• Projeto Litoral Saudável - Educação ambiental e tecnologia para salvar nosso meio ambiente combatendo o lixo nas orlas. Conheça .

     Este projeto foi desenvolvido por Isis Melo, Bióloga, pos graduanda em Gestão Ambiental, moradora de Cabo Frio e o seu objetivo e colaborar com a proteção do meio ambiente com tópicos inteligentes, foco no lixo nas orlas de nossas praias e rios. 



    APRESENTAÇÃO

    Este projeto foi escrito tendo como exemplo a cidade de Cabo Frio, pois atualmente estou residindo aqui. Mas, o Projeto Litoral Saudável se aplica a qualquer cidade litorânea. Com isso, a questão do orçamento total, e as datas para execução de cada etapa vai depender de cada cidade, será discutido com o governo municipal , estadual e federal juntamente com a parte privada. Cabo Frio é uma cidade do Rio de Janeiro, com uma beleza natural deslumbrante e única em todo litoral brasileiro. Uma rica vida marinha, suas praias, com águas cristalinas e areias branquinhas, são um atrativo e tanto para brasileiros e estrangeiros, o cenário ideal para um turismo sustentável, responsável e promissor. Com todos esses encantos, no feriado entre Natal e ano novo de 2019, mais de 1 milhão de pessoas estiveram na cidade, e no mês de janeiro, são mais de 500 mil turistas. De acordo com a Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio, o turismo já rende para o município cerca de R$ 2 milhões anuais (acho pouco pela potência de Cabo Frio e região). Segundo o Ministério do Turismo, o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração desemprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local. O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos. No ano de 2018, os turistas deixaram no Brasil 23 Bilhões de dólares. Atualmente, a cidade de Cabo Frio não tem um projeto para o turismo sustentável e consciente. Segundo o site da Prefeitura Municipal, as ações que envolvem o meio ambiente são mutirão de limpeza, fiscalização de bares em Tamoios, acompanhamento da fauna na ressaca e plantio de mudas na Praia do Forte. Ou seja nada relacionado a tratar a raiz do problema (lixo nas orlas), e uma forma saudável de usufruir das belezas naturais da Região.

    Uma solução mais simples é também a muito eficaz e em uma cidade na Austrália, começaram a resolver o problema do lixo nos rios com um método simples: colocar redes na drenagem.

    O projeto pretende organizar a comunidade, para fazer um trabalho artesanal com latinhas de refrigerantes e cerveja, e transformando em cinzeiros que será colocado em todas as barracas da orla. Teremos um envolvimento excelente da população na fabricação desses cinzeiros, além de oferecer palestras para mostrar como o cigarro polui nossas praias (e nossa saúde). Um lindo trabalho de conscientização.



    O Projeto Litoral Saudável,  da bióloga Isis Melo, contempla ainda uma campanha de Educação ambiental, aplicar uma ação com colocação de redes tomando como exemplo o que foi feito na Austrália, reciclagem das latas de bebidas transformando as em algo útil, como por exemplo cinzeiros para as bitucas de cigarro que geralmente são jogadas na areia, criação de um aplicativo do projeto urbanismo, análise de dados e parceria com iniciativa público e privada. 

    Conheça a Bióloga Isis Melo



    Objetivos 

    O primeiro passo é a conscientização da população, turista e comerciante. Quanto mais as praias estiverem limpas e com suas águas claras, com a vida marinha abundante, ninguém sai perdendo. As ações de sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo no país são essenciais. O patrimônio natural do país é uma das maiores atrações de turismo brasileiro, e em Cabo Frio não é diferente. Por isso, é de grande importância que todos saibam preservar para poder usufruir toda beleza que a cidade tem a oferecer. Se cada um que for a Cabo Frio, que trabalha em Cabo Frio e que mora na cidade, começar com pequenas atitudes, não vamos precisar em nos preocupar com os efeitos negativos, e sim, aproveitar os benefícios. Devemos ter os quatro  pilares de turismo consciente, segundo O Conselho Global pelo Turismo Sustentável: redução de impactos socioeconômicos, culturais, ambientais e investimento em administração responsável. Segundo a organização, apesar dos impactos negativos, o turismo também pode ser um vetor de desenvolvimento. E o mais importante, salvar os verdadeiros pulmões do mundo, que são as ALGAS! Elas produzem 54% do oxigênio do planeta. SEM O AZUL, NÂO EXISTE O VERDE!

    Quer saber mais sobre o projeto ? 

    Rede Social : 

    @izis.melo 

    @litoralsaudavel

    Entre em contato através do email para mais informações : Izis.litoralsaudavel@gmail.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook