• Click aqui

    Atividades físicas e sociais melhoram a qualidade de vida da Terceira Idade .





    Envelhecer faz parte da vida e não há como driblar essa fase. Mas passar dos 60 anos também não significa ter limitações. Chegar à terceira idade é ter menos compromisso e mais tempo para cuidar de si. E nada melhor do que chegar com saúde e disposição para fazer tudo o que a correria do dia a dia impediu de realizar.

    Em Cabo Frio, a turma do cabelo branco é só alegria, afinal atividade é o que não falta para os assistidos pela Coordenadoria Geral da Pessoa Idosa (COGEPI). Os atrativos vão além dos exercícios físicos, pois existe todo o cuidado para manter a memória viva. São oferecidas aulas de circuito funcional, alongamento, pilates, dança, ginástica rítmica, tango e coral, além de oficina da memória, artesanato, jogos de socialização, passeios culturais e hidroginástica. 

    Segundo o professor Paulo Ricardo de Alves de Oliveira, as atividades desenvolvidas na água são mais saudáveis, pois reduzem o impacto e risco de lesões. Ele lembra que, para os idosos, “atividades físicas como um todo contribuem para o bem estar físico e também ajudam muito a nível psicológico. Eles socializam e fazem novas amizades. É uma forma de resgatar ou melhorar a autoestima e, ainda, contribuir para uma vida mais leve e feliz”.

    O professor recomenda, no entanto, que antes de começar uma atividade física, a pessoa passe por uma avaliação médica. Com o exame em mãos, o assistido passa por um profissional de Educação Física, que vai indicar a atividade mais adequada. A pasta conta com um enfermeiro que afere a pressão dos idosos e fica de prontidão para qualquer eventualidade.

    Uma das assistidas pela coordenadoria é a dona Rita Maria de Oliveira, de 69 anos. Ela começou a fazer hidroginástica há oito meses e, desde então, viu sua vida mudar em todos os aspectos. “Fui fazer aula de hidroginástica por recomendação médica devido a um problema na perna. Cheguei à aula de muletas e três dias depois deixei de usá-las, graças a Deus. Eu sentia muitas dores e não estava aguentando mais. Inclusive cheguei a pedir a morte. Hoje minha vida é outra. A hidroginástica me fez renascer”, contou.

    Para participar das atividades o idoso precisa estar cadastrado na Coordenadoria. Para se cadastrar basta comparecer à sede, na Avenida Teixeira e Souza, n° 2228, São Cristóvão, munido da identidade, CPF, comprovante de residência. Os critérios são ter 60 anos ou mais e ser morador de Cabo Frio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia