Os primeiros acordes da nova turma de música da Guarda Mirim de Arraial do Cabo já começaram a soar. Com 20 novos aspirantes, a segunda classe do projeto, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, iniciou oficialmente suas aulas.
Quem comanda essa jornada é o Maestro Walker, já conhecido dos cadetes, que há cerca de dois anos atua com a Guarda Mirim. Ele é responsável por ensinar os instrumentos de sopro, como trompete, trombone, sax e flauta. Agora, o time ganha reforço com o Maestro Wel Gomes, que vai assumir as aulas de percussão, fanfarra e banda marcial. Bumbo, caixa, prato e escaleta também entram no repertório.
As três primeiras aulas são de iniciação musical. Os alunos conhecem os instrumentos, experimentam sons e descobrem com qual querem se conectar. “É um processo de escuta, de descoberta. Eles vão entender o que é a música e que papel querem ocupar dentro dela”, explica Jefferson Lima, coordenador da Guarda Mirim. Após o recesso escolar, começam as aulas teóricas e os ensaios técnicos, com partitura, sopro, ritmo e muita disciplina.
A expectativa é que os novos talentos se juntem à formação principal da Guarda Mirim, que emocionou o público durante o desfile dos 40 anos de Arraial do Cabo. E já tem veterana inspirando os novatos! A aluna Laura, que começou no ano passado, seguirá agora em uma trilha mais avançada no violino.
Já podemos imaginar o brilho dessa turma nos próximos desfiles da cidade. Para ser um Guarda Mirim em Arraial do Cabo, é necessário participar de um processo seletivo periódico. Fique de olho no Diário Oficial do município para acompanhar quando será o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário