• Click aqui

    Ceman de Cabo Frio passa por reformas e está de portas abertas.

    Cerca de 800 pessoas são atendidas por mês no Ceman

    O Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman) passou por uma série de reformas nos últimos dois meses. A unidade recebeu pintura nova, além de reparos nas instalações. O objetivo é oferecer um atendimento em um local adequado em que o paciente se sinta bem.

    A unidade atende a cerca de 800 pessoas por mês. Desse total, 90% são mulheres, que foram encaminhadas ao centro para tratamento de algum transtorno alimentar. Segundo a diretora do Ceman, Flávia Braga, os casos mais comuns são a compulsão e a obesidade.

    - Esses pacientes precisam realmente de um acompanhamento especializado e por isso essas pessoas são encaminhadas ao Ceman. A nossa equipe abraça o paciente para que ele se sinta acolhido e consiga avançar no tratamento, explica a diretora.

    A primeira consulta é sempre marcada com uma nutricionista que irá analisar o paciente, determinando o tratamento a ser realizado. Nos casos mais simples, que envolvem sobrepeso, desnutrição ou baixo peso, o acompanhamento é feito pela nutricionista, que orienta para a boa alimentação, prepara os cardápios e auxilia o paciente a ter disciplina ao se alimentar.

    Nos casos mais complexos, onde estão incluídos a bulimia, a anorexia e a obesidade, o paciente é encaminhado para a equipe de transtorno alimentar, que é composta por psicólogo, nutricionista, psiquiatra, cardiologista e fisioterapeuta. Essas pessoas recebem orientação sobre a melhor forma de lidar com as dificuldades alimentares, e com os fatores psicológicos que as levam a esse desequilíbrio.

    O centro também atende alguns pacientes em domicílio. São pessoas com obesidade mórbida, por exemplo, ou que possuem alguma limitação para se locomover até o Ceman. Outro projeto que será desenvolvido no Ceman são os grupos de apoio. Essas reuniões acontecerão no próprio centro, e uns dos objetivos são o relacionamento social e a interação entre os participantes.

    - Vamos ter o grupo terapêutico que servirá como apoio para as pessoas que já não necessitam mais do atendimento individual, e também, o grupo de incentivo, que funcionará como uma manutenção do tratamento, estimulando os pacientes a seguirem sozinhos, afirma.

    Para aperfeiçoar ainda mais o atendimento na unidade de saúde, sete profissionais que atuam no Ceman irão participar entre os dias 25 e 28 de junho, do Congresso Brasileiro de Transtorno Alimentar e Obesidade, em São Paulo.

    - Nosso objetivo é aprimorar os nossos conhecimentos para saber lidar melhor com os problemas e pacientes que nos procuram. É a primeira vez que uma equipe do Ceman participa de um encontro como esse e a partir de agora estaremos sempre procurando nos aperfeiçoar, disse a diretora.

    O Ceman fica localizado à Rua Professor Edilson Duarte, n° 136, bairro Jardim Caiçara. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda à sexta. 

    Um comentário:

    1. Boa tarde!!! Estou em revoltada com tanta violência, meu filho e mais duas amigas vindo da Escola agora atarde foi assaltado por um homem aparentando ter 18 anos, ele levou o celular das meninas e o fone do meu filho. O assalto foi Na Avenida Vereador no Braga Cabo Frio próximo da esparro center. O bandido falou que se eles ñ passasse as o que ele queria que ele ia atirar... Meu Deus cuida de cada um de nós pq tá complicado. Obrigada. Aline Tavares

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia