• Seu Sotero, feirante vítima de acidente, com lutas e limitações, criou um "Andador" para se movimentar. Um cidadão invisível em Cabo Frio.


    Na manhã desta quarta feira (15), através do Programa Amaury Valério, tive a oportunidade de conhecer o Seu Sotero Gonçalves. Um homem de 1,85 mt de altura, 56 anos, que sofreu um acidente há cerca de 10 anos, quando um caminhão o atingiu. A coluna foi seriamente atingida e por isso os membros superiores e inferiores tem pouco movimento. Para se alimentar é necessário receber comida na boca, dorme em uma cada hospitalar com os colchões castigados pelo tempo. Para vencer a sua limitação, Seu Sotero criou um andador, resultado de um sonho. Isso mesmo. "Eu tive um sonho e me veio essa imagem e então passei para um amigo que trabalha com soldas e então ele construiu através das minhas orientações." Disse o Seu Sotero.


    Com quatro rodas de carrinho de mão, ele se escora nas barras superiores, joga o corpo para frente e tenta se locomover pelos locais. Com a noção que se ficar deitado o tempo todo a sua situação piora, ele vai se movimentando desta forma. Nosso herói não tem telefone, pois não possui forças nos braços. Para colocar a mão sobre um ponto desta espécie de andador ele faz do braço uma espécie de balanço e acerta o local. Difícil a vida deste cidadão invisível de Cabo Frio que sobrevive com apenas um salário mínimo do governo federal.


    Na entrevista para o Programa Amaury Valério foi possível proporcionar algumas ajudas para o ouvinte. Ao lado de Seu Adelmo, o anjo que nos apresentou o seu Sotero, foi possível receber algumas ajudas de amigos do programa. A Sono Heath doou um colchão especial para proporcionar a ele mais conforto e segundo o nosso amigo chegou em boa hora. A Drogarias Bela Farma doou 10 fraldas geriátricas e até a fisioterapia surgiu. 


    A Central de Reabilitação de Cabo Frio entrou em contato informando que a fisioterapia, para ajudar a melhorar os poucos movimentos que ainda restam será marcada e nossa reportagem vai estar do lado no primeiro dia de sessão.

    Que alegria! Através do programa Amaury Valério, na Rádio Ondas FM, também conseguimos acionar o setor de imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, que vai enviar uma equipe para aplicar a vacina contra a Covid. Por não poder colocar a máscara e não ter como chegar ao posto devido sua limitação ainda não tinha sido vacinado.

    Resumindo, conhecemos mais um cidadão invisível, morador de Campos Novos - CF, ignorado pelo poder público e que recebeu atenção após ter sido exposto a sua realidade. Uma realidade sofrida e que as vezes só recebe atenção quando colocado diante do público.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook