Este projeto foi desenvolvido por Isis Melo, Bióloga, pos graduanda em Gestão Ambiental, moradora de Cabo Frio e o seu objetivo e colaborar com a proteção do meio ambiente com tópicos inteligentes, foco no lixo nas orlas de nossas praias e rios.
APRESENTAÇÃO
Este projeto foi escrito tendo como exemplo a cidade de Cabo Frio, pois atualmente estou residindo aqui. Mas, o Projeto Litoral Saudável se aplica a qualquer cidade litorânea. Com isso, a questão do orçamento total, e as datas para execução de cada etapa vai depender de cada cidade, será discutido com o governo municipal , estadual e federal juntamente com a parte privada. Cabo Frio é uma cidade do Rio de Janeiro, com uma beleza natural deslumbrante e única em todo litoral brasileiro. Uma rica vida marinha, suas praias, com águas cristalinas e areias branquinhas, são um atrativo e tanto para brasileiros e estrangeiros, o cenário ideal para um turismo sustentável, responsável e promissor. Com todos esses encantos, no feriado entre Natal e ano novo de 2019, mais de 1 milhão de pessoas estiveram na cidade, e no mês de janeiro, são mais de 500 mil turistas. De acordo com a Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio, o turismo já rende para o município cerca de R$ 2 milhões anuais (acho pouco pela potência de Cabo Frio e região). Segundo o Ministério do Turismo, o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração desemprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local. O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos. No ano de 2018, os turistas deixaram no Brasil 23 Bilhões de dólares. Atualmente, a cidade de Cabo Frio não tem um projeto para o turismo sustentável e consciente. Segundo o site da Prefeitura Municipal, as ações que envolvem o meio ambiente são mutirão de limpeza, fiscalização de bares em Tamoios, acompanhamento da fauna na ressaca e plantio de mudas na Praia do Forte. Ou seja nada relacionado a tratar a raiz do problema (lixo nas orlas), e uma forma saudável de usufruir das belezas naturais da Região.
O primeiro passo é a conscientização da população, turista e comerciante. Quanto mais as praias estiverem limpas e com suas águas claras, com a vida marinha abundante, ninguém sai perdendo. As ações de sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo no país são essenciais. O patrimônio natural do país é uma das maiores atrações de turismo brasileiro, e em Cabo Frio não é diferente. Por isso, é de grande importância que todos saibam preservar para poder usufruir toda beleza que a cidade tem a oferecer. Se cada um que for a Cabo Frio, que trabalha em Cabo Frio e que mora na cidade, começar com pequenas atitudes, não vamos precisar em nos preocupar com os efeitos negativos, e sim, aproveitar os benefícios. Devemos ter os quatro pilares de turismo consciente, segundo O Conselho Global pelo Turismo Sustentável: redução de impactos socioeconômicos, culturais, ambientais e investimento em administração responsável. Segundo a organização, apesar dos impactos negativos, o turismo também pode ser um vetor de desenvolvimento. E o mais importante, salvar os verdadeiros pulmões do mundo, que são as ALGAS! Elas produzem 54% do oxigênio do planeta. SEM O AZUL, NÂO EXISTE O VERDE!
Quer saber mais sobre o projeto ?
Rede Social :
@izis.melo
@litoralsaudavel
Entre em contato através do email para mais informações : Izis.litoralsaudavel@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário