• São Pedro da Aldeia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas.



    Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos do 5º ano da E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, colocaram as mãos na terra para uma ação de plantio de mudas. A iniciativa integra as atividades da Semana do Meio Ambiente em São Pedro da Aldeia. Os estudantes também participaram de uma palestra sobre resíduos e descarte correto de materiais, assim como o impacto da ação humana na natureza. A programação continua nesta quinta-feira (06/06), com uma palestra sobre o impacto dos microplásticos no sistema lagunar.




    Para o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, a iniciativa trouxe uma satisfação a mais pelo local onde foi implantada. “Essa ação de plantio de árvores hoje na Escola Flonete foi emblemática, pois, quando precisamos retirar uma árvore muito antiga aqui do local, de espécie que não condiz com plantio em calçadas e que estava causando danos estruturais nas construções do entorno, nós prometemos trazer mais árvores. Hoje, estamos aqui envolvendo os alunos nessa dinâmica para que eles façam parte da história do bairro”, relatou.


    Foram plantadas mudas de árvores das espécies Ipê Rosa, Algodoeiro da Praia, Palmeira e Pata de Vaca. Todas florescem e oferecem sombra considerável quando atingem a maturidade. De acordo com a gestora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Aline Beatriz Santos, a escolha das espécies foi devido ao padrão de crescimento das raízes e a adaptação ao tipo de clima e solo. Os alunos puderam colocar as mãos na terra e aprenderam a forma correta de se realizar a arborização urbana. Além de terem a oportunidade de participar da história da escola, uma vez que cada muda foi nomeada em homenagem às duplas que realizaram o plantio.

    Os alunos Douglas e Michel plantaram uma Palmeira e destacaram que será uma novidade acompanhar o crescimento das árvores. “Vai ser legal, vou chegar na escola e vou botar água para ela crescer mais e cuidar”, prometeu Douglas. Já Anna Beatriz e Ágatha plantaram um Ipê Rosa. “Foi muito bacana, a gente vai vir aqui para cuidar dela todo dia. Vamos molhar e cuidar bem dela. Ela é muito bonita”, comentou Anna Beatriz, entusiasmada.

    Para a diretora da E. M. Flonete Alexandrino da Silva, Luzinele Maria Machado, as ações ambientais são de extrema importância e a escola busca novas formas de integrar os alunos na conscientização ambiental. “É muito importante receber esse trabalho, incentivar as crianças a preservarem o meio ambiente é uma iniciativa muito boa e nós queremos continuar com mais ações. Temos em vista a construção de uma horta para que as crianças possam estar atuando, cuidando e tendo essa conscientização da importância de preservar o meio ambiente”, destacou.

    A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Thatiane Bittencourt, conduziu uma palestra em formato de roda de conversa com os alunos e apresentou, de forma lúdica, o impacto do ser humano no meio ambiente e a importância de se observar o descarte correto de resíduos, além de identificar os tipos de materiais. O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Rosa explicou aos alunos como seria feita a dinâmica do plantio.

    A Semana do Meio Ambiente continua nesta quinta-feira (06/06), com uma palestra sobre o impacto dos microplásticos no sistema lagunar, a partir das 9h, na Praia das Pedras de Sapiatiba. O encerramento será na sexta-feira (07/06), às 14h, com a Audiência Pública para criação da Unidade de Conservação da Ilha dos Macacos, Câmara Municipal, no Centro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia