• Click aqui

    I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguaba Grande aconteceu nesta quarta



    Encontro elegeu delegados para representar o Conselho na Conferência Estadual

    Nesta quarta, dia 13 de outubro, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, promoveu a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro contou com a presença especial das palestrantes Laura Maria Monteiro e da Pedagoga e Educadora Social, Giselle Serra.

    O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, COMDEF, se efetivou no município a partir do primeiro Fórum que foi realizado no mês de setembro, no qual buscava desenvolver estratégias e planejamentos para a execução e criação do Conselho em Iguaba Grande.

    Além de ser o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, definir, planejar e avaliar as políticas públicas destinadas à pessoa com deficiência, o COMDEF, tem também o papel de facilitar o acesso à informação e fiscalizar os bens e serviços disponibilizados para estes usuários através de um conjunto de informações sobre seus direitos.

    “Esse Conselho é um órgão autônomo que apenas possui a logística da Secretaria de Trabalho e Ação Social. Ele foi criado no mês passado e mesmo assim já apresenta toda a estrutura necessária para dar seguimento nos planejamentos que nos são estipulados”. Declarou a Coordenadora Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguaba Grande, Leda Borges.

    O encontro foi dividido com a formação dos grupos para a discussão dos três eixos temáticos destacando o primeiro sobre “A Identidade de Gênero e Raça, Diversidade Sexual e Geracional”, o segundo sobre “Órgãos gestores e de instâncias de participação social” e o terceiro a “Interação entre os poderes federados”.

    “Primeiramente precisamos entender que existem pessoas com deficiência em todos os gêneros e que se representam com características e peculiaridades distintas, que também precisam ser discutidas. Com a formação dos grupos nós vamos pontuar todos os problemas e soluções para cada seguimento”,
    . Destacou a palestrante do primeiro eixo, Laura Maria Monteiro.

    “Essa primeira Conferência desempenha um marco em nosso município, estamos aqui para cumprir o que a lei determina e fazer valer os direitos dessas pessoas, além de exercermos o papel de alcançar meios para que todas essas políticas sejam implementadas com êxito em Iguaba Grande”. Afirmou a Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Nara Azeredo.

    De acordo com a Lei 13146/07/15, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia