• Funtec Ambiental e Marinha do Brasil preparam o retorno dos aquários para o Museu Oceanográfico de Arraial do Cabo


    Aquários vão comportar espécies marinhas nativas da costa cabista, além de fomentar a educação ambiental e preservação da biodiversidade

    A Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (FUNTEC Ambiental), em parceria com a Marinha do Brasil, está preparando o retorno dos aquários para o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Na última quarta-feira (19), a equipe da FUNTEC Ambiental, liderada pelo presidente Ronnie Plácido, reuniu-se com a diretora do Museu Oceanográfico da Marinha, Segundo-Tenente Marina Montenegro, e com o diretor do IEAPM, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sandro Baptista Monteiro.



    A reunião, realizada na sede do Instituto, na Praia dos Anjos, serviu para apresentar o local destinado à instalação dos novos aquários. A FUNTEC Ambiental iniciará, em breve, contato com o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquáRio) para solicitar apoio técnico na instalação dos aquários de água salgada, que abrigarão espécies marinhas locais. Além do presidente da Funtec, estavam presentes a diretora de projetos oceanográficos da fundação, Yaci Gallo Alvarez, e a supervisora de projetos de mar, Dora Barbalho.


    O presidente da Funtec Ambiental, Ronnie Plácido, destaca a importância da volta dos aquários para o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil em Arraial do Cabo.

    “Esse foi um pedido do prefeito Marcelo Magno, para que a Funtec Ambiental atuasse nessa questão, viabilizando o retorno dos aquários para o Museu Oceanográfico, que será de grande importância tanto para a preservação da biodiversidade marinha quanto para a educação e divulgação científica. Com os aquários em funcionamento, o museu fortalece sua missão de aproximar o público da fauna marinha local, permitindo que visitantes e pesquisadores conheçam de perto espécies endêmicas da região. Essa conexão não apenas enriquece o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos, mas também estimula a conscientização sobre a necessidade de sua preservação, destacando os impactos de ameaças como a pesca predatória e a poluição.Dessa forma, o museu se consolida como um importante ponto de referência para estudantes, pesquisadores e visitantes interessados na vida marinha da costa brasileira, promovendo o turismo científico e educacional”, finaliza o presidente da Funtec Ambiental.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia