• Militar da reserva doa bandeiras para a Praia do Peró, por amor ao local .



    Ele herdou do avô, alfaiate, o hobby de colecionar bandeiras e flâmulas, confeccionadas numa fábrica no Rio. Militar aposentado da Aeronáutica, Cosme Vieira Coimbra, de 65 anos, desde 2012 coloca uma bandeira na areia da Praia do Peró para simbolizar seu encanto pelo lugar e estimular os demais banhistas a preservar a riqueza ambiental da praia, que tem 7,2 quilômetros de extensão. Na bandeira, a inscrição: “Peró/Conchas – Nosso paraíso”.

    Ao longo dos anos, Cosme mandou confeccionar bandeiras menores para brindar pessoas que, como ele, frequentam o Peró e aderiram à luta pelo ordenamento e preservação da paia, a pioneira no interior fluminense a conquistar a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade) graças ao empenho da comunidade. No último sábado, Cosme deu a 335ª bandeira e não vai parar por aí.

    Com a companhia da esposa e de amigos, Cosme desfraldava a bandeira em frente ao quiosque Pé na Areia. Agora, seu point é o quiosque Pampo’s. Ele conheceu o Peró como veranista na casa da tia, mas há 14 anos construiu sua própria casa.

    -- Eu gostei do ambiente rústico do Peró. Acabei me apaixonando pela praia e pelo ambiente familiar do lugar, onde destaco a tranquilidade e a paz. É um local propício à simplicidade. Poderia melhorar se a Prefeitura de Cabo Frio fizesse o trabalho dela. Coisas simples que não demandam grandes investimentos, mas precisam de vontade política – comentou.


    Na Rua Vitória, onde mora, Cosme também faz um trabalho voluntário de limpeza da rua e da proteção da mata. Fica triste quando vê moradores jogando lixo e entulho em locais impróprios logo após a passagem do caminhão de coleta. Na sua rotina diária, pedala em média 30 quilômetros pelo Peró, Conchas e Ogiva:

    -- O Peró é um bairro turístico, mas não é tratado desta forma pela Prefeitura – concluiu.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia