Na manhã de segunda feira (21) a Prefeita Magdala Furtado, acompanhada de seu Secretário de Governo, Ruy França, Secretário de Fazenda, Carlos Alberto Cardoso e o Secretário de Saúde, Bruno Alpacino, participaram de uma coletiva de imprensa para falar dos primeiros 30 dias de governo. A prefeita falou em fazer sempre uma apresentação aos jornalistas e convidados para apresentar o seu trabalho. Neste primeiro encontro apenas as duas pastas participaram mas há uma expectativa que as outras participem nas próximas. Cada jornalista ou convidado presente só pôde realizar uma pergunta ( e depois da coletiva o staff se retirou ) e então a coletiva mais funcionou na verdade para a prefeitura do que propriamente a imprensa livre (sem comprometimentos). A prefeita pouco falou, iniciou a coletiva, mas em vários momentos quem assumiu a palavra para trazer explicações mais detalhadas foi o Secretário de governo.
Primeiro o Secretário de Saúde falou do ato irresponsável que foi o rompimento com a clínica Cotrel, onde os pacientes que precisam de cirurgias ortopédicas eram atendidos. A ação aconteceu ainda na gestão do ex secretário Janio Mendes. O rompimento criou um problema sério para a população, pois a estrutura para cirurgias no SJO ainda não existe e uma licitação, que dura cerca de 90 dias, ainda está sendo planejada. "Dependemos do sistema de regulação do Estado. Se tivermos um paciente com fratura terá que esperar a vaga para cirurgia em hospitais do estado." Declarou o Secretário afirmando que teremos ainda cortes e recolocações de servidores. A secretaria também está adotando medidas para diminuir as filas, como por exemplo os mutirões. Ele também aproveitou para responder críticas feitas pelo seu antecessor Jânio Mendes.
Depois o Secretário de Fazenda apresentou dados dos custos da coisa pública. Valores que foram deixados por outras administrações e dívidas que estão parceladas. "Estamos com mais de 60% da arrecadação comprometida com folha de pagamento então vamos ter que fazer cortes e isso vai sangrar. Temos apenas 20% da arrecadação para investir e para o restante na cidade inteira. Precisamos fazer nosso dever de casa assim como fez Búzios e Arraial." Destacou Bebeto Cardoso, lembrando que a queda de royalties foi grande e que o município ainda é dependente desta arrecadação.
Um ponto importante é que a PMCF informou que tem mais de 1 Bilhão de reais para receber de dívidas de empresários e que o programa Concilia da Prefeitura vai ajudar a aumentar a arrecadação. "Os 100 maiores devedores, tem uma dívida total de 400 milhões de reais com a cidade. Imagina o que se pode fazer com esse dinheiro." - Finalizou Bebeto Cardoso.
Ao final todos se retiraram e não deram entrevistas para os presentes. Em 30 dias não é possível avaliar uma administração, isso é fato. O que vimos foi uma breve apresentação de como a casa foi encontrada e o imaginam fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário