• Igreja em Cabo Frio completa 117 anos de existência e 58 anos de organização. "A árvore, em frente ao templo, foi o primeiro local de pregação do Evangelho em Cabo Frio."




    No próximo Sábado (16), a Igreja Evangélica Congregacional, que fica no bairro Guriri, em Cabo Frio, vai estar comemorando 117 anos de existência e 58 anos de organização eclesiástica . Começou como uma pequena congregação da Igreja Congregacional de Campo Redondo e depois deu os seus próprios passos se mantendo firme nos ensinamento de Jesus Cristo.


    A história da Igreja se mistura com a história da cidade de Cabo Frio. O local foi visitado pelo então engenheiro francês Leger Palmer, que dá nome a um canal artificial na cidade. 
    Acervo histórico da IEC de Guriri. 


    A pregação do Evangelho iniciou por meio de missionários e depois alcançou o coração dos poucos moradores daquela região e de locais próximos.


    Por conta da perseguição que existia contra os protestantes, foi ao redor da árvore, ainda no local e com uma placa comemorativa para marcar o lugar, que a palavra de Deus era ministrada . De modo estratégico e para fugir da proibição, a vegetação ao redor da árvore servia como um muro escondendo aqueles que ouviam e aceitavam a Cristo. 


    Neste final de semana a comemoração terá a participação de uma Orquestra Sinfônica que virá de Araruama e um quarteto da Primeira Igreja Batista de Cabo Frio. Sempre a partir das 19 horas.

    Conheça um pouco da história desta Igreja .



    No ano de 1906, num sítio chamado Guriri – Cabo Frio - RJ, houve um homem chamado Fernando Rodrigues que, ouvindo falar de Jesus, quis compartilhar desse Evangelho com seus parentes e amigos. Ele saía de casa em casa com sua Bíblia, lendo os textos maravilhosos que consolavam, exortavam e edificavam vidas. Logo, muitos estavam se reunindo em sua casa para ouvirem mais daquele Evangelho. Como bem se sabe, o inimigo de nossas almas não estava nada satisfeito. Levantou-se uma perseguição e o irmão Fernando, que tinha o apelido carinhoso de “Tatau”, chegou a ser vaiado e por vezes apedrejado.


    O irmão porém seguia, frustrando os planos do inimigo. As pessoas que ouviam o evangelho e aceitavam a Jesus, não mediam esforços, vinham a pé, de localidades próximas e também distantes para se reunirem aos pés do Senhor. A casa onde se reuniam já estava pequena. Foi quando alguns irmãos, donos da localidade, resolveram ceder uma parte do terreno para a construção de um pequeno salão. Enquanto a obra física não terminava, a obra espiritual continuava, vidas agora transformadas, se reuniam debaixo de uma árvore que ainda hoje se encontra ao lado do templo.


    Em 1965, a Congregação Evangélica em Guriri organizou-se como Igreja tendo a presença dos reverendos Leônidas Júlio de Lemos e Oldemar Coelho Nogueira. Atualmente o pastor José Luiz de Souza Camargo lidera a igreja.  A IEC de Guriri fica na Estrada de Guriri, Sitio Guriri, em Cabo Frio, próximo ao radar da Escola Municipal Oswaldo Santa Rosa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia