Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca apreenderam na noite desta quarta-feira (27) dois balões com cerca de oito metros, uma bandeira de 10 metros e cinco pássaros silvestres que estavam dentro de gaiolas em Saquarema, na região dos lagos. Os agentes chegaram ao local após denúncia do programa Linha Verde (0300 253 1177) – canal do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
De posse da informação que mencionava um bar localizado na Rua José Mendes, na Basiléia, onde o responsável costumava confeccionar balões, os agentes da 6ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental se deslocaram ao estabelecimento e assim que chegaram ao local, constataram a veracidade da denúncia.
Em uma bancada de vidro, os policiais observaram a existência de balões já prontos para soltura, aves em cativeiro e uma bandeira que seria utilizada em um dos balões. Ao ser questionado, o responsável informou não possuir nenhuma documentação para a criação das aves, tampouco autorização para produzir balões. Por estar em desacordo com o artigo 42 e 29 da lei 9605/98, os policiais procederam com o acusado à 124ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Vale ressaltar que desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou mais de 20 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ, sendo 183 sobre balões, um aumento de 57% com relação ao ano anterior, onde foram recebidas 116 informações sobre o tema.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário