Tributo do Amor

segunda-feira, abril 30, 2018

Coordenadoria da Mulher, em Cabo Frio, faz alerta sobre assédio sexual.

Todos os dias mulheres são assediadas sexualmente em vários locais, sejam públicos ou privados. E esse assédio não é só no ambiente de trabalho. Segundo pesquisa nacional do instituto Datafolha, divulgado no início do ano, quatro em cada 10 mulheres brasileiras (42%) relatam já ter sofrido assédio sexual. De acordo com o artigo 216 A do Código Penal Brasileiro, constranger alguém com intuito de levar vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua forma de superior hierárquico, ou ascendência inerentes a exercício de emprego, cargo ou função, é crime com pena de um a dois anos de cadeia. Por isso a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (COGEDIM) de Cabo Frio faz um alerta de como proceder diante de situações como essas.

“O primeiro passo é procurar a Delegacia da Mulher, ou a Coordenadoria da Mulher”, explica a coordenadora Tereza Tenan, lembrando que todo o atendimento é sigiloso, e os casos são diferentes. “Quando a mulher nos procura e relata o fato, fazemos o encaminhamento para a Delegacia Estadual de Atendimento à Mulher (Deam). Também oferecemos atendimento continuado através de uma equipe multidisciplinar, caso elas necessitem e desejem. Ouvindo a história dela poderemos definir qual tipo de ação tomar porque, às vezes, ela não quer fazer registro de ocorrência: está só buscando tratamento psicológico para se fortalecer e sair da situação. No entanto, elas não devem silenciar, pois o silêncio só contribui com para a impunidade”, alertou Tereza.

Ainda segundo a coordenadora, a mulher que sofre assédio sexual fica muito abalada e tem medo de perder seus vínculos. “Quando o assédio é cometido por uma pessoa que é do seu círculo de trabalho ou familiar, é muito mais doloroso. Mas é importante que ela saiba que não está sozinha: nós, da Coordenadoria da Mulher, estamos aqui para recebê-la, ouvi-la e ajudá-la”, completou Tereza Tenan.
Diferente do que a maioria das mulheres pensa, Tereza esclarece que nem sempre o assédio sexual é caracterizado por contato físico. O constrangimento com o objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual pode ser realizado verbalmente, por escrito ou gestos, mesmo sem violência ou grave ameaça. Dados revelam o assobio é o tipo mais comum de assédio no Brasil, seguido por olhares insistentes, comentários de cunho sexual e xingamentos. Estudos também mostram que um terço das mulheres vítimas desse tipo de crime são assediadas na rua e um quinto no transporte público. O trabalho é citado por 15%, a escola ou faculdade, por 10%, e a violência em casa, por 6%.

Para quem quer buscar apoio ou tirar dúvidas, a Coordenadoria da Mulher de Cabo Frio fica na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga (prédio da antiga Prefeitura). O atendimento também pode ser feito pelo telefone 180. A equipe multidisciplinar atende de segunda à sexta, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. E-mail: cgdmulhercf@gmail.com ou ceamulhercf@gmail.com

Polícia Civil, em Araruama, conseguiu prender a mulher envolvida no homicídio do Policial Militar em Iguaba Grande.

Cabo De Moura tinha 33 anos, era casado e a mulher está grávida. Ele trabalhava há 8 anos na Pm.


Ana Paula, conhecida como a"tia",  estava no cartaz de procurados da Polícia Civil. Ela foi encontrada com os cabelos loiros.


Polícia Civil prendeu em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta segunda-feira (30) uma mulher acusada de mandar matar o cabo da PM Antônio Carlos Oliveira de Moura, o Cabo De Moura do BPRV. A detida foi identificada como Ana Paula de Azevedo Souza e teve a prisão temporária decretada pela justiça. Um homem, que também teve a prisão decretada, continua foragido.


A mulher foi presa pelos agentes da 119ª Delegacia de Polícia Civil, em Iguaba Grande, e levada para a 118ª DP, em Araruama. 
O outro elemento ainda está sendo procurado e a polícia pede a colaboração dos cidadãos com informações que levem a prisão do suspeito.

Suspeito de cometer roubos no Rio tentou se esconder em Unamar e foi preso pela Civil, em Cabo Frio.



Policiais da 126ª DP (Cabo Frio) prenderam, na quinta-feira (26/04), Emerson da Mota Dutra, de 22 anos, no distrito de Unamar, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Contra ele havia mandado de prisão expedido pela 35ª Vara Criminal da Capital, em 12/03/2018, pelo cometimento do crime de roubo majorado e corrupção de menores.

Em janeiro de 2018, Emerson Dutra, juntamente com outros dois adolescentes, roubou um táxi no bairro de Santa Tereza, no Centro do Rio, subtraindo ainda dinheiro e os demais pertences do taxista. 

De acordo com os agentes, Emerson e seus comparsas foram para o bairro de Icaraí, em Niterói e efetuaram diversos roubos a pedestres, oportunidade em que acabaram presos em flagrante por policiais militares. Em 02/03/2018 ele ganhou a liberdade provisória e foi morar em Cabo Frio, onde foi preso.

Escolas de Cabo Frio participam da eleição do Parlamento Juvenil.



Na manhã de sexta-feira (27) foi movimentada nas escolas municipais Professor Edilson Duarte, Luís Lindenberg e no Colégio Rui Barbosa, em Cabo Frio. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os princípios da democracia ao escolher seus representantes para o projeto Parlamento Juvenil, da Câmara Municipal de Cabo Frio. Nas três escolas, o número de candidatos inscritos foi maior do que o número de vagas disponíveis e a escolha dos representantes da unidade ficou nas mãos dos próprios colegas.

Aluna do Edilson Duarte, Dayene da Silva, de 16 anos, aguardava na fila sua vez de votar. Apesar de não ser muito ligada em política, considera esse momento muito importante para a escola, pois acredita que a mobilização dos estudantes faz diferença no dia a dia da escola. Para ela, questões como apoio ao esporte, direito das mulheres e ações contra o racismo e discriminação devem fazer parte da pauta política. O colega Thiago Sadorido, 14, também aprovou a iniciativa. Ele conta que nunca tinha visto um projeto com esse enfoque e acredita que os colegas possam trazer melhorias para a comunidade estudantil. “No mundo político, o que mais admiro são as promessas que podem ser cumpridas”, destaca.

Entre os candidatos do Edilson estão Renan da Silva e Letícia Galindo, ambos de 14 anos. Renan diz que se sente preparado para representar a escola e é bastante esforçado. A liberação de wi-fi nas salas de aula para uso pedagógico é uma das suas metas, pois acredita que possa ser útil para ampliar as pesquisas. Já o foco de Letícia está na reabertura do laboratório de ciências e na disponibilidade de um instrutor no laboratório de informática. A adolescente conta que sempre gostou muito de ler sobre política e que o projeto ajuda no amadurecimento. “Nós somos jovens e temos que nos interessar por política. Saber como as leis são feitas e sua finalidade é muito importante”, destaca, citando que está gostando da oportunidade de fazer parte do projeto.

“A responsabilidade da escolha de um representante é muito grande. O projeto auxilia nesse processo de instruir os jovens, que daqui a pouco serão eleitores reais, a refletir sobre como uma ação de governo e as políticas públicas interferem no cotidiano das pessoas”, destaca a diretora da escola Edilson Duarte, Palmira Domingues. Durante a semana, os candidatos apresentaram suas propostas aos colegas, com o objetivo de conquistar não apenas o voto, mas a adesão ao projeto, uma vez que a participação é voluntária.

A coordenadora do Parlamento Juvenil, Bruna Knauft Teixeira, reconhece a importância das parcerias para o sucesso do projeto, que teve um número significativo de candidatos inscritos e votantes. “Ficamos surpresos com a mobilização e organização das escolas. Além da adesão, destaco o entendimento da proposta por parte da comunidade estudantil. Isso não seria possível sem o apoio das equipes diretivas”, ressalta. Essa edição também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência da Juventude.

O projeto Parlamento Juvenil é reconhecido nacionalmente como uma experiência de sucesso em educação cívica e já está na sua segunda edição. Os parlamentares juvenis, após eleitos, devem assistir no mínimo duas sessões da Câmara Legislativa antes de serem diplomados, além de participarem dos cursos de capacitação para exercício do mandato. A posse será realizada no dia 9 de maio, em sessão solene na Câmara Municipal de Cabo Frio, e as atividades seguem até o dia 28 de novembro.

A rede municipal de Cabo Frio possui sete unidades escolares representadas no Parlamento, que conta com 17 parlamentares juvenis, sendo um representante da Apae e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública

Jovem é detido com drogas em Praia Linda, São Pedro. Estava em liberdade há 15 dias.

A polícia militar fazia patrulhamento no bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, quando avistou um jovem andando de bicicleta. Segundo a ocorrência, o jovem ao perceber a aproximação da viatura retornou, de modo suspeito, com a bicicleta, entrando em fuga. Ele jogou uma sacola por cima do muro de um terreno baldio e foi detido . Na sacola foi encontrado 33 cápsulas de cocaína e 14 reais em espécie. O jovem confessou e informou o local onde tinha adquirido o entorpecente. Ele foi levado para a delegacia e autuado pelo crime de tráfico de drogas. O detido tem 17 anos e segundo a polícia o jovem estava em liberdade há cerca de 15 dias. Ele já respondeu por tráfico de drogas. 

Prefeitura de Cabo Frio participa de evento de Acessibilidade e Meio Ambiente





O primeiro aniversário da Somar Turismo Adaptado, ONG que participa ativamente da busca pela certificação da Praia do Peró no Programa Bandeira Azul, contou com apoio de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, na manhã deste sábado, 28, no Canto do Forte. O ponto alto do evento foi a soltura de um espécime jovem de tartaruga verde, resgatado e recuperado pelo CTA Meio Ambiente no Hospital de Animais Marinhos de Praia Seca.

A Guarda Marítima e Ambiental, a Comsercaf e a Secretaria de Educação comandaram a parte institucional, com recolhimento de lixo, micro lixo e conscientização do público presente acerca da importância da preservação do meio ambiente.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta a união de vários órgãos municipais é a demonstração clara de que a prefeitura de Cabo Frio não mede esforços para a preservação ambiental.

“Pudemos observar que basta que se mostre o trabalho a ser feito que a participação de todos é efetiva. A Comsercaf e a Secretaria de Educação mostraram que fazem um trabalho sério e responsável e que podemos contar com todos na hora de cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Já Paloma Arias e Fabíola Faggion, representantes da SOMAR, agradeceram a participação e o apoio da Prefeitura na luta por maior acessibilidade turística.

“Foi muito gratificante ver o engajamento da Prefeitura em nosso projeto. Estamos em Cabo Frio porque acreditamos que o Turismo deve ser para todos. Comemoramos um ano de muitos desafios e de muitas vitórias. Comemoramos nosso aniversário com um mutirão de limpeza porque a Praia do Forte, o cantinho de São Mateus é nosso lugar de trabalho”, agradeceu Paloma Arias.

Agentes da Guarda Municipal apreendem drogas no Morro da Guia, em Cabo Frio.

Agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio apreenderam, nesta sexta-feira (27), cerca de 1,4 quilo de maconha. A droga estava embalada em dois tabletes escondidos próximo a uma caixa d’água do Morro da Guia, um dos principais cartões postais da cidade, localizado no Centro. A ocorrência foi registrada na 126ª Delegacia de Cabo Frio.

De acordo com registros, por volta das 9h45 da manhã a guarda foi acionada para verificar a atuação de três indivíduos “em atitude suspeita” descendo o Morro da Guia em direção à mata. Um deles aparentava ter um volume escondido debaixo da camisa.

“Imediatamente a equipe percorreu o mesmo caminho, chegando numa caixa d’água entre o Morro da Guia e o prédio da Secretaria de Educação, onde encontraram uma sacola plástica com dois tabletes de maconha, cada um com cerca de 700 gramas”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Isaías Brandão, lembrando que ninguém foi preso. Participaram da ocorrência os guardas Enzo, Fábio, Jaide, Wagner Ferreira, Terra, De Melo e Amparo.

Esta não é a primeira vez que a Guarda Municipal de Cabo Frio faz apreensão de drogas na cidade. No carnaval, a corporação atuou em várias ocorrências junto com a Polícia Militar, resultando na apreensão total de três quilos de drogas.

Pm é sequestrado e morto em Iguaba Grande. Polícia pede ajuda para encontrar suspeitos. Recompensa é oferecida.




O portal dos Procurados divulgou nesta segunda feira (30) um cartaz com uma recompensa de R$ 5 mil por informações que levem a prisão de Paula de Azevedo Souza, também conhecia como "a Tia" e Luiz Fernando Souza da Silva, vulgo o "Sombra ou "Vela". Segundo a polícia, ambos são os principais suspeitos da morte de um policial Militar  Antônio Carlos Oliveira de Moura (35 anos ). O crime aconteceu no sábado (28), em Iguaba Grande .

A foto do  cabo PM Antônio Carlos está num cartaz junto com outro policial que foi morto em Jacarepaguá . O Sargento Carlos Eduardo foi morto em Praça Seca.

O Pm trabalhava no BPRV e foi executado pelos criminosos depois de ter sido sequestrado. Segundo informações, a vítima estava junto com familiares em uma residência na Rua Alameda 28 de Setembro, no bairro Iguabinha, em Araruama,  quando os criminosos chegaram e renderam a todos. O policial foi levado pelos assassinos e colocado no porta malas do automóvel Punto que foi localizado horas depois numa Fazenda da Estrada da Pedreira, em Iguaba Grande, totalmente destruído pelo fogo. O corpo do policial foi encontrado ha cerca de 500 metros do local, com várias perfurações feitas por arma de fogo. 

Neste domingo (29) policiais decretaram a prisão dos suspeitos. As investigações continuam . Quem tiver informações a respeito da localização dos suspeitos pode entrar em contato através dos telefones (21) 98849 6099 ou (21) 2253 1177. 

O 25ºBPM reforçou o policiamento nas duas cidades . 

Prefeitura de São Pedro da Aldeia disponibiliza serviço de alvará online pelo Regin.



O serviço de emissão do alvará online em São Pedro da Aldeia está a todo vapor. A Prefeitura da cidade aderiu ao Sistema de Registrado Integrado (Regin) no fim de 2017, visando desburocratizar os procedimentos para os empresários com atividades de baixo risco e estimular o desenvolvimento econômico e tributário do município. A iniciativa rendeu ao município um certificado de adesão, entregue em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.


O sistema é disponibilizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e permite a obtenção dos documentos que autorizam o funcionamento de empresas com atividades de baixo risco em tempo recorde, sem o empresário precisar se deslocar à Prefeitura. O serviço pode ser acessado pelo endereço www.jucerja.rj.gov.br/Servicos/regin/ReginServicos.

De acordo com a delegada da JUCERJA de São Pedro da Aldeia, Ivonete Santos, a chegada do alvará online é fruto do trabalho em parceria entre a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e a Junta Comercial. “No nosso município em especial, o Regin está parametrizado com a fiscalização de posturas, fiscalização ambiental, fiscalização sanitária, Secretaria de Fazenda e o Desenvolvimento Econômico. Após o pagamento das taxas, o recebimento do alvará é imediato”, explicou.

Vale ressaltar que o Departamento de Tributos Mobiliários, da Secretaria Municipal de Fazenda, não aceita mais pedidos de Alvará de Localização por meio de processos físicos. Os procedimentos serão realizados por meio do portal Regin, de acordo com a implantação do alvará digital.

quarta-feira, abril 25, 2018

Prefeito de Arraial do Cabo participa de reunião com Ministério Público, Procon e Supermercado Princesa.



Na tarde de ontem (24), o Prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, esteve em reunião com o representante do Ministério Público, Vinícius Lameira Bernardo, o Superintendente Executivo do Procon, Márcio Lisboa, a representante da Procuradoria do Município, Rebecca Amorim, e o Gestor Geral da rede Princesa de Supermercados, Ronaldo de Almeida Teixeira, na 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo de Cabo Frio.

A reunião foi para celebração do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no que se refere aos autos de infrações, em que o Supermercado Princesa reconhece que houve violação ao Código de Defesa do Consumidor quanto a exposição de produtos fora da validade, bem como de produtos sem especificação, além de outras irregularidades mencionadas nos Processos Administrativos nº 001/2017, 002/2017 e 003/2017, instaurados pelo PROCON de Arraial do Cabo.

Diante dessas infrações, foram arbitradas multas totalizando o valor de R$52.320,21. A empresa se comprometeu, no prazo de 07 dias, através do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), fornecer um veículo a ser utilizado exclusivamente pelo PROCON com viatura oficial, como forma compensatória, da marca Logan Expression Avantage 1.0 Sce 2018/2018 (Fabricante Renault), no valor estimado de R$49.140,00 (quarenta e nove mil cento e quarenta reais). A diferença restante será paga através de DAM para o fundo municipal do PROCON.

De acordo com Ronaldo de Almeida, gestor geral da Rede Princesa, dois TACs serão implantados, em breve, nas lojas de Arraial do Cabo, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados a população. O primeiro será “De Olho na Validade”, em que o consumidor que levar um produto do estabelecimento fora da validade, deverá apresentar o mesmo à gerência da loja, e receberá um igual (ou similar), dentro da validade, sem custos. O segundo TAC é “De Olho no Preço”, em que o consumidor que perceber a diferença de preço entre o indicado no expositor e o valor cobrado no caixa, terá direito a levar o produto sem custo. Ronaldo reforça que a empresa conta com profissionais para fiscalizar tanto a validade dos produtos, quanto os preços expostos. A iniciativa dos TACs citados acima já existe nas lojas da rede no Rio de Janeiro e Arraial do Cabo será o primeiro município na Região dos Lagos a implantá-los.

segunda-feira, abril 23, 2018

“Conversando sobre a História de Cabo Frio” terá nova rodada de debates

A quarta edição de 2018 do projeto “Conversando sobre a História de Cabo Frio” acontece nesta quarta-feira (25), às 15h, no Solar dos Massa, sede oficial da Biblioteca Municipal Walter Nogueira, no Centro da cidade. A roda de conversa terá como tema a pergunta “Que momento da nossa história você vê de fundamental importância para compreensão de nossa cidade?”. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura junto com pesquisadores e escritores cabo-frienses, . durante o evento os participantes podem fazer perguntas e contar histórias sobre a cidade. Para José Correia, responsável pelo projeto, o debate divulga e valoriza a história de Cabo Frio. “A ideia é reunir todos os interessados em saber mais sobre a história local. Queremos ser uma ilha de informação na cidade para trocar histórias e relembrar momentos importantes, valorizando o município”, afirmou ele.

O Solar os Massa também está realizando a campanha “Livros sobre Cabo Frio tem de estar na Biblioteca Municipal”, com o objetivo de criar uma biblioteca temática e especializada na leitura sobre Cabo Frio. A campanha continua até o dia 31 de agosto. Atualmente a biblioteca do Solar dos Massa abriga 400 livros raros, 20 obras de artistas locais e o arquivo municipal, além do acervo fotográfico de Wolney Teixeira. “Temos hoje 138 livros temáticos da cidade que representam 64 autores locais, mas queremos ampliar ainda mais esse número. Quando tivermos recursos vamos adquirir livros já esgotados de autores antigos da localidade”, explicou José Correia, que também é diretor do Solar dos Massa.

O foco da biblioteca é temático nos diversos gêneros da literatura: história, ficção, poesia e memória. Embora a prioridade seja autores locais, ela também comporta livros de autores regionais de São Pedro da Aldeia e Búzios, e em breve será ampliado para Araruama. O prédio histórico do Solar dos Massa fica na Praça Dom Pedro II, no Centro.

sexta-feira, abril 20, 2018

CASO SORTEIO DA MOTO - Placa da moto foi colocada no sistema como roubada erradamente. O veículo é 0 KM.


A moto foi inserida erroneamente no sistema de roubos e furtos da polícia. Até este momento a empresa não sabia do ocorrido e está corrigindo o fato. A promoção continua na empresa.

Imagina se você é sorteado, ganha uma moto e sai andando feliz com o seu veículo 0 km pelas ruas de Cabo Frio, mas de repente passa por uma Blitz e descobre que o veículo consta como roubado. Isso poderia ter acontecido. 
O caso do Sorteio da moto em um mercado de Cabo Frio poderia tomar uma grandeza ainda maior do que já tomou. Na verdade a moto é 0 km, a placa é dela e o registro de roubado existe no sistema. 
A empresa colaboradora do sorteio junto ao mercado, que fica em São Cristovão, entrou em contato com a nossa redação para explicar o ocorrido. Não se sabe como, nem quando, a placa deste veículo foi inserida no sistema do Detran como um veículo roubado. Não houve má intenção do mercado nem tão pouco da empresa Parati, com sede em Santa Catarina, responsável pelo refresco parceiro na promoção. Os responsáveis levaram os documentos até a delegacia de Cabo Frio, provando que o veículo é legal . Também foi pedido o apoio da perícia para dar veracidade nas informações.  "Este veículo não foi furtado, nem roubado. Erradamente entrou no sistema e estamos juntos com as autoridades policiais para esclarecer tudo. A notícia nos surpreendeu também ." Declarou por telefone o responsável pelo jurídico .

Segue abaixo o email da empresa enviado a nossa redação. 

"Ocorre, entretanto, que a motocicleta em questão jamais foi, de fato, furtada ou roubada.

Inicialmente, cabe mencionar que a Parati é uma empresa séria, presente nos lares brasileiro há mais de 40 anos, empregando milhares de funcionários comprometidos em fornecer os melhores produtos aos seus consumidores.

Por razões alheias ao controle da empresa, uma das motocicletas disponibilizadas a um de seus milhares de clientes foi erroneamente inserida no cadastro de veículos furtados/roubados do estado do RJ. Pelo que foi possível apurar, inclusive com admissão por parte da autoridade policial, houve um erro de digitação no momento do registro de furto de uma motocicleta, o que acabou gerando toda essa situação. Até a veiculação das notícia sobre este fato, a empresa sequer sabia que a sua motocicleta estava com registro de furto/roubo.

Imediatamente a situação foi esclarecida junto à 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio (RJ), responsável pela apreensão da motocicleta, tendo sido apresentados à autoridade policial a nota fiscal de compra e documentos de licenciamento.

Informa, ademais, que a situação já está sendo resolvida, dependendo apenas da realização de vistoria por parte da autoridade policial na motocicleta, para enfim dar baixa do registro no sistema.

Importante frisar que centenas de campanhas promocionais são realizadas todos os anos pela Parati em parceria com seus clientes de todo o Brasil, possuindo estas certificação da Caixa Econômica Federal para serem realizadas, sem exceção, estando totalmente desvencilhadas de quaisquer ilegalidades."

Finalizou assim e esclarecendo os fatos. Podem participar da promoção sem susto...


Saúde divulga relação de postos de vacinação contra a Influenza. Início nesta terça feira (24).



A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio divulgou, nesta sexta-feira (20), a relação das unidades de saúde que vão servir como postos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No país, a ação começa nesta segunda-feira (dia 23), e vai até o dia 1º de junho. Em Cabo Frio, no entanto, a imunização só começa na terça-feira (dia 24), por conta do feriado estadual de São Jorge no dia 23.

A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar 90% do público-alvo, que no município representa 46.966 pessoas. Para isto, 26 unidades de saúde estarão à disposição da população para a vacinação durante o período da campanha. O Ministério da Saúde marcou para 12 de maio, um sábado, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.

Os grupos prioritários para receber a dose são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina), povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa.

Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.

A relação dos postos de vacinação em Cabo Frio é a seguinte:

Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
ESF Angelim
ESF Boca do Mato
ESF Florestinha
ESF Gamboa
ESF Guarani
ESF Jacaré
ESF Jardim Caiçara
ESF Jardim Nautilus
ESF Jardim Peró
ESF Manoel Corrêa
ESF Maria Joaquina
ESF Monte Alegre
ESF Nova Califórnia
ESF Peró
ESF Praia do Siqueira
ESF São Jacinto
ESF Tangará
ESF Vila do Ar
ESF Vila do Sol
ESF Vila Nova
Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)
PAM de Santo Antônio
PS Itajuru
PS Unamar
UBS Praia do Siqueira

Transmissão do vírus

O Ministério da Saúde informa que a transmissão do vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Arraial do Cabo é palco da corrida em comemoração ao 7º Aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol.



O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) convida a todos a participar da corrida em comemoração ao 7º aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) que acontecerá no sábado (21), na Prainha, em Arraial do Cabo.

A competição é aberta ao público e contará com equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia, da Polícia Ambiental, dos Guarda-parques e também com competidores de diversos lugares. A inscrição é feita na hora, às 7h da manhã, no local do evento, e a largada está marcada para as 8h.


O cronograma continua com a formatura dos Condutores de Visitantes, curso oferecido pelo INEA, para formação de guias de turismo para conduzir os visitantes em todo o parque.

Outras informações:
INEA (22) 2647-3850 ou (22) 2647-3466

Vovó da Colina, 70 anos, estava na atividade e é detida guardando drogas em São Pedro da Aldeia .



A polícia militar recebeu informações que uma senhora, 70 anos, proprietária de um imóvel na Rua Gomes, no bairro Colina, em São Pedro da aldeia, estaria guardando drogas para traficantes. A casa foi encontrada e cercada pela polícia militar. Um elemento foi detido e no momento da abordagem o celular dele tocou, era uma mulher informando sobre a presença da Pm, dando dicas para fugir. A guarnição foi em direção a casa onde encontrou 06 pessoas. Dentre os suspeitos detidos estavam duas netas da senhora denunciada. Segundo a ocorrência, as duas jovens já teriam sido castigadas pelo tráfico, tendo seus cabelos raspados pelos criminosos . Na busca pela residência os policiais encontraram 107 cápsulas de cocaína e 38 tabletes de maconha. Todos os detidos foram levados para a delegacia, mas apenas a mulher, de 70 anos, foi autuada no crime de Associação ao tráfico de drogas. Os outros 06 detidos foram ouvidos e liberados logo em seguida. 

Para não causar um prejuízo ainda maior, moradores fecham rua até que reparo seja feito, em Cabo Frio.




Moradores da Rua Budapeste, próximo a travessa Poeta Victorino Carriço, no Parque Burle, em Cabo Frio, estão impedindo o trânsito de veículos utilizando um sofá velho. O motivo é que um caminhão passou no local e puxou alguns cabos de telefone e de eletricidade. Apesar das solicitações feitas até o momento nenhuma empresa compareceu ao local para fazer a manutenção. A altura atual dos cabos oferece riscos as pessoas. 

Mercado em Cabo Frio, sem saber, estava sorteando uma moto com registro de roubada.



Existem coisas que só acontecem em Cabo Frio. Uma equipe da polícia militar foi chamada por um consumidor curioso de um supermercado, que fica no bairro de São Cristovão. O motivo é que o supermercado está fazendo uma promoção e o prêmio é uma motocicleta. Só que a gerência não sabia é que o veículo está constando como moto roubada. Diante desta situação a gerência do estabelecimento precisou comparecer a delegacia de Cabo Frio, junto com o veículo para esclarecer o fato. O mercado abriu um processo interno para levantar as informações junto ao colaborador da promoção e a empresa onde o veículo foi adquirido. A gerência vai fazer uma avaliação sobre a continuidade da promoção. 

quinta-feira, abril 19, 2018

Fumaça no interior de agência bancária deixa polícia em alerta, nesta madrugada de quinta feira (19).



Por volta de 01h30 desta madrugada de quinta feira (19) policiais foram chamados até a Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Bosque de Geribá, na nova agência do Banco Santander, na cidade de Búzios. Populares passaram pelo local e perceberam que o local estava cheia de fumaça. Ao chegar, segundo a ocorrência, nada foi encontrado de irregular, então concluíram que o sistema de segurança da agência, que solta fumaça para evitar roubos a caixa eletrônicos acionou acidentalmente. O caso foi registrado.

Suspeito de homicídio é preso pela Polícia Civil, na Prainha, em Arraial do Cabo, vendo jogo dentro de um bar.

Dra. Flavia Monteiro de Barros é a titular da 132ª Dp.


Após informação obtidas da delegacia de Macaé, dando conta de que Felipe Ramos Azevedo, autor de homicídio naquela cidade praticado no ano de 2015,   estaria vivendo nos arredores do bairro Prainha, em Arraial do Cabo, a equipe da 132ªDp, comandada pela Delegada Dra. Flavia Monteiro de Barros, realizou um trabalho de inteligência, buscando descobrir a sua localização . Na noite de quarta feira (18) , por volta de 21hs, Dra. Flavia Monteiro , junto com sua equipe se deslocaram até um bar, na Rua José Pinto de Macedo, onde o elementos era visto com frequência e naquele dia os policiais descobriram que ele planejava assistir a um jogo no local . Também há a informação que o local era utilizado por ele para vender entorpecentes . 
Imagem de arquivo - Em operação com o apoio do batalhão de cães .

Os policiais esperaram o momento certo e efetuaram a abordagem, tendo em mãos um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio . Felipe é suspeito de ter matado em Macaé um guarda municipal ( Leandro  Leal Almeida). Ao indaga-lo onde guarda a droga que trafica, não hesitou em entregar uma sacola plástica que estava escondida na moita ao lado do bar, contendo dezesseis papelotes de maconha e trinta reais no interior do saco tendo sido o mesmo autuado em flagrante pelo artigo 33 do Código Penal (Tráfico de Drogas) .

Este não é o primeiro caso em que a equipe da 132ª Dp, sob o comando da Dra. Flavia vem se destacando. Tempos atrás a prisão de um homem que tinha matado a mulher dentro de casa chamou a atenção da sociedade, assim como o casos de violência sexual e tráfico de drogas na cidade . Este último com a prisão de elementos apontados como líderes de facção criminosa. 

Dos 1800 contemplados, mais de 270 ainda não assinaram o contrato do Minha Casa Minha Vida, em Cabo Frio.



Quem não regularizar a situação até o dia 4 de maio vai perder o imóvel.

Mais de 270 beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida - Empreendimento Monte Carlo, em Cabo Frio, ainda não assinaram o contrato com a Caixa Econômica Federal. Para regularizar a situação, esses sorteados devem procurar a Coordenadoria de Convênios, na sede da Prefeitura, até o próximo dia 4 de maio. Quem perder este prazo terá o contrato cancelado, e a unidade habitacional será destinada ao cadastro reserva. O alerta também vale para quem já assinou o contrato, mas ainda não ocupou o imóvel. A exceção fica somente por conta de quem apresentar, num dos CRAS, uma justificativa escrita de próprio punho, aceita pela equipe técnica. A relação de quem ainda não assinou o documento pode ser acessada no site da Prefeitura, na aba de Comunicados, ou através do linkhttps://bit.ly/2qEJIzY

Para a assinatura do contrato o beneficiário tem que comparecer à Coordenadoria de Convênios, de segunda a quinta, das 14hs às 17hs, portando original do CPF e Identidade. Se o beneficiário for casado ou possuir união estável, os dois deverão apresentar os documentos pessoais originais. Após conferência de dados e documentos, eles serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal, onde farão assinatura do contrato. O atendimento na agência bancária é até às 16hs. Após este horário o encaminhamento será realizado no dia seguinte.

A entrega das chaves do empreendimento aconteceu no último dia 31 de março, e desde então as famílias sorteadas estão ocupando o condomínio de apartamentos, localizado no Jardim Esperança. O programa é destinado a quem tem renda familiar de até R$ 1.800. A legislação do programa proíbe expressamente aluguel, cessão do imóvel para outra pessoa, mesmo que familiar, ou venda através de contrato informal. Quem for flagrado cometendo qualquer uma dessas irregularidades perderá o direito à unidade habitacional, terá o contrato cancelado, e perderá a possibilidade de participar de qualquer outro Programa Habitacional do Governo Federal.

O empreendimento Monte Carlo é dividido em sete blocos, cada um com estrutura comum composta de hortas comunitárias, guaritas, depósitos de lixo, quadras poliesportivas (tênis, futsal e peteca), playgrounds, academia da terceira idade, centros de convivências, banheiros feminino e masculino com vestiários, circuito de caminhada, área de lazer com churrasqueira, salas de apoio e garagens, ocupando uma área total de 131,6 mil m². O custo total da construção foi de R$ 124,2 milhões, pagos pelo Governo Federal.

Para quem já se mudou para o Minha Casa Minha Vida, uma equipe da Coordenadoria de Convênios está à disposição na escola do local, de segunda a quinta, das 10hs às 16hs.“Estamos atendendo aos beneficiários para dirimir dúvidas e orientar sobre cobrança indevida da primeira parcela do financiamento, problemas de cobranças indevidas da Prolagos, problemas de parcelamento de débitos anteriores com a Enel, problemas com a construção, abertura da escola e pré-escola, orientações sobre a execução do projeto de Gestão Condominial e Patrimonial, entre outras questões”, informou a coordenadora de Convênios, Cláudia Magalhães, alertando que o atendimento aos moradores será feito exclusivamente na escola do local. “Na sede da Coordenadoria de Convênios estamos atendendo somente quem ainda não assinou o contrato. O atendimento é de segunda a quinta, das 14hs às 17hs”, alertou.

De acordo com Cláudia, o número de pessoas que desistiram do programa não chega a 50. “Esses imóveis estão sendo destinadas ao cadastro reserva composto pelos beneficiários aprovados pela Caixa Econômica Federal, e que não tinham sido sorteados. Ao todo são 120 beneficiários aguardando desistência para serem contemplados”, explicou, lembrando que, por enquanto, não existe prazo para novas inscrições no programa Minha Casa Minha Vida.

Justiça garante antecipação de R$ 2 bilhões da receita dos royalties que vão pagar o 13º salário de servidores do estado.



Acatando as razões apresentadas pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), a Juíza Substituta da 10ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Juliana Leal de Melo, manteve a operação de securitização (antecipação de receita) dos royalties do petróleo que está sendo realizada pelo Estado do Rio de Janeiro no mercado internacional. Com isso, o Estado deverá receber ainda este mês US$ 600 milhões (cerca de R$ 2 bilhões), que serão utilizados no pagamento do 13º dos servidores que ainda não receberam a parcela.

A decisão foi tomada devido a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público estadual (MPRJ), que pretendia impedir nova operação de securitização dos royalties do petróleo, alegando que a medida causaria prejuízo futuro ao Rioprevidência. Em sua decisão, a juíza criticou a ação do MPRJ, afirmando que "o processo de securitização tem um prazo razoável de duração para ser ultimado, no entanto, a presente ação somente foi proposta um dia depois da assinatura do contrato". Para ela, como o contrato já foi assinado, "o Estado já está contando com a receita objeto da operação, e deferir a liminar no presente momento pode implicar em grave comprometimento do orçamento público, o que agravaria a crise financeira que está passando o Estado do Rio de Janeiro".


Além disso, Juliana Leal de Melo afirmou que "não existe indício de ilegalidade da medida pretendida". E lembra que "a intervenção do Judiciário em políticas públicas somente pode ocorrer em caráter excepcional, tendo em vista o princípio da separação dos poderes". A decisão judicial acrescenta que "não cabe ao Judiciário se imiscuir no mérito do ato administrativo. Ao Judiciário cabe apenas a análise da legalidade do ato, não podendo realizar nenhum tipo de avaliação, peculiar à função administrativa".

Julgamento do recurso do prefeito Marquinho Mendes no TSE é adiado para a próxima terça feira (24).



O prefeito Marcos da Rocha Mendes, que está em Brasília há pelo menos 2 dias, buscando recursos para a cidade de Cabo Frio, ganhou mais alguns dias antes do julgamento de seu recurso especial, que aconteceria nesta quinta feira (19), a partir das 9 horas. O prefeito que responde por Abuso de Poder Econômico conseguiu um adiamento e por isso foi marcado para a próxima terça feira (24) o julgamento no TSE. 
A decisão de adiamento pegou a todos de surpresa e deixa ainda mais ansiosos os adversários políticos do prefeito que já estavam organizando uma reunião para assistirem juntos a sessão no TSE. Nunca foi teve tanta audiência o judiciário em Cabo Frio. 

Foragido da justiça, acusado de roubo é preso por agentes da 126ª Dp.



No início da noite de quarta feira (18), agentes da 126ª DP prenderam Walcimar Santos da Mota, de 39 anos, na cidade de São Pedro da Aldeia, por ter sido condenado a pena de 4 anos e cinco meses de reclusão em regime fechado pelo cometimento do crime de roubo de veículo, tipificado nos moldes do ART. 157, paragrafo 2, Inc I e II do CP. O elemento estava foragido desde 2009, quando foi expedido o mandado de prisão para sua captura.

As diligências se iniciaram após informações privilegiadas passadas pelo setor de inteligência, que informou ter um elemento usando roupas camufladas, que era foragido por cometimento de roubos de carros na RJ 106 entre a Praia do Siqueira e a entrada da linha amarela em São Pedro da Aldeia. Após o monitoramento durante toda a tarde de hoje foi localizado um suspeito com as características informadas e, ao ser abordado, a equipe da 126 DP logrou apurar tratar-se do foragido supramencionado.

Walcimar  foi preso em flagrante com dois comparsas, utilizando-se de arma de fogo, em 19/07/2006, ocasião em que roubou um taxista da cidade de Cabo Frio. Os meliantes entraram no veículo e seguiram para Arraial do Cabo, onde efetivamente anunciaram o assalto, levando o veículo do trabalhador.

quarta-feira, abril 18, 2018

Buraco está atrapalhando a vida de moradores do Tangará, em Cabo Frio. Coletivo foi obrigado a mudar o itinerário.

Buraco na Rua Nelson Mandela obriga moradores a mudar sua rotina.


Não é de hoje que os moradores do bairro Tangará, em Cabo Frio, estão reclamando de um buraco na Rua Nelson Mandela. Várias solicitações foram feitas mas sem resposta por parte da prefeitura de Cabo Frio. Com este período de chuva a situação ficou ainda pior e o buraco evoluiu para a categoria de "cratera" e o pior aconteceu. O ônibus coletivo que atende os moradores e passa pela rua como itinerário mudou o caminho. Agora o ônibus passa numa rua paralela, obrigando os moradores da Rua Nelson Mandela a se deslocar até um outro ponto. O desejo é que uma equipe da secretaria de obras compareça ao local e resolva definitivamente este problema . 

Abertas as inscrições para cursos do Pronatec em São Pedro da Aldeia.



Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes de Salgadeiro, Padeiro e Cozinheiro em São Pedro da Aldeia. Os cursos são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. O período de inscrições começou nesta terça-feira (17) na sede do Centro de Qualificação Profissional do município, situado no Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento aos candidatos no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Como pré-requisito, o interessado deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) do Governo Federal. Também está sendo feito um cadastro de reserva para candidatos enquadrados fora do público-alvo. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentação pessoal e número do NIS.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu falou sobre o início das inscrições. “Estamos acima da nossa expectativa inicial. De um total de 75 vagas disponíveis, já passamos de 50 candidatos inscritos logo nesse primeiro dia, tanto para as inscrições efetivas, que é o público específico do CADÚnico, como também tivemos um bom número de pessoas inscritas no cadastro de reserva”, disse.

Para o curso de Salgadeiro e Cozinheiro, a idade mínima exigida é de 16 anos completos. Para Padeiro, a faixa-etária é de 18 anos completos. Os cursos de Salgadeiro e Padeiro terão duração entre 3 e 4 meses. Já o de Cozinheiro, a duração será de 6 meses. No ato da inscrição, o candidato menor de idade deve apresentar ainda os documentos de identidade e CPF do responsável. Além do número do NIS, os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

O início dos cursos está previsto para o mês de maio. Ao todo, serão destinadas 25 vagas por turma, nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas do curso de Salgadeiro acontecerão das 8h às 12h, de segunda a quinta-feira. Para Padeiro, o período será das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. Já para o curso de Cozinheiro, as aulas serão ministradas das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. As aulas serão ministradas na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Pedro da Aldeia, que funciona na unidade de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no bairro Nova São Pedro. Os alunos também receberão uma ajuda de custo.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS - Troca de tiros na Cabocla, tráfico de drogas, apreensões e outras .

TROCA DE TIROS NO MORRO DA CABOCLA, EM ARRAIAL DO CABO .



Na manhã desta terça feira (17), por volta das 11 horas, uma equipe da polícia militar atendeu a uma denúncia sobre a movimentação do tráfico de drogas no Morro da Cabocla, em Arraial do Cabo, local marcado nos últimos dias pela ação criminosa de vários elementos, ocorrendo em morte de um integrante rival. Quando a equipe chegou no local foi recebida a tiros por elementos que estava no interior de um matagal e então revidou a agressão. Os criminosos fugiram e deixaram para trás, na Rua Ipanema, material para endolação, 02 rádios transmissores, 02 balanças de precisão e 730 pinos de cocaína. Todo o material foi apreendido e apresentado na 132ª Dp. Nenhum policial ficou ferido.


SUSPEITO ESTAVA SENTADO NO BANCO DA PRAÇA VENDENDO DROGAS, EM CABO FRIO.

Na tarde de terça feira (17) o 25º BPM recebeu um telefone. através do 190, informando que um suspeito estava sentado num dos bancos da praça do bairro São Cristovão, em Cabo Frio, onde há um fluxo intenso de pessoas, vendendo drogas. Com as características fornecidas pelo denunciante a guarnição da Pm fez a abordagem de Victor Graça (19 anos ), escondendo embaixo do banco onde estava sentado, 11 buchas de maconha, 25 reais e um celular . Ele foi levado para a delegacia suspeito de tráfico. 

EM UNAMAR, CABO FRIO, ELEMENTOS FOGEM E ABANDONAM DROGAS 

Uma equipe da polícia militar fazia patrulhamento no bairro de Unamar, Cabo Frio, quando elementos suspeitos foram vistos na Rua das Capivaras, por volta das 18h30 desta terça feira (17). Segundo a ocorrência, os suspeitos entraram em fuga e  no local deixaram 205 pinos de cocaína e 39 buchas de maconha. Todo o material foi apreendido e apresentado na delegacia de Cabo Frio. 

EM ARARUAMA, TRAFICANTES LEVAM PREJUÍZO .



A equipe da polícia milita, na Rua Eduardo II, no bairro Parque Mataruna, em Araruama apreendeu 111 buchas de maconha e 123 pinos de cocaína. Segundo a ocorrência, um criminosos estavam próximo a um terreno baldio, fugindo com a aproximação da viatura deixando todo o entorpecente para trás. O material foi apreendido na 118ª Dp. 

POLICIAMENTO REFORÇADO EM IGUABA GRANDE .

O comando do 25º BPM determinou a intensificação no policiamento no município de Iguaba Grande, nas proximidades do bairro Pedreira e adjacências. 
A ação busca coibir atividades criminosas naquela região e localizar elementos criminosos para apresenta los a autoridade judicial. 



terça-feira, abril 17, 2018

Procon de Arraial do Cabo realiza operação em Monte Alto e estabelecimentos são autuados .





Produtos com validade vencida. Estavam foram da validade mas armazenados na parte interna do mercado sem descrição para descarte.



 

Mais uma vez o Procon do município de Arraial de Cabo, sob a coordenação do Dr. Márcio Lisboa, realizou uma operação de fiscalização e desta vez contou com homens do DECON  (Delegacia de polícia de Defesa do Consumidor ). A ação aconteceu nos distritos da cidade e logo no primeiro estabelecimento visitado foram encontrados alguns produtos armazenados de forma irregular, funcionários manuseando alimentos sem luva e produtos com prazo de validade vencida, mesmo estando fora das prateleiras . "Os produtos com prazo vencido, mesmo fora da prateleira, deveriam estar em um local com a informação de 'descarte' o que não foi o caso e como o representante da empresa já é reincidente será autuado e os produtos apreendidos para serem destruídos." Declarou Dr. Márcio Lisboa.

Neste mercado, restos de carnes foram levados pelos agentes.

Restos de carne e pizzas sem informações de validade foram apreendidos.



No segundo estabelecimento comercial visitado houveram algumas dúvidas sobre informações de produtos que estavam no frigorífico. Também foram apreendidas algumas massas para pizzas que estavam sem informações de origem e prazos. Restos de carnes também foram apreendidas pelas equipes. O responsável pelo estabelecimento foi obrigado a comparecer na delegacia ao final da operação dar esclarecimentos.


"Nosso objetivo é dar ao cidadão a garantia que está consumindo bons produtos, de boa qualidade e em condições de consumo. Melhorar o atendimento ao consumidor coibindo algumas práticas antigas e que não se pode permitir nos dias de hoje." Finalizou o coordenador do Procon junto com os policiais da Decon e da 132ª Dp, liderados pela delegada titular Dra. Flavia Monteiro.