Rede municipal celebra identidade cabo-friense com o projeto Meu Lugar, Minha História
Evento reuniu cerca de 500 estudantes no Morro da Guia em atividades que uniram história, cidadania e cultura local
Cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram, neste sábado (6), do projeto “Meu Lugar, Minha História”, realizado no Morro da Guia. A iniciativa aproximou os estudantes da história e da cultura local, promovendo vivências que fortaleceram o pertencimento e a valorização da identidade cabo-friense.
Os participantes representaram a diversidade da rede municipal: alunos das escolas das comunidades quilombolas, do bairro Santo Antônio, além das demais unidades localizadas no Grande Jardim, Jacaré e Gamboa. A integração garantiu que estudantes de diferentes territórios conhecessem mais sobre a história da cidade, aprofundando laços com a cultura local.
O encontro teve início com o hasteamento da bandeira e cantata do Hino Nacional, em um momento de valorização da cidadania e da identidade cultural em celebração ao 7 de setembro, Independência do Brasil. O bandeirão do município também ganhou destaque durante todo o trajeto até a chegada ao topo do Morro.
Em seguida, os estudantes participaram de um passeio pelos principais pontos turísticos de Cabo Frio, acompanhados por guias turísticos, que apresentaram curiosidades e detalhes históricos da cidade. O circuito incluiu visitas ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), Parque Municipal Dormitório das Garças Walter Bessa, Projeto Albatroz, Museu do Surf e Praia do Forte, onde o percurso foi finalizado com exposição da bandeira do município e encontro no Canto do Forte. Para fechar a programação, os alunos participaram de um almoço na Escola Municipal Prof.ª Márcia Francesconi.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Dr. Serginho destacou o momento de celebração.
“É uma alegria enorme poder estar aqui neste momento em que a gente está comemorando a independência do Brasil. Plantar a semente por um país melhor é um compromisso de cada um de nós e começa dentro de casa, respeitando os pais, valorizando os professores e cuidando da nossa cidade. Meu agradecimento a todos os educadores aqui presentes por auxiliarem a gente na transformação da vida dessas crianças com produção de uma consciência da onde a gente quer chegar, resgatando neles o amor pelo nosso país e pela nossa cidade”, afirmou.
Presente em toda a programação, o secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, comemorou a realização do projeto.
“Ver alunos de diferentes territórios participando desse momento é a prova de que a educação transforma e aproxima. O contato direto com os pontos históricos, o convívio entre escolas fortalece a integração da rede e amplia o olhar dos estudantes sobre a cidade em que vivem. É uma experiência que, sem dúvida, ficará marcada na vida de cada um deles”, disse.
Entre os alunos participantes esteve David Júnior Oliveira, de 12 anos. O estudante integra o 5º ano da Escola Municipal Araçá, unidade quilombola da zona rural. “Eu adorei participar, ver o Morro da Guia e a Praia do Forte. Foi um dia muito legal e muito importante para mim e para a nossa escola”, contou.
“Estamos muito felizes e gratos por essa oportunidade. Nossa unidade quilombola tem 54 anos de história e ver essa alegria dos nossos alunos não tem preço. Muitos deles nunca tinham subido o Morro da Guia ou participado de um ato cívico como esse. Esse projeto foi extremamente importante para que nossas crianças conheçam e valorizem os pontos históricos da nossa cidade”, complementou a diretora da escola, Magda Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário