• Click aqui

    Cabo Frio inicia a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.




    A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apoia a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 2020. A iniciativa, realizada pelas associações de pessoas com deficiência, terá transmissões on-line para participação de toda população até sexta-feira (25). 
    Ao longo desta semana, serão abordados temas desde legislação até histórias de superação. Cada dia terá um ou mais convidados que irão falar sobre os avanços e compartilhar informações de interesse público. Nesta terça-feira (22), às 19h, o tema será "Legislação: da teoria à prática". Na quarta-feira (23), às 15h, será "O papel dos Conselhos e a atuação do Colegiado" para os membros do conselho e convidados. Na quinta-feira (24), às 19h, "A deficiência não nos impediu de vencer." E, encerrando a semana, na sexta-feira, às 19h, "Desafios, necessidades e conquistas". As lives serão transmitidas na página do Facebook do Grupp de Ações Estratégicas (GAE) : 

    Prefeitura de Cabo Frio cria Carteira Municipal de Identidade para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista

    A abertura da programação aconteceu manhã desta segunda-feira (21) em uma reunião na sede da Prefeitura de Cabo Frio. Na ocasião, foi assinado o decreto de criação da Carteira Municipal de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

    "Essa carteira irá identificá-los e, de uma certa forma, tirá-los da invisibilidade social a que são submetidos, garantindo atenção integral, pronto-atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social”, disse Kléber Veríssimo, Superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. 

    A estimativa é que aproximadamente 200 pessoas possuem transtorno do espectro autista em Cabo Frio. Na ocasião, estiveram presentes representantes de sete associações cabo-frienses voltadas à causa. Todos agradeceram o esforço do município e as conquistas dos últimos dois anos. 

    "Em 2018, demos início ao movimento de fortalecimento das organizações que lutam pelos direitos da pessoa com deficiência. Das nossas reivindicações iniciais, praticamente todas foram atendidas pela atual gestão", disse o superintendente Kléber Veríssimo, em referência à criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência; à reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que estava há dois anos desativado; a criação de um órgão específico dentro da Prefeitura que veio a ser a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; e a efetivação do atendimento no Centro de Reabilitação do Novo Portinho. O superintendente também destacou outro decreto municipal que desobrigou do uso da máscara por pessoas com doenças respiratórias, pessoas com deficiência física com dificuldade para manuseá-las e pessoas com deficiência intelectual com dificuldade de adaptação durante a pandemia da Covid-19. 

    Programação:

    22/09 – terça-feira, 19h 
    Tema: "Legislação: da teoria à prática."

    23/09 – quarta-feira, 15h
    Para conselheiros e convidados
    Tema: "O papel dos conselheiros e a atuação do colegiado".

    24/09 – quinta-feira, 19h 
    Tema: "A deficiência não nos impediu de vencer"

    25/09 – sexta-feira, 19h
    Tema: "Desafios, necessidades e conquistas".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia