FOLIA ORGANIZADA: Arraial do Cabo faz balanço da segurança no Carnaval
Foram quatro dias intensos de festa, sol e mar. Mas enquanto milhares de foliões aproveitavam cada momento, a Prefeitura de Arraial do Cabo trabalhava 24 horas para garantir que a cidade seguisse organizada e segura.
A Secretaria de Ordem Pública, Posturas e Fiscalização recebeu, em média, 30 denúncias diárias, somando 150 ocorrências durante o Carnaval. Entre os problemas mais comuns, estavam o comércio ambulante irregular, som alto e ocupação indevida de calçadas e vias. Ao todo, 80 autuações ou notificações foram registradas.
Mas a atuação não se limitou à fiscalização. Cerca 100 ofícios informativos foram distribuídos a ambulantes e comerciantes, reforçando regras como a proibição de garrafas de vidro e caixas de som nas praias.
Praias cheias, águas seguras
O Corpo de Salvamento Marítimo, da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), atuou incansavelmente para proteger banhistas. Durante o Carnaval, foram registradas 1.446 prevenções, evitando acidentes antes que eles acontecessem. Ainda assim, 124 ocorrências de afogamento exigiram intervenção direta dos guarda-vidas. Além disso, 43 crianças que se perderam foram encontradas e devolvidas às famílias.
Trânsito sob controle, apesar dos desafios
A Coordenadoria de Trânsito trabalhou desde o dia 24 de fevereiro, com interdições para montagem de palcos e organização da cidade para os blocos. As equipes deram suporte a eventos como o desfile do CarnAPAE e os shows nas arenas, além de interdições pontuais para blocos de rua e eventos religiosos.
Mesmo com um grande volume de veículos, apenas quatro colisões foram registradas na RJ-140, e uma no perímetro urbano. O maior desafio ficou por conta do Pontal do Atalaia, que teve trânsito intenso entre 7h e 8h, além da ponte da Praia do Pontal, onde o fluxo exigiu atenção redobrada. Ao final da operação, duas placas de sinalização foram encontradas vandalizadas.
Atuação integrada garantiu segurança e suporte à população
As equipes da Guarda Municipal, ROMU, reforço na segurança, e demais órgãos de segurança deram suporte em diversas situações, desde acidentes na RJ-102 até o resgate de um menino perdido na Prainha. A Patrulha Maria da Penha atendeu quatro chamados, que resultaram em registros na 132ª DP, além de prestar assistência a uma idosa vítima de maus-tratos.
Pelas ruas da cidade, 36 veículos foram removidos ao depósito público, e 220 infrações de trânsito foram registradas.
O projeto "S.O.S. Criança", da SEMUSP, distribuiu pulseirinhas de identificação para os pequenos, facilitando reencontros em casos de desaparecimento. Já no combate a queimadas nos distritos, as equipes agiram rapidamente para evitar danos maiores.
Na estrada, oito animais foram resgatados. A cidade não registrou acidentes envolvendo animais de grande porte.
A cidade já está se preparando para os próximos eventos, mantendo o compromisso com a organização, a segurança e a qualidade da experiência para moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário