Na manhã deste domingo (17), a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu uma visita guiada às ruínas da antiga vila de salineiros das Salinas Trapiche, que faz parte do grupo Salinas Pereira Bastos e encerrou suas atividades com a produção de sal em 2012. Cerca de 70 pessoas participaram da atividade, entre autoridades, representantes da sociedade civil e integrantes das Secretarias de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.
Entre os participantes estavam dois ex-salineiros, nascidos e criados na antiga salina, que dedicaram toda a sua vida à atividade. Eduardo Ribeiro, ex-salineiro e filho de salineiro, traz estampado na pele o amor pela profissão que exerceu com dedicação e carinho. Já Joseli Batista, o outro ex-salineiro, atualmente trabalha com turismo e enxerga uma grande oportunidade no fortalecimento do turismo histórico-cultural.
Durante a visita, a secretária Ingrid Silveira ressaltou a importância de manter viva a memória cabista, destacando o valor do patrimônio histórico e cultural do município. Ela enfatizou que a preservação do meio ambiente deve caminhar lado a lado com o incentivo ao turismo de experiência.
“Valorizar a nossa cultura e manter viva a nossa memória é essencial para que as futuras gerações conheçam e respeitem a história de Arraial do Cabo. O turismo de experiência nos permite vivenciar essa história de forma única, proporcionando aos moradores e visitantes uma conexão real com nossas tradições, sempre com a responsabilidade de preservar o nosso meio ambiente”, afirmou a secretária.
Roberto Celano, sócio da empresa proprietária do local, reforçou que a empresa não medirá esforços para preservar a memória do espaço em parceria com a prefeitura e cogita, no futuro, a abertura do Museu do Sal, contribuindo para a valorização da história e cultura de Arraial do Cabo.
Neste Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a visita reforça que a história de Arraial do Cabo não é apenas lembrança do passado, mas um legado vivo que inspira, preserva e conecta gerações, celebrando a memória e a identidade de toda a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário