• Click aqui

    Em Cabo Frio, LBV promove palestra sobre cuidados com a saúde bucal.


    As crianças aprenderam de forma criativa e dinâmica como escovar corretamente os dentes e prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças bucais.
     



    A educação preventiva é o principal método adequado na promoção da saúde bucal, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da higiene da boca e dos dentes. Daí a importância de se promover orientações e informações essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais.
     
    Pensando nisso, a educadora social Suelen Rocha de Moraes, do Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, LBV, de Cabo Frio, RJ, elaborou no mês de maio, dentro da área do saber, a oficina “Sorrindo e Aprendendo - Saúde Bucal”, onde de forma criativa e dinâmica, buscou a melhor maneira de orientar os meninos e meninas atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente, quanto à prevenção como melhor opção da saúde da boca.
     


    Além de pesquisas, rodas de conversas, diversos trabalhos em grupo, confecção de cartazes feitos ao longo da oficina, nos dias 29 e 31 de maio, foram feitas na Instituição, palestras com a Dra. Simone Rocha de Moraes Bastos, especialista em Odontopediatria, juntamente com as estagiárias do curso Técnico de Saúde Bucal, da Escola Técnica de Aplicação Profissional, ETAP.
    Inicialmente, a Odontopediatria abriu a palestra com o vídeo DrDentuço (da Colgate), que mostra a evolução da cárie. Em seguida, foi apresentado o boneco Boca Gigante, confeccionado pela educadora social da LBV, com materiais reciclados, para ensinar às crianças os cuidados que devem ter com a escovação correta dos dentes. Elas acompanharam atentamente, às explicações e fizeram muitas perguntas. Ao final da palestra, as estagiárias da ETAP realizaram a aplicação de flúor em todas as crianças, distribuindo kits de higienização e orientando-as quanto à correta escovação dos dentes.


     
    Segundo a educadora social Suelen Rocha de Moraes: “a proposta foi desenvolver uma educação preventiva de modo a orientar, conscientizar, oportunizar aos usuários, informações sobre a saúde oral e higiene bucal completa, entender a importância da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes. Além disso, as orientações e informações essenciais que desenvolvam os hábitos saudáveis que previnem e evitam doenças bucais. Nós pesquisamos em revistas, livros e jornais figuras ou palavras para a confecção de um painel do que faz bem e o que faz mal para os dentes. As crianças irão concluir o projeto no mês de junho, fazendo desenhos ou recortes em revistas de sorrisos saudáveis”, concluiu.
     
    A palestrante Simone Rocha de Moraes Bastos, especializada em Odontopediatria falou da importância da oficina proposta pela LBV: “foi realizada uma palestra, a convite da educadora Suelen para orientar, explicar e tirar dúvidas das crianças sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e prevenção de cárie. É de grande valia essa oportunidade de aprendizagem que a LBV proporciona às crianças. Pois, somente através de uma educação continuada e com o espaço para abordar assuntos importantes o crescimento saudável em todos os aspectos da criança é que conseguimos uma futura geração de adultos jovens instruídos, que poderão também repassar as informações aprendidas para o meio em que convivem, facilitando assim o acesso de outas pessoas a informações tão importantes como a do assunto abordado na palestra”, concluiu.
     
    Após as atividades, as crianças esbanjavam sorrisos e muitas comprovaram que realmente, aprenderam com a palestra: “as estagiárias e a dentista vieram e passaram flúor nos nossos dentes e nos ensinaram a escovar. Vimos também um filme sobre a cárie dental e as placas. Foi muito bom, gostaria que tivesse de novo”, disse João, 9 anos.
     
    Vitória, de 9 anos, destacou como deve ser a escovação correta: “ eu aprendi que a gente não pode deixar de escovar os dentes, todos os dias e escovar três vezes ao dia e usar fio dental. Achei muito legal, porque as dentistas vieram aqui, para passar flúor no nosso dente e foi um dia maravilhoso! ”
    Já o André, de 9 anos, descreveu o que acontece quando não escovamos os dentes: “ temos que escovar os dentes, três vezes por dia. A dentista passou um vídeo da boca grande, que mostra que não podemos esquecer de escovar os dentes, foi muito legal! Se a gente não escovar os dentes, os bichinhos, as cáries mordem nossos dentes, e deixam os dentes com buraquinhos pretos”.

    Em Cabo Frio, Região dos Lagos, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade está localizado na Avenida Joaquim Nogueira, 772 – São Cristóvão. Telefone para informações: (22) 2648-9000.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia