A Sophia Editora acaba de publicar o audiobook “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo - Lei Paulo Gustavo.
Nesta obra, os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira contextualizam como a trajetória do primeiro indígena universitário do Brasil se confunde com a história de Cabo Frio e das Baixadas Litorâneas. Com três horas e quarenta minutos de duração, o audiobook está disponível de forma gratuita e na integra no Spotify (https://spotifyanchor-web.app.link/e/PToH4Sfa4Lb) e no YouTube (https://youtu.be/SYLorF3TrRI).
"Acompanhamos essa trajetória através de pesquisa rigorosa feita pelos autores, que nos levam também pela história de Cabo Frio, tudo isso exposto em uma linguagem clara e acessível", assinala, no texto de apresentação, Antonio Carlos Jucá de Sampaio, professor titular de História do Brasil (UFRJ) e diretor do Instituto de História (UFRJ).
Uma oficina presencial com os professores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e Marcelo Sant’Ana Lemos, no Palácio das Águias, em Cabo Frio, marcará a publicação da obra em audiobook, ebook e livro em braille. Será no Palácio das Águias (R. Érico Coelho, 72 – Centro, Cabo Frio), no dia 30 de agosto (sexta-feira), a partir das 19h, exatamente no dia do bicentenário de Ypiranga dos Guaranys. O encontro será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Sophia Editora, com tradução em libras.
A primeira parte da vida desse personagem foi revelada no livro “O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)”, publicado pela Sophia em 2023. Os autores aprofundaram a pesquisa e agora trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio.
“A maravilhosa narrativa sobre a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys é um exemplo muito rico e instigante para refletirmos sobre a complexidade da condição indígena no passado histórico e na contemporaneidade”, afirma, no prefácio, João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional (UFRJ) e professor visitante PPGA (UFBA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário