• Click aqui

    Não caia em pegadinhas, nutricionista explica como usar caldos e sopas a favor da dieta



    No inverno as sopas entram em destaque, por ser uma preparação mais liquida, saborosa, quente e fácil de fazer. Porém, não se engane! A maioria das sopas contém alta concentração de carboidratos (principalmente as que possuem base de mandioca, batatas, amido de milho e outros tubérculos) e de gorduras (creme de leite, leite, manteiga e queijos amarelos). Natasha Barros, nutricionista esportiva especialista em bodydesigner explica que, além disso, normalmente elas não possuem proteínas que são liquidificadas, fazendo com que as fibras sejam perdidas nesse processo. Por isso, o índice glicêmico é alto e isso eleva sua quantidade de açúcar no sangue e gera picos de insulina, que prejudicam o emagrecimento e favorecem o ganho de gordura.

    Por exemplo, o caldo verde, que possui adição de calabresa, contém elevada quantidade de sódio e nitratos, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos no corpo.

    “As proteínas são importantíssimas para a saciedade, emagrecimento e manutenção da massa muscular. Já as fibras contribuem para melhorar a saúde do intestino, diminuem o colesterol sanguíneo, melhoram seus níveis de açúcar no sangue, além de favorecer a perda de peso. Dentre as opções saudáveis você pode acrescentar proteína na sua sopa, adicionando peito de frango desfiado e carnes cozidas como, por exemplo, o músculo bovino, no qual é uma opção barata e com menor teor de gordura que alcatra, por exemplo. Para acrescentar fibras na receita, a quinoa é uma ótima opção para intolerantes ao glúten, além de ser uma boa fonte de proteínas.” Explica Natasha Barros.

    Além disso, a nutricionista diz que aveia é rica em fibras e importante fonte de vitaminas do complexo B e pode ser usada na preparação. O ingrediente auxilia a função intestinal além de possuir fitoesteróis que ajudam na redução de doenças cardiovasculares (do coração) e de algumas formas de câncer, como por exemplo, colo retal.

    Aproveite o inverno e continue de bem com a balança.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia