• Em Cabo Frio, aluno é diagnosticado com "varíola do macaco". Escola suspende aulas. Saiba como transmite e os sintomas.

    Imagem de internet. Ilustrativa

    Na tarde de segunda feira (23), a mãe de um aluno da Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo recebeu uma mensagem pelo whatsapp, no grupo de pais de alunos, informando que um aluno da unidade foi diagnosticado com a varíola do macaco. Assustada enviou a mensagem para nossa redação:


    "Boa tarde!
    Informamos que as aulas foram suspensas no turno da tarde no dia de hoje, porque recebemos um atestado de um aluno diagnosticado com MPOX (varíola dos macacos). A escola passará por uma sanitização, por esse motivo não haverá aula amanhã (24/09) para os dois turnos.
    Atenciosamente,  A Direção."

    Imediatamente entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio que então respondeu com a seguinte mensagem :

    "A Escola Municipal Antônio da Cunha, logo que recebeu a informação entrou em contato com a vigilância sanitária para verificar os protocolos.
    Estamos agendando a desinfecção da escola. As aulas foram suspensas e a equipe da saúde está buscando mais informações para atuar junto à comunidade escolar. O aluno é morador de São Pedro da Aldeia. Ele foi diagnosticado na UPA daquela cidade. Segundo informações, a vigilância de São Pedro ainda não está ciente da situação"

    Fechando a mensagem. Fique Bem informado.





    Transmissão

    A varíola dos macacos é transmitida pelo monkeypox, vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família Poxviridae, e é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a OMS.

    A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos. 

    Sintomas

    A OMS descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia