Vereadores do Município de Armação dos Búzios, Raphael Braga, filho do ex-prefeito Mirinho Braga, e Gelmires da Costa Gomes Filho, o Gugu de Nair, tiveram os mandatos cassados por fraude a cota de gênero.
A decisão foi baseada na Eleição realizada no ano de 2020. Em todo o país a justiça tem agido neste sentido de corrigir a eleição eliminando aqueles que foram beneficiados por uma falsa candidatura em seus partidos.
O juiz eleitoral de Búzios, Danilo Marques Borges além da cassação , determinou a impugnação e anulação dos votos de todos os candidatos a vereador que disputaram a eleição pela mesma legenda dos dois vereadores . Sendo assim outros vereadores também correm o risco de perder a vaga por falta de coeficiente eleitoral. Teremos mudanças na câmara de Búzios.
A ação se baseou nas candidaturas de Tatiana Campanario, Cristina Silva Santos e Darlete Ferreiras que apresentaram votos zerados ou mínimos sem número mínimo. A justiça entende que a movimentação financeira irrisória e ausência de atos de campanha também caracterizam uma falsa campanha. Em resumo, algumas mulheres emprestam seus nomes para partidos alcançarem o número de candidatas mulheres obedecendo a lei eleitoral, mas quando não participam do processo caracterizam uma campanha falsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário