• Click aqui

    Secretaria de Meio Ambiente apresenta Projeto de Inclusão dos Catadores na Casa de Passagem, Cabo Frio.


    Com o objetivo de unir inclusão social e sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento de Cabo Frio apresentou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Inclusão dos Catadores do Braga. A apresentação foi realizada na Casa de Passagem, direcionada ao público acolhido pelo equipamento, vinculado à Secretaria de Assistência Social. A iniciativa busca valorizar o trabalho dos recicladores e promover dignidade, renda e reconhecimento a quem contribui para manter a cidade mais limpa e sustentável.

    O encontro teve como objetivo apresentar a proposta, que está em fase piloto, aos assistidos da Casa de Passagem e explicar as formas de integração ao projeto, que busca mapear, cadastrar e incluir os trabalhadores da coleta seletiva de materiais recicláveis da região.



    Durante a reunião, a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente apresentou o questionário diagnóstico, elaborado em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que será aplicado pelas assistentes sociais para identificar o perfil dos participantes e o interesse em integrar o grupo de recicladores. O formulário aborda aspectos sociais, de saúde e de experiência profissional, além de verificar as condições e o interesse em participar de futuras capacitações e ações de inclusão produtiva. Na oportunidade, os participantes também puderam esclarecer dúvidas.

    O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou a importância da iniciativa, que representa mais um passo na integração entre as políticas de meio ambiente e assistência social da Prefeitura de Cabo Frio. “Nosso compromisso é construir políticas públicas que unam inclusão social e cuidado ambiental. O Projeto de Inclusão dos Catadores é uma oportunidade de promover dignidade e reconhecimento a um grupo que já contribui, de forma essencial, para a limpeza urbana e para a economia circular, que busca reduzir o descarte e reinserir materiais no ciclo produtivo. A intenção é transformar o Braga em referência e, a partir daí, expandir o modelo para outros bairros do município”, disse.

    O projeto é baseado em três pilares: a organização e formalização dos trabalhadores da coleta seletiva, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), permitindo acesso a direitos, equipamentos de proteção e regularização de associações ou cooperativas; a educação ambiental e valorização profissional, com foco na gestão adequada dos resíduos, na qualificação dos participantes e na promoção de práticas sustentáveis; e as parcerias e geração de renda, por meio da integração com o sistema municipal de gestão de resíduos e das ações de logística reversa, ampliando o potencial de reaproveitamento de materiais e de fortalecimento da economia circular.

    De acordo com o coordenador da Casa de Passagem, Thadeu Gomes, o projeto será um marco para o reconhecimento e valorização dos trabalhadores da coleta. “O público atendido pela Casa de Passagem é composto majoritariamente por pessoas em situação de rua, muitas delas já envolvidas informalmente com a coleta e separação de resíduos recicláveis. A implementação desse projeto será muito importante, porque busca oferecer condições dignas de trabalho, apoio técnico e estrutura para que essa atividade possa ser exercida de forma regular, segura e reconhecida pelo poder público”, destacou.

    Elaborado integralmente pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto também contribui diretamente para o cumprimento das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de promover a inclusão socioprodutiva dos recicladores e reforçar o compromisso municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

    A apresentação na Casa de Passagem foi conduzida pelos representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Félix dos Santos e Luiz Ricardo Tanq Gaelzer, e contou com a participação dos gestores da Secretaria de Assistência Social, Gustavo Luiz Lopes da Silva e Thadeu Gomes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia