• Click aqui

    Anúncio de Lula como ministro da Casa Civil repercute na economia

    A posse do novo ministro da Casa Civil será na manhã de hoje, um dia após a decisão da presidente Dilma Rousseff de convidar Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Pasta já repercutiu mal na economia.
    Após a divulgação da nota oficial do Planalto, o dólar avançou cerca de 2% e a Bovespa caiu quase 1%. “Essa decisão imediata é a ultima cartada do PT, que visa impedir o impeachment da atual presidente, assim como propor novos nomes para buscar alternativas de reverter o cenário de desconfiança que existe no mercado interno e internacional. Porém, Lula está combalido pelo envolvimento em ações duvidosas denunciadas pelo senador Delcídio do Amaral e que estão sendo investigadas pela operação Lava Jato”, analisa o professor Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM).
    Os sinais de desconfiança por parte do mercado começaram a surgir na terça-feira (15), quando a Bolsa caiu significativamente, levando papéis da Petrobrás e do Banco do Brasil a uma queda abaixo de 10% e 20%.
    Segundo o professor, com a economia do País em recessão, o cenário econômico está tomado por desconfiança, e Lula, dentre as suas novas missões, terá de reverter o quadro atual para os empresários no mercado nacional e internacional, mostrando que o Brasil pode retomar o crescimento econômico.
    O presidente no Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, já está realizando algumas manobras para conseguir conter a desconfiança do mercado, ressalta Reginaldo Gonçalves. “A preocupação faz parte do cenário vislumbrado por Tombini, em especial a preocupação com uma possível liberação e ampliação do crédito, baixa acentuada da taxa de juros e utilização das reservas internacionais. Isso configuraria uma política econômica de desespero e, certamente, alimentaria a inflação”, pondera o professor.
    Ao falar sobre a decisão de Dilma, o especialista analisa como deve ficar o cenário político. “A nomeação deverá aumentar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para a continuidade das investigações sobre as acusações contra o ex-presidente Lula”.
    Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia