• Click aqui

    Oficina da Memória abre inscrições


    Serviço destina-se aos idosos da Região dos Lagos

    Desenvolver estratégias para facilitar o dia a dia, por meio de jogos, dinâmicas e exercícios. Esta é a proposta da Oficina da Memória, que está sendo implantada pelo Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Veiga de Almeida (SPA-UVA), em Cabo Frio. As atividades destinam-se aos idosos da Região dos Lagos e as inscrições podem ser feitas no campus, na Estrada das Perynas, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

    A coordenadora do serviço, professora Juliana Fernandes, explica que a oficina está aberta a pessoas com 60 anos ou mais e não restringe-se aqueles que já apresentam algum tipo de dificuldade cognitiva. Juliana lembra que situações como dificuldade na hora de pagar uma conta, esquecimentos frequentes e prejuízos nas funções básicas cotidianas são sinais de alerta. “As dificuldades de memória podem estar relacionadas a fatores orgânicos ou a própria condição de vida, como estresse, depressão e ansiedade”, destaca Juliana. A oficina funcionará em grupo, com um encontro semanal, e o interessado paga uma taxa simbólica pelo serviço. Não é necessário encaminhamento de outro profissional de saúde.

    Demais serviços
    O Serviço de Psicologia Aplicada oferece à comunidade atendimento clínico para todos os públicos e faixas etárias. Além da terapia individual, também são atendidas famílias e casais. Uma das novidades para este semestre é a equipe de neuropsicologia, voltada a crianças e adultos com alguma dificuldade cognitiva, entre elas, suspeita de TDH, autismo e retardo mental. Outras equipes em atividade são as de psicopedagogia, que propõe intervenções para crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, e a de orientação profissional, que ajuda o cliente a construir o caminho da escolha profissional de maneira assertiva. O SPA possui, ainda, convênio com entidades públicas e privadas em diferentes áreas, entre elas jurídica, hospitalar, esportiva, comunitária e de saúde mental.

    Para ser atendido, o interessado deve preencher ficha na clínica e aguardar a marcação da primeira consulta. O atendimento é realizado por alunos de Psicologia que estão concluindo a graduação, sob a supervisão de professores especialistas e com comprovada experiência na área.   

    Acesso
    Para chegar à Universidade, quem utiliza transporte público pode pegar a linha 334 (Contorno X Universidade), que tem ponto final no campus. Quem utiliza outras linhas, deve descer nas avenidas América Central ou Joaquim Nogueira, nas imediações da antiga Sendas. A partir do ponto de ônibus do cruzamento da Sendas, a Universidade oferece transporte gratuito, percorrendo toda a Estrada das Perynas, em intervalos de aproximadamente 20 minutos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia