• Click aqui

    Em Búzios, Vigilância em Saúde rastreia a linhagem do novo coronavírus que circula na cidade.



    A Prefeitura de Búzios, através do COES – Centro de Operações de Emergência em Saúde – divulga nesta terça-feira (19/05), que Búzios é o primeiro município a identificar a linhagem dos tipos de coronavírus que circulam na cidade (229E e NL63). Esta importante descoberta permite avaliar a capacidade do vírus em causar quadros de maior ou menor gravidade na população. O coronavírus do tipo 229E é uma espécie que infecta seres humanos e morcegos. Já o tipo NL63, é uma espécie identificada nos Países Baixos, em 2004, que infecta somente em seres humanos.

    Os coronavírus são conhecidos desde os anos 60 e estão por toda a parte, sendo a segunda causa do resfriado comum. Cientistas reconhecem sete tipos de coronavírus que atingem os seres humanos. Até 2020, estes vírus não apresentavam graves problemas à saúde humana. Há seis anos o COES de Búzios vem monitorando os vírus respiratórios que circulam na cidade. Este monitoramento é fundamental para determinar ações e diminuir o impacto das doenças na população.

    O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Búzios, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, é uma coordenadoria analítica de dados e informações criada para subsidiar as decisões de gestores e técnicos na definição das estratégias e ações para o enfrentamento de emergências em saúde pública, como no combate a COVID-19.

    Vale lembrar que a população tem papel fundamental nesse enfrentamento ao novo coronavírus, através das medidas de prevenção e higiene. Em caso de sintomas de síndrome gripal, as pessoas devem procurar imediatamente o posto de saúde do bairro para evitar a dispersão da doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia