• Atenção Domiciliar aldeense celebra Outubro Rosa com evento “Um toque de Amor” .



    A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio da equipe de Atenção Domiciliar, realizou o evento “Um toque de Amor” em prol do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa foi direcionada a cuidadores e familiares de pacientes com o objetivo de informar e sensibilizar, especialmente as mulheres, sobre a importância de realizar exames regularmente e adotar hábitos saudáveis.


    O encontro aconteceu na quarta-feira (18/10) na sede da Unopar, com uma roda de conversa conduzida pelos profissionais do Programa Melhor em Casa e do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC). A proposta buscou promover um espaço terapêutico de acolhimento e escuta, onde os participantes puderam externar suas angústias, medos e mágoas.

    Durante o bate-papo, os convidados tiveram a oportunidade de fazer perguntas, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências, tendo a possibilidade de conhecer outras pessoas que vivem realidades parecidas, fortalecendo vínculos e fazendo novas amizades. Houve, ainda, uma oficina de origami, momento de descontração e envolvimento de todos.


    Edelite da Silva Farrapo é filha e cuidadora da mãe, Alaíde da Silva Farrapo, e falou sobre a oportunidade de participar. “Eu acho de suma importância que esses encontros aconteçam mais vezes, com oportunidade dos participantes poderem expor suas dificuldades e sugerir temas que vão edificar e ajudar. Quando escutamos uns aos outros, melhoramos nossa autoestima, pois todo cuidador também precisa de cuidados. Nós tentamos dar o melhor ao paciente e também precisamos desse acolhimento, desse carinho e momento de troca de experiência”, afirmou.


    Também filha e responsável pelos cuidados do pai, Adão Ferreira de Lima, Rosemere Santos Lima destacou a importância da ação. “Eu adorei, penso que deveria acontecer mais vezes e espero que outros familiares possam vivenciar o que aconteceu aqui. Foi uma troca de experiência maravilhosa e eu pude conhecer as pessoas que atendem meu pai, de quem minha mãe sempre fala. Espero que outros cuidadores tenham a mesma oportunidade”, destacou.

    O diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, direcionou um recado às aldeenses. “Peço que as aldeenses realizem o autoexame e se informem, pois pela educação e pela informação pode-se tomar atitudes preventivas em relação ao câncer de mama e garantir uma vida mais saudável e plena para todas”, comentou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia