• Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio é recebida na Prefeitura para discutir demandas do trade turístico e buscar soluções.




    Na manhã desta quarta-feira ( 30) , membros da diretoria e associados da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio ( AHTCF) participaram de uma audiência privada com a Prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, em seu gabinete .

    A pauta do encontro foi dialogar sobre o Manifesto Pró Turismo, protocolado na câmara e na prefeitura no dia 22 de agosto. O documento que conta com mais de 180 assinaturas, foi elaborado por membros da associação, sociedade civil, e empresários de diversas áreas, que também se beneficiam com os lucros gerados através do turismo.

    O documento tem como objetivo sensibilizar a gestora municipal das demandas do trade turístico necessárias para atender os visitantes na alta temporada, que inicia neste ano. Entre os pontos salientados estava a reforma e conservação dos principais pontos turísticos da cidade. O Atual secretário de obra, que participou do encontro, Carlos Augusto ( Cagu), garantiu que a obra da Praia do Forte, principal cartão postal da cidade será terminada até o final do mês de novembro deste ano.


    Os problemas do Terminal de ônibus de Turismo (TOT) foram apresentados, e a alcaíde se mostrou aberta a buscar soluções rápidas em caráter de urgência. A Atual secretária de mobilidade, Daliane dos Reis, que também participou da audiência irá se reunir amanhã, quinta (31), com membros da diretoria da Associação de hotéis de Turismo.

    Na data, lhe será apresentado um estudo feito pela AHTCF que aponta quais ruas da cidade tem capacidade de circulação dos ônibus, e quais não. Essa iniciativa busca viabilizar que hotéis e pousadas que possuem capacidade de estacionar os ônibus de turismo passem a abrigar os meios de transporte, dessa forma eles liberam mais vagas no TOT.

    Sobre as vagas no TOT, foi solicitado que a prefeita publique um novo decreto, permitindo que o estacionamento que hoje abriga 140 ônibus retorne para a capacidade máxima permitida no local de 220 vagas, número este que era aceito antes da pandemia de Covid-19.

    O pedido por um calendário de eventos atrativo, e a garantia da realização dos programas divulgados foi destacado, bem como a apresentação de um planejamento para ao verão 2023- 2024.

    A Secretária de Turismo Paula Pinheiro, garantiu que no dia 13 de setembro, respeitando uma convocação da Câmara Municipal de Cabo Frio, tanto o calendário de eventos como o planejamento para a alta temporada serão apresentados.

    O vereador Léo Mendes, líder do governo na câmara, que também participou do encontro, adiantou que foi aprovada pelo legislativo municipal uma lei que proíbe o porte de aparelhos de som pela cidade. Tal medida se bem fiscalizada, deve solucionar o problema de poluição sonora, e acúmulo de transeuntes nas ruas, participando dos bailes funks clandestinos.

    A prefeita encerrou o encontro reforçando que estuda junto aos seus secretários uma mudança na lei que lhe permita realizar a contratação de 300 a 400 agentes extras para o período de dezembro a fevereiro desse ano, e esses profissionais seriam os responsáveis pela fiscalização e ordenamento na cidade.

    Magdala ainda reiterou o desejo de dialogar com a iniciativa privada para encontrar soluções para os problemas que já vem de gestões anteriores, e que agora pedem celeridade.

    Para o Presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha o balanço do encontro é positivo.

    - Saímos do gabinete com a sensação de que fomos ouvidos e que a prefeita entendeu que somos geradores de emprego e renda. Acreditamos que ela vai colocar todas as secretárias do governo ( obras, turismo, mobilidade, segurança etc.) empenhada em trabalharmos em parceria para termos uma cidade no verão boa para o morador, e para o turista – avalia Carlos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Q Onda Moda Praia