As atividades tiveram como objetivo promover o acolhimento, a informação e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade
O “Ônibus Lilás” chegou na manhã desta quarta-feira (17), em Tamoios. A unidade móvel ficou estacionada na porta do Ginásio Poliesportivo para um atendimento exclusivo para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria-Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro.
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel equipada com duas salas de atendimento, que oferecem apoio jurídico, psicológico e social, além de atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.
A secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, destacou a importância da iniciativa. O ônibus móvel itinerante tem percorrido diversos municípios do estado, reforçando o acesso a políticas públicas e serviços de proteção às mulheres.
“Esta é uma ação de cidadania, dando apoio às mulheres que enfrentam violência e garantindo acesso a direitos fundamentais. Além de levar serviços e informações, a presença do Ônibus Lilás em Tamoios representa um importante gesto de compromisso social com a promoção da igualdade”, afirmou.
Além dos serviços de escuta e acolhimento, a população também recebeu acesso aos serviços, com a participação de outros órgãos estaduais parceiros, como Fundação Leão XIII, da Defensoria Pública e OAB Mulher. A ação do município ofereceu exame de vista, serviço de saúde, com informações para a prevenção de doenças e planejamento familiar, além de sub registro, renovação de documentos e estande com a presença de profissionais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), de Cabo Frio.
A programação incluiu muita conversa sobre direitos das mulheres, distribuição de materiais informativos e atendimento psicossocial individualizado. A ação integra o compromisso de ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas de enfrentamento à violência e de fortalecimento da autonomia.
Moradora de Tamoios, Lucimar Curgêncio, 60 anos, foi ao evento para aproveitar os serviços oferecidos. “A pendência de agendar a segunda via da minha carteira de identidade, agora no novo modelo”.
Com a visão bem cansada, Lucimar ainda fez um exame de vista e descobriu que precisa usar óculos. “É muito bom ter esses serviços perto de casa”, comentou.
Fotos: Wislei Rabello
Nenhum comentário:
Postar um comentário