• Prefeitura inicia novas abordagens terapêuticas na Academia da Saúde.


    A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, começa mais um programa visando a promoção e recuperação da saúde da população da cidade. As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) é uma nova abordagem terapêutica que tem o objetivo de prevenir agravos na saúde, além de enfatizar a escuta acolhedora e a conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade.

    Os usuários que podem usufruir dessas atividades/tratamento devem ser assistidos pela Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. É necessário que a indicação seja feita por um dos profissionais da unidade, como: médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, equipe multidisciplinar (eMulti), e assim serem encaminhados para as PICS e atividades físicas junto ao Programa da Academia da Saúde.

    As PICS estão sendo realizadas na Academia da Saúde, que conta com uma equipe multidisciplinar que visa contribuir para que os pacientes aprendam e conheçam suas limitações e possam lidar com elas, a partir de hábitos e atitudes saudáveis que a equipe promove. As técnicas utilizadas neste projeto são: atividades físicas e funcionais, alongamento, ioga, massoterapeuta, holística (massagem relaxante, bambuterapia, entre outras), auriculoterapia, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia e plantas medicinais.

    Os usuários, com indicação a participarem do programa, são os que possuem as seguintes comorbidades:Diabete tipo I, II e III;
    Hipertensão;
    Dislipidemias;
    Obesidade/sobrepeso e pós-bariátrica;
    Tratamento de CA e pós-tratados;
    Dor crônica/Fibromialgia;
    Ansiedade/Insônia; e
    Doenças neurodegenerativas ou devido ao desgaste natural do tempo.



    As PICS são regulamentadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que estabelece as diretrizes, os objetivos e as responsabilidades para a implantação e o desenvolvimento das PICS no SUS. A PNPIC também define os critérios para inclusão, a exclusão e a atualização das práticas, bem como para a capacitação e a habilitação dos profissionais que a realizam.

    A equipe que integra as PICS é composta pela Coordenadora e Fisioterapeuta, Lina Curty, a Coordenadora da Academia da Saúde e Educadora Física Integrativa, Heloísa Marques, o Médico Homeopata, Dr. Reinaldo Dias, a Profissional de Yoga, Bruna Pacheco, a Massoterapeuta Holística e Reflexologista, Eselita Fernandes (Tita) e a Técnica de Enfermagem com Capacitação em Fitoterapia e Plantas Medicinais, Jéssica Falcão.

    A Academia da Saúde fica localizada na Rua da Begônia s/n.º, bairro Jardim Solares, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia