lagos que ofereceu e as equipes estarão com a  campanha de vacinação volante ( de casa em casa) nos bairros Algodoal, Foguete e Braga . Sempre de 09 às 16 horas.

É importante que os pacientes estejam com documentos de identificação a mão para facilitar o cadastro na hora da vacina .

BOLETIM CORONAVÍRUS (28) - Cabo Frio tem 14 casos suspeitos . Um homem faleceu e exames foram solicitados.



A Secretaria de Saúde informa que até este sábado (28), foram registrados 22 casos suspeitos de coronavírus no município de Cabo Frio. Destes, oito já foram descartados e os demais aguardam resultado dos testes.

Um paciente com suspeita da doença veio a óbito neste sábado. O homem de 87 anos estava internado em um hospital particular da cidade. Possuía histórico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e foi internado com Pneumonia. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado do teste para Covid-19.

Os exames são feitos no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ) que é uma instituição pública de saúde sob gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro e vinculada tecnicamente à Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O LACEN-RJ integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, instituído pela Portaria MS nº 2031/2004, o qual se constitui em um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à Vigilância em Saúde – compreendendo a Vigilância Epidemiológica, Sanitária, em Saúde Ambiental e a Assistência Médica.

Alerta: Golpista se fazendo passar por agente da Vigilância Sanitária.



A Prefeitura de Búzios, através da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, vem alertar os comerciantes sobre denúncias de um suposto contato, por telefone ou aplicativo, onde criminosos se fazem passar por agentes públicos para extorquir dinheiro.

A Prefeitura de Búzios, através da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, vem alertar os comerciantes sobre denúncias de um suposto contato, por telefone ou aplicativo, onde criminosos se fazem passar por agentes públicos para extorquir dinheiro. Segundo relatos, um indivíduo se passando por fiscal, pede que seja depositada uma soma, para evitar que o estabelecimento seja interditado.


Estas ligações e mensagens não são provenientes de nossos agentes da Vigilância Sanitária. A prefeitura orienta os donos de comércio a sempre pedirem os documentos de identificação de qualquer pessoa que se apresente como agente público, lembrando aos comerciantes que fiquem atentos e denunciem qualquer tentativa de golpe.

Prefeito de Arraial do Cabo assina decreto para reabertura do comércio, a partir desta segunda feira (30).



De acordo com o documento, os estabelecimentos ainda devem adotar formas de prevenção, abrir em horário reduzido e evitar principalmente aglomeração de pessoas.

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, assinou, nesta sexta-feira (27), um decreto que libera a reabertura do comércio na cidade. De acordo com o documento, os estabelecimentos ainda devem adotar formas de prevenção, cumprir os horários determinados e principalmente evitar a aglomeração de pessoas. O comércio estava fechado desde a sexta-feira (20). Esta foi uma das medidas emergenciais adotadas por meio de decreto, como forma de prevenção ao coronavírus.

Confira abaixo todas as determinações do novo decreto:

Art. 1º Fica autorizado durante a vigência das medidas restritivas tomadas em decorrência da pandemia do coronavírus, o funcionamento de supermercados, mercados, hortifrutigranjeiros, açougues, aviários e hipermercados; lojas de material de construção, farmácias e drogarias; postos de combustível, inclusive lojas de conveniência; distribuidoras de água mineral; lojas de venda de alimentos para animais, padarias, lanchonetes e restaurantes, nas seguintes condições:

I – estabelecimentos comerciais de atendimento diurno poderão manter suas atividades das 8h às 14h,

II – estabelecimentos comerciais que se destinem ao atendimento noturno poderão funcionar das 18h às 23h.

III – postos de gasolina e suas lojas de conveniência poderão funcionar das 8h às 20h.

Parágrafo único. Ficam mantidas as atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como à realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros meios similares e aos serviços de entrega de mercadorias em domicílio (delivery).

Art. 2º Os estabelecimentos comerciais elencados no caput do artigo anterior deverão funcionar com redução de pessoal, permitindo o acesso do público ao seu interior a apenas 02 (dois) clientes por vez, devendo demarcar suas filas, limitando a aproximação entre os clientes em distância não inferior a 1 (um) metro, que deverá ser fiscalizada por funcionário munido de identificação e trajando máscara e luvas de proteção.

Art. 3º A não observância das medidas tratadas neste Decreto sujeitará o infrator a:

I – advertência;

II – multa,

III – suspensão do alvará de funcionamento.


É importante lembrar que, para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social que foi recomendado por meio de decretos do governo do estado e da prefeitura, continua valendo. O acesso as praias continua interditado e a entrada de turistas na cidade ainda não é permitido. As atividades turísticas também estão suspensas.

“As medidas preventivas foram de extrema importância para o nosso município, tendo em vista que nenhum caso da COVID-19 foi registrado na cidade. Isso nos permite tomar essas medidas econômicas com segurança, mesmo que seja para funcionamento em horário reduzido. Estamos no caminho certo na luta contra essa doença e logo poderemos respirar com tranquilidade, sempre pensando na população em primeiro lugar” - reforçou o Prefeito Renatinho Vianna.

Boletim coronavírus (29/03): 17 óbitos e 600 casos confirmados no Estado do Rio de Janeiro.



A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até este domingo (29/03), 600 casos confirmados e 17 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 516
Niterói – 39
Volta Redonda – 11
São Gonçalo – 6
Duque de Caxias – 5
Petrópolis – 4
Itaboraí – 3
Nova Iguaçu – 3
Belford Roxo – 2
Rio das Ostras – 2
Barra Mansa – 1
Campos dos Goytacazes – 1
Guapimirim – 1
Mangaratiba – 1 
Maricá – 1
Miguel Pereira – 1
Resende – 1
Seropédica – 1
Valença – 1

A SES confirma neste domingo (29) mais quatro óbitos por coronavírus no estado, totalizando 17. As vítimas são três homens de 64, 72 e 86 anos; e uma mulher de 78 anos. Todos eram residentes da cidade do Rio. A SES informa ainda que há outros 47 óbitos em investigação.

Todos os 11 homens e 6 mulheres vítimas de coronavírus confirmados no estado do Rio de Janeiro eram idosos ou apresentavam comorbidades, sendo classificados como grupo de risco para a Covid-19. Os óbitos foram registrados nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 13 (cinco mulheres e oito homens)
Miguel Pereira – 1 (mulher)
Niterói – 1 (homem)
Petrópolis – 1 (homem)
Volta Redonda – 1 (homem)

Medidas de prevenção
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Utilizar álcool em gel nas mãos;
- Evitar tocar o rosto.

Dúvidas
Para mais informações, ligue gratuitamente para o número 160 ou acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirus.rj.gov.br.

OCORRÊNCIAS - Homem é morto a tiros no HGAC / Mulher é esfaqueada no Jardim Esperança/ Homem é morto dentro de casa



CRIMINOSOS INVADIRAM O HGAC E EXECUTARAM UM HOMEM.
A polícia civil está investigando um homicídio praticado no interior do Hospital Geral de Arraial do Cabo  que fica na Avenida Getúlio Vargas, Canaã, no sábado (28). Segundo informações, dois elementos encapuzados invadiram o local e foram na direção de Lucas Rangel (24). A vítima foi atingida na cabeça por 03 disparos de arma de fogo, logo em seguida os assassinos fugiram . Houve pânico na unidade. A perícia esteve no local e o registro foi feito na 132ª Dp. O corpo foi levado para o IML de Macaé. A segurança foi reforçada no Hospital e os funcionários ficaram em choque com a violência. 

MULHER É ENCONTRADA COM FERIMENTOS DE FACA, NO JARDIM ESPERANÇA.

A Pm foi chamada por seguranças do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, Cabo Frio, na noite de sábado (28) depois que uma mulher foi encontrada nas proximidades da unidade ferida. Ela foi esfaqueada várias vezes. A vítima, D. M. S. de 30 anos, foi socorrida em estado grave e por isso não conseguiu informar quem foi o autor da tentativa de homicídio. Ela foi levada para o Hospital Central de Emergências, em São Cristovão. A ocorrência foi registrada na 126ª Dp. 

EM ARARUAMA, HOMEM É MORTO .

Na madrugada de domingo (29) um homem foi morto na cidade de Araruama. A vítima foi identificada como Ronaldo Machado (24) . Ele foi encontrado em casa, na Rua das Andorinhas, bairro Parati, em Araruama, caído em sua cozinha sem vida, após ser atingido por disparos de arma de fogo. Segundo a ocorrência, testemunhas informaram que 03 elementos encapuzados invadiram a residência e assassinaram o jovem . O corpo foi levado para o IML e a ocorrência foi registrada na 118ª Dp. Por enquanto não há informações sobre o motivo desta violência. 

NOTA OFICIAL - Prefeito de São Pedro é internado com pneumonia e faz teste para Covid-19.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, prezando pela transparência, vem a público informar que o prefeito Cláudio Chumbinho encontra-se bem de saúde e esclarece fatos do atendimento médico que lhe foi prestado na tarde do último sábado (28).

O prefeito sentiu um mal-estar, falta de ar, pressão alta e foi atendido na Clinerp, sendo diagnosticado inicialmente com pneumonia. Por precaução e devido à pandemia mundial do coronavírus, o hospital decidiu mantê-lo internado para a realização de exames, entre eles, para COVID-19, conforme protocolo.

De acordo com o boletim médico de hoje, domingo (29), o prefeito passa bem e aguarda o resultado dos exames realizados. Assim que houver novas informações, serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

CABO FRIO - Ordem Pública multa mais um estabelecimento por descumprimento de decreto



Agentes da Secretaria de Ordem Pública aplicaram multa nesta sexta-feira (27), em mais um estabelecimento comercial por descumprir restrição de atendimento presencial, editadas em decreto pela Prefeitura de Cabo Frio. Apenas serviços essenciais listados no documento estão autorizados a funcionar. As vendas ocorriam na calçada com a porta da loja entreaberta.

Após denúncia, agentes estiveram no local e aplicaram multa no valor de um salário mínimo. Outro comércio foi multado no mesmo valor na quarta-feira (25). A norma é regulamentada pelo Decreto 6.214/2020 que estabelece medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19). As duas lojas multadas estão localizadas no Centro. 

A norma é regulamentada pelo Decreto 6.214/2020 que estabelece medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19)

Segundo o secretário da pasta, Leandro dos Santos, a fiscalização é feita em todo município e no distrito de Tamoios. Foram emitidas 344 notificações desde que a medida entrou em vigor. 

“Havendo reincidência a multa será dobrada, o estabelecimento lacrado e abertura de processo administrativo com possibilidade de suspensão da licença”, explicou Leandro.

Além dos fiscais da Ordem Pública, participaram das ações os agentes da Secretaria de Segurança e da Guarda Civil Municipal.

Conforme decreto, só podem funcionar com rígida atenção às medidas de prevenção: farmácias; hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de venda de alimentação para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; padarias; postos de combustível.
Estes estabelecimentos devem intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel aos clientes; divulgar informações acerca da Covid-19 e das medidas de prevenção. O decreto pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/3abFBkp.2019)

domingo, março 29, 2020

Coronavírus: Inadimplência do crediário aumenta 25% após o início da pandemia no Brasil



Os impactos da menor circulação de pessoas em alguns estados do País, devido aos efeitos da pandemia COVID-19, já começam a ser refletidos no varejo nacional. Levantamento junto a mais de 1.000 lojas parceiras do Meu Crediário - sistema de análise de crédito e cobrança que atende diversos segmentos varejistas - aponta que a inadimplência dos clientes aumentou em 25% no mês de março (até 23/03) em comparação ao mesmo período de 2019.

De acordo com Jeison Schneider, cofundador do Meu Crediário, a tendência é que até o final do mês a inadimplência cresça ainda mais, haja visto que inúmeras lojas estão proibidas de abrirem as portas pelas autoridades públicas em diversos estados do País. “Infelizmente, a situação tende a ficar bem complicada nos próximos meses. Os lojistas com o caixa mais elevado conseguem até superar as perdas por dois ou três meses, mas para quem já está com dificuldade a dica é renegociar pagamentos com fornecedores e buscar empréstimos com taxas adequadas”, afirma.

Schneider esclarece ainda que para tentar receber o pagamento de parte da carteira, algumas lojas já começam a enviar SMS aos clientes, informando que a parcela deste mês pode ser liquidada por meio de boleto bancário, após a emissão no site. “Sem dúvida, essa estratégia pode ajudar algumas redes varejistas”, revela. Já as marcas que não conseguirem executar esse plano, o empreendedor sugere que abram mão do valor de juros de multa e mora para clientes em atraso quando a rotina dos brasileiros voltar a normalidade, uma vez que a fidelização é mais importante no contexto atual. “Após o isolamento social vale prestigiar o consumidor com esse benefício, até para incentivar novas compras e na medida do possível auxiliar a retomada da economia”, explica.

Consultas

Outro impacto aferido pela empresa envolve a queda de 58% no número de consultas de CPFs na semana passada (16 a 21 de março) em relação a anterior (09 a 14 de março). Segundo o empreendedor, esse é um indicador forte da desaceleração das lojas físicas do varejo nacional. “Mesmo nos estados que ainda mantém as lojas abertas, já se vê que os consumidores estão evitando aglomerações e alguns cortam a intenção de compra até mesmo pelo receio de não conseguir honrar os compromissos financeiros no futuro”, avalia.

Diante desse cenário de paralisia total, o cofundador do Meu Crediário acredita que é o momento dos lojistas refazerem o planejamento orçamentário do ano, considerando a desaceleração nas vendas e nos recebíveis. “A inadimplência deve retornar aos níveis pré coronavírus somente em 2021. Isso acontece porque muitos clientes ficarão endividados, outros terão redução de salário e alguns tendem a perder seus empregos. O lojista agora precisa acionar as lições de crises passadas, principalmente de 2008/2009 e 2015/2016. Ou seja, é gerar caixa para ao menos manter o negócio no mercado”, conclui.

Sobre o Meu Crediário

Lançado em 2016, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, vestuários, óticas, etc. Para isso, a empresa dispõe de um poderoso sistema de análise de crédito, que conta também com a automatização de cobranças e a negativação de devedores. O objetivo é para facilitar a gestão, reduzir o risco e aumentar a rentabilidade dos lojistas no crediário próprio. Mais informações em http://meucrediario.com.br

Equipe da 126ª Dp localiza e prende elemento foragido do sistema prisional, neste sábado (28).



Policiais Civis  da 126ª DP, coordenados pelo Delegado Titular, Dr. Sérgio Caudas, no sábado (28), após investigações e cruzamento de informações de relatórios de Inteligência, conseguiram capturar G.L.M.S., condenado evadido do sistema penitenciário.

Foram feitas buscas por vários locais  e então conseguiram deter o nacional na residência de sua namorada, na Rua Expedicionários da Pátria, em São Cristóvão, Cabo Frio.

Diante dos fatos, o detido foi conduzido à 126ª DP, onde foi cumprido o Mandado de Prisão condenatória.


sexta-feira, março 27, 2020

Arraial vai transmitir Aulão de Ginástica on line.



Com o objetivo de manter a população em atividade durante o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus , a Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizará, a partir da semana que vem, aulas de ginástica ao vivo na página oficial do órgão municipal.

A ação, além de despertar o interesse dos munícipes pela prática de exercícios físicos, também busca garantir o entretenimento e atividade corporal mesmo nos dias de quarentena.

Confira o quadro de horários abaixo:

SEGUNDA, QUARTA E SEXTA

9H – Alongamento

9H30 – Aula de Ginástica Localizada

17H – Alongamento

17H30 – Aula de Ginástica Localizada

Ficar em casa é um ato de respeito à vida. Previna-se contra o COVID-19 e zele pelos que você ama!

ATENÇÃO, SÃO AGENTES DE SAÚDE - Hospital de Tamoios recebe desinfecção para combater o COVID-19.

Os agentes estão realizando ações em várias partes da cidade . Algumas pessoas estão divulgando que trata se de médicos em unidades de saúde, se protegendo contra a Covid 19, mas na verdade são Agentes da Saúde Coletiva e não médicos. É um trabalho de limpeza de combate ao Coronavírus.

A Prefeitura de Cabo Frio adota medidas estratégicas e preventivas para combater o coronavírus. Na terça-feira (25), equipes da Saúde Coletiva com o auxílio de pulverizador costal fizeram a desinfecção completa do Hospital de Tamoios, onde também funciona, temporariamente, a UPA do segundo distrito.

A limpeza foi feita nas calçadas do prédio, paredes externas e internas, portas, maçanetas, cadeiras, corrimãos, recepção e todos os locais de circulação. A ação foi rápida e o atendimento na unidade não foi prejudicado. 

Além do Hospital, os agentes também fizeram a limpeza de pontos de ônibus, calçadas de igrejas e um banco no segundo distrito. É utilizada uma solução com hipoclorito a 1%.


A Cortina de Desinfecção tem como objetivo é limpar as áreas comuns e de grande fluxo de pessoas para evitar a proliferação do COVID-19

OCORRÊNCIAS - Duas pessoas detidas na Praia do Siqueira / Homem é detido no Manoel Correa / Troca de tiros e dois presos no Porto do Carro.



DUAS PESSOAS SÃO DETIDAS NA PRAIA DO SIQUEIRA POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE DE ARMA.

 A polícia militar recebeu uma denúncia informando que um elemento estava fazendo a distribuição de drogas na região da Praia do Siqueira, em Cabo Frio então uma equipe foi para o local e chegou a avistar o suspeito denunciado . Segundo a ocorrência o elemento entrou em fuga, mas um segundo suspeito foi abordado no mesmo lugar e com ele foi encontrado 997 pinos de cocaína, 145 trouxinhas de maconha e 500 reais em espécie. Ao entrar na casa, na Rua Alcir Jorge da Veiga, um outro suspeito foi localizado e com ele foi apreendido uma pistola calibre 9 mm. Os dois suspeitos foram levados para a delegacia onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um deles será levado para uma instituição de menores infratores e o outro para um presídio no Rio de Janeiro.

JOVEM DETIDO SUSPEITO DE TRÁFICO, NA PRAIA DO SIQUEIRA .

Na Rua Lucio Gonçalves Trindade, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, um jovem de apenas 19 anos foi detido suspeito de tráfico de drogas . Segundo a ocorrência, ele foi avistado e tentou fugi, mas a guarnição agiu depressa e conseguiu prendê lo com 108 pinos de cocaína. A ocorrência foi registrada na 126ª Dp. 

NO MANOEL CORREA, UM HOMEM É PRESO SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS 

Em patrulhamento, uma guarnição da Pm avistou um homem, D. de 29 anos, que foi abordado na Rua Panamá esquina com Rua 12 no Manoel Correa, em Cabo Frio, por volta das 17 horas. Com ele foi apreendido 270 pinos de cocaína, rádio transmissor e 50 reais . A ocorrência foi registrada na 126ª Dp. 

SUSPEITOS COM ANOTAÇÕES CRIMINAIS SÃO DETIDOS POR TRÁFICO DE DROGAS NO PORTO DO CARRO.

 Denúncia levou a Pm até o Beco do Açougue, no Porto do Carro, em Cabo Frio. A equipe abordou dois elementos, R. de 30 anos e N. de 37 anos, após troca de tiros. Segundo a ocorrência, ambos confessaram fazer parte do tráfico de drogas e foram detidos com 27 pinos de cocaína, 69 trouxinhas de maconha, 02 vidros de lança perfume, 41 pedras de crack e carregador para rádio. A ocorrência foi registrada na 126ª Dp. 


BOLETIM CORONAVÍRUS (26) - Cabo Frio não tem caso confirmado de Coronavírus. Existem 13 casos suspeitos da doença.



A Secretaria de Saúde informa que até esta quinta-feira (26), foram registrados 21 casos suspeitos de coronavírus no município de Cabo Frio. Destes, oito já foram descartados e os demais aguardam resultado dos testes.

Os exames são feitos no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ) que é uma instituição pública de saúde sob gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro e vinculada tecnicamente à Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O LACEN-RJ integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, instituído pela Portaria MS nº 2031/2004, o qual se constitui em um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à Vigilância em Saúde – compreendendo a Vigilância Epidemiológica, Sanitária, em Saúde Ambiental e a Assistência Médica.

quinta-feira, março 26, 2020

Homem de 62 anos é morto a tiros dentro de um bar, na Flexeira, em São Pedro da Aldeia.



Na noite desta quarta feira (25) a polícia foi chamada até a Rua Espírito Santo, no bairro Flexeira, em São Pedro da Aldeia, onde aconteceu um homicídio . A vítima é um homem de 62 anos atingido por disparos de arma de fogo. O corpo de bombeiros chegou a ser chamado, mas a vítima já estava em óbito. No local foram recolhidas cápsulas de pistola. O corpo foi levado para o IML de Macaé e a ocorrência registrada na 125ª Dp. 

SÃO PEDRO - Vacinação contra gripe em idosos acima de 80 anos começa nesta quinta-feira (26).



Seguindo a nova estratégia estadual de vacinação contra a Influenza, São Pedro da Aldeia vai iniciar, nesta quinta-feira (26), a vacinação de idosos acima de 80 anos. Além da imunização nas unidades de saúde, equipes de apoio irão vacinar os idosos de forma residencial. Os moradores que estejam dentro do público-alvo de idosos, e que não sejam cadastrados em suas unidades de saúde, podem entrar em contato com os números 2627-6687 e 2621-0128 para fornecer informações sobre os idosos presentes nas residências. Além dos contatos telefônicos, a Secretaria de Saúde também disponibilizou um formulário on-line para esse cadastro: https://forms.gle/59xKchdiYijCtbsQ9. Após a população acima de 80 anos, será a vez dos moradores entre 70 e 79 anos.

Para os idosos que precisam realizar o cadastro, é necessário informar nome, idade, endereço completo, cartão do SUS e um número de contato. Qualquer parente ou pessoa que dividir um domicílio com um idoso pode cadastrar o morador. O número de cartão do SUS não é obrigatório.

“A nossa vacinação seguirá a estratégia definida pelo Estado, vamos iniciar a imunização de idosos acima de 80 anos e seguir as demais faixas etárias. A vacina estará nos postos e será disponibilizada de forma residencial, vamos imunizar quem já está cadastrado nos postos e quem não está pode entrar em contato pelos canais disponibilizados. Pedimos calma à população, o período de vacinação é longo e os idosos são grupo prioritário, logo serão imunizados até o fim do prazo destinado”, destacou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. Ainda de acordo com o órgão federal, a priorização dos idosos nessa primeira etapa é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça e orienta que, mediante a esse cenário de combate ao coronavírus, quem precisar procurar as unidades de saúde não deve se aglomerar, respeitando o distanciamento seguro entre as pessoas.

--