• Click aqui

    Programa de Combate e Prevenção ao Tabagismo continua em Arraial .

     O tabagismo, assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool, está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer. Em Arraial do Cabo, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com Programa de Combate e Prevenção do Tabagismo, que já beneficiou muitos dependentes da nicotina.

    De acordo com o coordenador do programa, o psicólogo Wilson Zózimo, para participar a pessoa tem que estar decidida a parar de fumar.  “Qualquer pessoa que quiser para de fumar é bem vinda em nossos grupos. Aqui ela aprenderá estratégias para driblar a vontade de fumar”, afirma.

    O programa é desenvolvido em parceria pelas três instâncias governamentais: federal, estadual e municipal e visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao cigarro, no país.

    Totalmente gratuito, oferece um tratamento que é desenvolvido nos oito postos de saúde do município, com quatro reuniões mensais de uma hora e meia. Após as palestras, a pessoa deve eleger um dia para parar de fumar; em seguida ela recebe uma receita com a medicação adequada. O programa completo tem duração de 3 meses.

    No Posto de Saúde Prainha II, seis pessoas já estão inscritas para participar do programa neste semestre. A segunda reunião do grupo está marcada para a próxima sexta-feira (19), no posto. No entanto, ainda há vagas disponíveis para pessoas interessadas em participar do programa em outros postos da cidade que são os seguintes:
    Unidade de Saúde da Família - Morro da Boa Vista; Unidade de Saúde da Família – Sabiá; Unidade de Saúde da Família Hermes Barcelos - Sítio; Unidade de Saúde da Família Juarez Félix Cardoso - Morro da Cabocla; Unidade de Saúde da Família - Monte Alto; Unidade de Saúde da Família da Prainha; Unidade de Saúde da Família Prainha II e Unidade de Saúde da Família Tereza Vieira Franciscone – Figueira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia