Dois alunos da Rede Municipal de Arraial do Cabo participam da etapa classificatória para a 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (ObaFog). Ambos estudantes fazem parte do Projeto Atcheza, do Núcleo Tecnológico Municipal, da Subsecretaria de Ciências e Tecnologia. Na sexta-feira (16), sob a coordenação da professora Ana Paula Góes, eles realizaram os lançamentos dos foguetes no gramado do Estádio Municipal Hermes Barcellos.
A ObaFog faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). De acordo com o regulamento da competição, para se classificar na etapa eliminatória, cada foguete tem que alcançar 100 metros de distância. Os lançamentos foram registrados em vídeo, em área com medidores que comprovaram a distância atingida pelos foguetes. Ambos projetos ultrapassaram a marca de 100 metros.
Os estudantes participantes são: Paulo Henrike Soares Gomes, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto, e Javier Emiliano Salles Sanders, do Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar. Os dois confeccionaram os próprios foguetes usando garrafas pets e fitas adesivas. A base de lançamento, que é feita de cano PVC, foi produzida sob orientação da professora Ana Paula Góes.
Essa não é a primeira competição que Arraial do Cabo participa. No ano passado, a equipe Atcheza XY, composta por alunos da Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, conquistou o 1º lugar na categoria 4 da Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (Orlafog), realizada em Armação dos Búzios.
“Atividades como essa reforçam o ensino prático das ciências entre os nossos alunos. Primeiro realizamos testes e depois os lançamentos valendo classificação. O foguete de ambos ultrapassou a marca dos 100 metros. Os dois já estão inscritos na plataforma da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia. Na segunda etapa, eles vão concorrer em nível nacional. O resultado será divulgado no dia 31 de maio”, conta a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário