• Capitania dos Portos suspende embarque e desembarque nas Prainhas do Atalaia e Prefeitura de Arraial vai propor TAC, em favor dos barqueiros e pescadores.

    Na manhã de segunda feira (02) a Marina dos Pescadores, em Arraial do Cabo, ficou agitada com a proibição de embarque e desembarque nas Prainhas do Pontal do Atalaia. A suspensão  das atividades nesta praia foi imposta pela Capitania dos Portos.  O motivo, segundo a portaria publicada, visa a segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana no mar e da prevenção a poluição hídrica. 

    São centenas de famílias que dependem desta atividade e tem nas Prainhas um grande movimento pesqueiro e turístico.

    A suspensão das atividades é por tempo indeterminado até que medidas de prevenção sejam instaladas no local. 

    Os barqueiros que vivem da atividade turística e de pesca ficaram atônitos e decidiram se manifestar para mostrar seu descontentamento. "No circuito de passeio de barco essa praia é uma das mais importantes." Destacou um deles. 



    A prefeitura Municipal de Arraial, entendendo a necessidade de se manter a atividade dos barqueiros, o sustento das famílias,  principalmente nesta época do ano, está entrando em contato com a Capitania dos Portos para entender a dificuldade e também propor um Termo de Ajustamento de Conduta, afim de liberar o embarque e o desembarque na praia, trazendo tranquilidade para aqueles que sobrevivem deste trabalho.  Questões ambientais sempre foram prioridade para a cidade Cabista e em outras ocasiões entendimentos em benefício das famílias cabistas e também da natureza foram tratadas de maneira clara e em harmonia, como por exemplo campanhas de preservação, educação ambiental,  limpeza dos mares, contando inclusive com esta categoria que atua junto ao litoral do município. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia