• Abraço simbólico abre comemoração ao Dia da Árvore na Escola Quilombola, em São Pedro Daldeia.


    Os alunos do Pré II da Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, participaram de uma atividade alusiva ao Dia da Árvore, data celebrada em 21 de setembro. A ação faz parte do projeto pedagógico que está sendo trabalhado com as turmas, chamado “Primavera: Cores, traços e formas. Lá vem a primavera!”. Na ocasião, os estudantes deram um abraço simbólico na árvore em comemoração à data. A diretora da unidade escolar, Rafaela Muniz, acompanhou a programação.
    A supervisora pedagógica, Luciana Velasco, falou sobre a aula passeio. “Como o objetivo principal da Educação Quilombola é resgatar as histórias locais, organizamos uma aula passeio com o intuito de apresentar aos nossos alunos esse espaço. As Mangueiras têm um papel importante na vida dos antigos moradores da região, e, além disso, trabalhamos a consciência ecológica, falamos sobre alimentos saudáveis; abordamos conceitos matemáticos, tais como quantidade, noções de medidas, entre outros assuntos que surgiram no momento da visita”, destacou. 

    A atividade visou levar ao conhecimento dos alunos lugares importantes da comunidade local. Os estudantes visitaram as antigas Mangifera Indica, popularmente conhecidas como Mangueiras, localizadas na comunidade do Quilombo da Caveira. A turma fez uma pequena caminhada até o local, onde puderam observar a quantidade de árvores existentes, suas fortes raízes, a altura e medida dos troncos. A professora da turma destacou o início da estação da primavera, que acontecerá no próximo sábado (21).

    O morador da comunidade quilombola, Wallas Silveira, esteve presente durante a atividade e contou histórias de sua infância no local. Ele comentou que as Mangueiras foram plantadas pelo seu avô no passado. Na ocasião, os estudantes mediram o tronco das árvores e a distância entre elas.

    Para a professora das turmas, Luciana Gonçalves, foi maravilhoso ver as crianças encantadas com o que viram. “Para eles, tudo era muito lindo e encantador. Foi gratificante, como professora, poder proporcionar esse momento para meus alunos”, disse.

    Ao retornarem para a escola, a professora realizou uma atividade de desenho para que os estudantes pudessem colocar no papel tudo que aprenderam durante o trajeto. “O passeio foi muito legal, amamos a natureza e temos que cuidar dela, precisamos plantar mais árvores na nossa cidade”, afirmou o aluno do Pré II, Miguel.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook