• Click aqui

    Prefeitura de Cabo Frio realiza operação de fiscalização contra construções irregulares no bairro Foguete.




    Área pública foi retomada pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio de forças integradas de fiscalização

    A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (25), uma operação de fiscalização ambiental no bairro Foguete. A ação foi conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, com apoio da Guarda Marítima e Ambiental, da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da equipe de Fiscalização de Obras e da Coordenadoria de Saneamento, vinculadas à Secretaria Municipal da Cidade.



    Durante a vistoria, os agentes identificaram irregularidades em áreas públicas e particulares. Na região conhecida como “Cancela 5”, uma edificação já embargada foi novamente flagrada em andamento, mesmo sem qualquer tipo de licenciamento ambiental, urbanístico ou autorização municipal. Além da irregularidade da obra, o responsável realizou avanços sobre área pública, incluindo abertura de passagem para pedestres e veículos, instalação de cercamento e construção de passeio sem permissão. O local também está sujeito às normas de proteção do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), por se tratar de área de interesse histórico e ambiental.



    Como medida imediata, a Secretaria de Meio Ambiente removeu as intervenções irregulares que direcionavam o acesso exclusivo à residência, retirando pedras e outros elementos instalados indevidamente. A área verde foi recomposta com o plantio de mudas nativas, medida de recuperação ambiental também prevista pelo programa "Cabo Frio Educada". A equipe também vistoriou outra área pública onde havia indícios de construção irregular de uma cisterna, adotando medidas de orientação e restauração ambiental, com novos plantios.

    O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, reforçou o compromisso do município com a proteção das áreas públicas e das zonas de preservação ambiental.

    “Nosso trabalho é garantir que o patrimônio ambiental e urbano da cidade seja respeitado. Áreas públicas não podem ser apropriadas de forma irregular. Vamos continuar atuando firmemente, recuperando o que foi degradado e coibindo novas invasões”, afirmou.


    A Prefeitura reforça que intervenções em áreas públicas, ocupações e obras executadas sem licenciamento configuram infrações sujeitas a embargo, autuação, multas e demais medidas administrativas previstas na legislação ambiental e urbanística. A população pode contribuir denunciando irregularidades pelos canais oficiais: telefone (22) 3199-1200, e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou diretamente à Guarda Civil Municipal pelo número 153.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia