• “Festa do Peixe” movimenta o fim de semana em São Pedro da Aldeia.


    O final de semana foi recheado de música, celebrações e pratos típicos da Laguna de Araruama em São Pedro da Aldeia. A tradicional “Festa do Peixe”, do bairro Baleia, movimentou o sábado (02/12) e o domingo (03/12), atraindo moradores, turistas e visitantes à Praça Dr. Roberto Marinho, às margens da Praia da Baleia. Os pratos salgados estavam disponíveis pelo valor fixo de R$ 25,00.


    O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e a Associação de Pescadores da Baleia, com o objetivo de exaltar a culinária pesqueira aldeense.

    O prefeito, Fábio do Pastel, esteve presente nas celebrações e falou sobre a Festa do Peixe. “Esse evento faz parte de uma bonita iniciativa da Prefeitura em resguardar e valorizar as tradições do povo aldeense. A Festa do Peixe foi organizada com muito carinho, pensando na comunidade pesqueira e nos moradores do bairro Baleia. Os pratos são preparados com o pescado da própria lagoa e isso valoriza ainda mais todo o trabalho. É uma felicidade enorme poder ver tantas pessoas celebrando e apreciando as maravilhas da nossa lagoa numa festa do povo e para o povo”, disse.

    A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, também comentou sobre o evento. “Estamos resgatando a Festa do Peixe do passado, sempre com a comunidade envolvida, 100% participando desse evento por meio da Associação dos Pescadores. O pescado é totalmente da lagoa e isso gera um impacto positivo em vários setores da economia do bairro, gerando renda para as famílias dos pescadores e demais moradores da Baleia. Estamos muito felizes com o resultado e principalmente com o sucesso de público desta edição. É por meio de eventos como esse que fortalecemos o turismo na cidade e podemos atrair cada vez mais visitantes a São Pedro da Aldeia”, afirmou.

    No sábado (02/12), a animação do samba e do pagode contagiou o público presente com os shows do cantor Felippe Secco e do grupo Pagode do Varão. O cardápio contou com os mais variados pratos da culinária pesqueira. Tainha assada, isca de peixe frito, bobó de camarão, kibe de peixe, filé de peixe frito e o tradicional camarão frito com limão foram alguns dos itens disponíveis no menu.

    O cantor Felippe Secco destacou a participação do público presente após o show. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Prefeitura pelo convite. A Festa do Peixe está linda, um evento maravilhoso e com uma galera muito animada. A nossa classe musical agradece sempre pela oportunidade de trabalhar em eventos como esse”, disse.

    O pescador e responsável por uma das barracas da festa, Rafael, ressaltou o impacto em realizar o evento com peixes vindos exclusivamente da Lagoa. “Para nós, que vivemos da pesca, isso foi essencial. Não precisamos comprar o pescado de outro lugar e sim prover os pratos com o fruto do nosso trabalho. Isso favorece o pescador e toda a comunidade da Baleia e foi uma iniciativa que fez toda a diferença no evento”, comentou.

    Já no domingo (03/12), o palco da Festa do Peixe foi comandado pela cantora Paula Azevedo, pelo cantor Demetrius e pelo grupo Pagodeando.

    Para Paula Azevedo, as celebrações no bairro Baleia são importantes para manter a tradição da cidade. “Essa é a minha terra e sou suspeita pra falar (risos), mas é uma grande satisfação para mim estar aqui e cantar nessa festa tão tradicional. Valorizar a culinária da cidade, do pescador, é de grande importância para que a tradição se mantenha viva no município”, afirmou.

    A visitante Karla Cristina veio do Rio de Janeiro só para curtir a Festa do Peixe e falou sobre a organização do evento. “Fiquei muito feliz em ver a iniciativa da Prefeitura em conjunto com os pescadores do bairro Baleia. Que a cidade continue com eventos tão bons quanto esse”, finalizou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia