• Defesa Civil combate incêndio na região do Mirante do Arpoador, em Cabo Frio.


    Equipe foi imediatamente ao local após ser acionada e impediu a propagação das chamas; superintendente adverte população para o perigo de novas ocorrências devido aos ventos e tempo seco

    Uma equipe da Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio debelou um princípio de incêndio, na tarde desta terça-feira (12), em parte da vegetação que fica na área do Mirante do Arpoador, no Canto do Forte.


    Acionada pela Secretaria de Governo, a Defesa Civil Municipal rapidamente se deslocou até o local, onde os agentes realizaram o combate às chamas, impedindo que elas se propagassem pela vegetação.


    Essa é a segunda vez, apenas nesta semana, que a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio participa desse tipo de ação. Nesta segunda-feira (11), a equipe deu suporte ao Corpo de Bombeiros para debelar um foco de incêndio, na região da Reserva do Peró. Somente nas últimas 24 horas, foram registradas cinco ocorrências, no total.

    O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio explica que o número de ocorrências de incêndio tem aumentado nos últimos dias no município devido ao tempo seco e aos ventos, de intensidade moderada a forte.

    Por essa razão, a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio intensifica os esforços para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar focos de incêndios em áreas de vegetação e nos centros urbanos, já que 90% dos focos começam por ações humanas.

    "Uma simples ação inapropriada, como jogar uma bituca de cigarro no chão, pode criar foco de incêndio em área de vegetação ressecada. Todo cuidado é pouco, e qualquer fagulha pode causar o início de chamas na vegetação ressecada", alertou Dothavio.

    Para diminuir o risco de queimadas, a Defesa Civil orienta que os moradores não descartem resíduos em áreas de preservação ambiental, evitem acender fogueiras e queimar lixo em períodos de ventos fortes.

    Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, a orientação é se afastar do fogo, jamais tentar apagá-lo sozinho e comunicar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 e a Defesa Civil, pelo 199, sobre a localidade atingida, se possível com detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo de conter as chamas.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia