• São Pedro da Aldeia busca nova unidade de conservação ambiental


    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca busca a criação de mais uma Unidade de Conservação em São Pedro da Aldeia. A proposta visa desenvolver a área de proteção ambiental na Ilha dos Macacos, localizada no Bairro São Mateus, zona rural do município. 

    Imagem ilustrativa / internet

    A iniciativa foi tema de uma reunião on-line entre representantes da Prefeitura e a superintendente de Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS-RJ), Renata de Souza Lopes. Na ocasião, foram transmitidas as características do local e a intenção de ter um Refúgio da Vida Silvestre em razão da existência de espécies da fauna ameaçadas, como o Bugio-ruivo (primata), e da flora, como dezenas de plantas ameaçadas e endêmicas.

    Imagem ilustrativa / Internet


    O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, participou da reunião virtual e destacou a relevância de novos pontos de conservação ambiental no município. “A criação de novas Unidades de Conservação enriquecem o meio ambiente local, além de ser um fator importante na pontuação no ICMS Ecológico. A busca pela conservação de áreas verdes caracterizadas por peculiar importância ecológica e a criação de espaços verdes urbanos para melhorar a qualidade de vida e diminuir o impacto das altas temperaturas têm sido o intuito de todo o corpo técnico da Secretaria”, destacou.

    A Superintendente Renata de Souza Lopes elogiou a iniciativa e todo empenho dos técnicos, e destacou que toda pesquisa realizada será de grande importância para a realização das demais fases do processo de criação da Unidade de Conservação.

    A iniciativa é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), por meio do setor do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC). Trabalhos técnicos foram realizados para oficializar uma parceria com o SEAS/ProUC e a Prefeitura, consolidando a criação da Unidade de Conservação na Ilha dos Macacos.

    A ProUC apoia 34 municípios nas mais diversas atividades, especialmente na categorização da unidade; orientação nos passos da criação da UC; apoio a gestão; definição de limites e auxílio na elaboração dos estudos técnicos. O Programa auxilia, ainda, com a adequação de informações para inserção de UCs no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação; apoio na implementação; apoio na elaboração do Plano de Manejo; orientação na formação do Conselho Gestor da unidade, dentre outras ações.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia