• Click aqui

    Combate à dengue será intensificado na cidade de Iguaba.


    A maioria dos focos do Aedes Aegypti é encontrada em pratinhos de plantas

    O verão é uma das estações mais esperadas e divertidas do ano. No entanto, o calor e a grande incidência de chuvas irregulares  deixa todos alertas contra a dengue. Em Iguaba Grande, a Secretaria de Saúde por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, realiza visitas periódicas às residências da cidade combatendo os focos do Aedes Aegypti.

    No mês de janeiro as equipes visitaram 1.681 residências. Foram identificados 31 focos, a maioria nos bairros Pedreira, Jardim Solares e Sopotó. No ano passado foram realizadas 27.401 visitas domiciliares. Em janeiro de 2014 apenas um caso da doença foi comprovado na cidade. O verão é um período de alerta porque de janeiro a maio a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão, por isso, neste período as equipes vão intensificar as ações de combate nos bairros que concentram a maior quantidade de pessoas.

    “Temos muitos problemas com os moradores, em algumas visitas nós damos todas as orientações, eliminamos os focos e dois meses depois quando voltamos naquela casa percebemos que os moradores não mudaram os hábitos, e daí encontramos outros focos, a maioria deles em pratinhos de planta, por isso, pedimos a compreensão e colaboração de toda a população na luta contra a dengue em nossa cidade para que nenhum caso seja registrado neste ano”, afirmou Leonardo Barbalho, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde.
    Juliana Silva, moradora do bairro Cidade Nova, foi contaminada em 2013 no período do carnaval. “Desde aquele tempo fico de olho nos mosquitos, principalmente quando tem muitos turistas na cidade”, afirmou a moradora.

    Cuidados em casa
    -Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão.
    - Guardar pneus em lugares cobertos.
    - Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas.
    - Limpar os ralos de água pluvial.
    - Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água.
    - Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque
    - Retirar entulhos; desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável.
    Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia