Equipamento vai possibilitar armazenamento de informações em tempo real com sistema interligado à UBS
A prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Organização Social Prima Qualitá Saúde, realizou a entrega de tablets para agentes comunitários de saúde do município na manhã desta quinta-feira (02/05), no Centro Cultural Manoel Camargo.
Os equipamentos vão ajudar a armazenar os dados dos cadastros dos pacientes com mais agilidade e fidelização das informações. O preenchimento e envio das informações será em tempo real através de um sistema interligado à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.
A previsão é que a novidade já esteja em uso nas próximas semanas, após a capacitação dos agentes.
Para a diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Arraial do Cabo, Janete Rangel, esse é um marco histórico, um avanço na qualidade da informação para a entrega de um serviço de saúde ainda melhor.
“A gente vai poder ter um maior acompanhamento de diabéticos, hipertensos, de gestantes, de todos os pacientes de um grupo focal específico, mas também de toda a população em geral. Vamos evitar duplicidade, evitar falta de assistência, porque será um cadastro em tempo real”, explicou Janete.
Cuidado integral à saúde
A diretora da APS, Janete Rangel, ainda destacou que as informações colocadas em tempo real facilitam a geração de um relatório específico de um determinado indicador.
“Eu sei que esse dado é real, então isso facilita bastante que a gente tenha que fazer um projeto voltado para o hipertenso, para o diabético entre outros. Eu tenho como qualificar e quantificar os dados. Quantificar os dados significa que eu preciso colocar o recurso, é de que forma eu preciso de projetos específicos em cada área. Então isso vai facilitar o olhar no cuidado integral à saúde da população de Arraial do Cabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário