• Click aqui

    Parcerias podem ampliar oferta de cursos profissionalizantes em Cabo Frio



     Representantes de diversos setores comerciais de Cabo Frio se reuniram ontem, durante toda a tarde, no auditório da Associação Comercial de Cabo Frio (Acia), para discutir uma agenda de cursos de qualificação profissional que atenda ao programa Jovem Aprendiz quanto às demandas internas das empresas da região. A ideia do encontro, promovido pela Acia, é fazer com que as empresas que oferecem cursos de qualificação criem novas turmas com base nas necessidades de cada segmento.

    - Temos notado que as empresas de Cabo Frio possuem uma demanda de cursos de qualificação que nem sempre é oferecida pelas instituições que promovem essas atividades, ao mesmo passo em que muitos cursos oferecidos por elas não atendem às necessidades das empresas. Então, o nosso primeiro objetivo com essa reunião era promover um debate entre o Sebrae, Senac e Senai, onde pudéssemos ouví-los e também passar pra eles as necessidades das empresas da região, e conseguimos – afirmou o presidente da Acia, Walmir Leal Porto.
    Para facilitar o trabalho, todas as necessidades de cada segmento serão formalizadas através de um documento que será encaminhado às instituições. Mas uma parceria entre a Acia e a Secretaria de Educação pode ampliar a oferta desses cursos, tendo em vista que a falta de espaço físico para atender à demanda das empresas foi um dos problemas apontados pelas instituições do chamado “sistema S”.
    - A subsecretária de Educação de Cabo Frio, Celma Rosa de Melo Ramos, lembrou que o município possui diversas escolas que não possuem atividades durante a noite, e colocou as salas de aula à disposição para realização de cursos profissionalizantes neste turno. Da mesma forma a Acia também disponibilizou seu auditório para a realização de alguns cursos – anunciou Walmir, lembrando que outras parcerias podem ser anunciadas em breve.
    Ainda na reunião de ontem, os empresários também sugeriram a reativação do Conselho Municipal de Emprego e Renda em Cabo Frio, canal responsável por aproximar empresários, poder público e outras instituições ligadas à geração de emprego e renda na cidade. Também conheceram melhor os trâmites e obrigações do programa Jovem Aprendiz, e tiveram acesso às informações e cursos oferecidos, em Cabo Frio, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
    - Com esta reunião percebemos que a questão dos cursos de qualificação e profissionalizantes, além do programa Jovem Aprendiz, merecem uma discussão maior e aberta aos empresários. Por isso estamos verificando a possibilidade de que estes assuntos sejam o tema do próximo “Café Com Ideias”, previsto para o próximo dia 30 deste mês – comentou Walmir.
    Além dele e da subsecretária de Educação, participaram do encontro de ontem o interlocutor municipal do Pronatec, Francisco José da Costa Almeida; o presidente do Cabo Frio Convention Visitors Bureau, Dulphe Paes de Barros Neto; a representante da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), Isabel Cristina Rodrigues; o presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio, Carlos Cunha; a gerente regional do Sebrae, Ana Claudia Melo Vieira; a gerente do Senac, Verônica Garcia; o coordenador de Turismo da Prefeitura de Cabo Frio, Aldenir Soares; o presidente do Sindcom, Adelson Vargas; o Diretor de Desenvolvimento Profissional da Associação dos Contadores de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, Ademilton Ferreira Dantas; o delegado da Delegacia do CRC da Região dos Lagos, Ramires Rodrigues de Souza; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Armação dos Búzios, João Rafael Fonteneles Abreu e o Coordenador Operacional do Senai, Washington Luiz Alves da Cruz, além do publicitário André Roque, dos diretores da Acia, Warner Pires, Adelício José dos Santos, Ricardo Guadagnin e Jorge Luiz Soares; de Tatiana Castro (representando a Madeireira Ita); Vanessa e Willian Bruce (Secretaria de Turismo) e Elisandra Weigert (Sebrae). 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia