Novembro Azul terá ações de prevenção e promoção da saúde do homem em Cabo Frio


Novembro Azul terá ações de prevenção e promoção da saúde do homem em Cabo Frio

Programação inclui atendimentos nas unidades de saúde, atividades em empresas, palestras e ações em parceria com a Assistência Social e a Secretaria da Melhor Idade

A Prefeitura de Cabo Frio montou uma programação variada para celebrar o Novembro Azul no município. O mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata terá uma série de açõoes para estimular o autocuidado, o acolhimento e o acesso da população masculina aos serviços oferecidos pela rede pública municipal, incluindo consultas e exames.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, as atividades serão realizadas nas unidades da Atenção Básica de Saúde (ESFs e UBS), mas também em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Também estão previstas as chamadas “atividades extramuros”, junto aos funcionários de empresas privadas e instituições do município.

A programação também prevê uma participação, no dia 16 de novembro, em uma atividade promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), fortalecendo a articulação e a troca de experiências sobre as políticas de atenção à saúde do homem.

A abertura será nesta terça-feira (3), das 9h às 12h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, com o encontro “Homem que se cuida, homem que respeita”. O evento é destinado a médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e ao público em geral. A programação terá palestras com profissionais das áreas de Urologia e Psicologia, que abordarão doenças prevalentes na saúde masculina e a violência contra a mulher, respectivamente.

As inscrições para o evento de abertura continuam abertas e podem ser feitas pelo formulário on-line ( https://forms.gle/We2um8f9aMfUtzxb6)

A secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Sandra Rabelo, destaca que a campanha é uma oportunidade para aproximar os homens dos serviços públicos de saúde e incentivar a prevenção.

“O Novembro Azul é um chamado à conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde, buscar orientação e manter os exames e acompanhamentos em dia. A Atenção Básica é a porta de entrada do sistema de saúde e está preparada para acolher essa população, oferecer o primeiro atendimento e realizar os encaminhamentos necessários, quando houver indicação”, explica.

Confira a programação do Novembro Azul 2026

3 de novembro – Abertura da campanha

Evento: Homem que se cuida, homem que respeita

Horário: das 9h às 12h

Local: auditório da Universidade Estácio de Sá

Palestras nas áreas de Urologia e Psicologia.

Inscrições: formulário on-line ( https://forms.gle/We2um8f9aMfUtzxb6.)


5 de novembro

7h – Saúde no Trabalho | Empresa Engelmig: consulta de Enfermagem, testes rápidos, teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativos.

9h30 – Envelhecimento Ativo | Secretaria da Melhor Idade: abertura do Novembro Azul e roda de conversa sobre saúde masculina.

9 de novembro

9h – Ação em Saúde com o CRAS Praia do Siqueira: consultas de Enfermagem, teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativos.




10 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

9h – ESFs Maria Joaquina e Florestinha

10h – ESF Guarani

14h – ESFs Gamboa e Tangará

14h30 – ESF Boca do Mato

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




11 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

8h30 – ESF Praia do Siqueira

9h30 – ESF Jardim Peró

10h – UBS Monte Carlo e ESF Samburá

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




12 de novembro

9h – ESF Caminho de Búzios: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.

10h e 15h – Saúde no Trabalho | Empresa Salineira: palestras e orientações em saúde, teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial.




16 de novembro

Participação em atividade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).




17 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

9h – UBS Unamar

10h – ESF Monte Alegre

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




18 de novembro

8h – Casa de Passagem: ação de saúde voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade, com testes rápidos, orientações de Enfermagem, aferição da pressão arterial, medição da glicose e encaminhamentos.

9h30 – ESFs Jardim Nautillus e Jacaré: rodas de conversa, consultas, exames e testes rápidos.




19 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

9h – ESF Peró, UBS Watson Tavares e UBS Colônia dos Pescadores

9h40 – ESF Vila Nova

Atividades: rodas de conversa, consultas, exames e testes rápidos.




23 de novembro

9h – Saúde no Trabalho | Empresa Ricamar Pneus: orientações em saúde, teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, imunização e distribuição de preservativos.




24 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

9h30 – ESF Jardim Caiçara e UBS Itajuru

10h – ESF Vila do Sol

14h – ESF Nova Califórnia

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




25 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

7h – ESF Parque Burle

9h – ESF Porto do Carro e UBS Vila do Ar

10h – ESF Manoel Corrêa

14h30 – ESF Cajueiro

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




26 de novembro – Ações nas unidades da Atenção Básica

9h – ESFs Botafogo e São Jacinto

Atividades: rodas de conversa, consultas de Enfermagem e médicas, solicitação de exames e testes rápidos.




27 de novembro

9h – ESFs Araçá e Angelim: rodas de conversa, consultas, exames e testes rápidos.

Café Azul | Secretaria da Melhor Idade: momento de integração, acolhimento e valorização do cuidado contínuo. Horário a definir.

Programação sujeita a alterações.

Comentários