Praia das Pedras de Sapiatiba
O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil se reuniu na última terça-feira, dia 30 de maio, para avaliar a inscrição de 48 candidatos a receber a certificação que atesta práticas sustentáveis realizadas em praias, marinas e embarcações de turismo. No total, 45 candidatos foram pré-aprovados pelo Júri Nacional, sendo 34 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.
Com a expectativa de novas praias e marinas premiadas, o Brasil deve ampliar o número de locais certificados com a Bandeira Azul. Na última temporada, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com o selo. Um dos destaques da temporada 2023/2024 é a candidatura da Praia de Itá, localizada nas margens do reservatório de Itá, no rio Uruguai, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, no interior do continente sulamericano. Se aprovada pelo Júri Internacional, a Praia de Itá será a primeira praia fluvial do Brasil a ser certificada com a bandeira azul.
No estado do Rio de Janeiro, outras duas praias na Lagoa de Araruama, localizadas na Região dos Lagos, também foram pré-aprovadas pelo Júri Nacional. Além disso, a Lagoa do Peri, em Florianópolis – SC, também foi selecionada e se encaminha para a sua nona temporada certificada.
Para Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, “o Brasil oferece um potencial enorme para a premiação de praias e marinas costeiras, mas, ao abraçar o interior do país, com a quantidade de balneários lacustres ou fluviais, nossas cachoeiras, represas e demais atrativos de água doce, o crescimento do programa deve ser linear, aumentando o número de locais certificados e engajados em promover um turismo mais sustentável”, pontua.
Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, as entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao Júri Internacional.
Veja a lista das praias no Estado do Rio de Janeiro, dentre elas a primeira laguna do Brasil:
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia da Azeda e Azedinha, Armação de Búzios – RJ
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Praia de Sossego, Niterói – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeira – RJ
Praia de Itaúna, Saquarema – RJ.
"Muito feliz por participar deste processo e consequentemente entrando na história da cidade de São Pedro da Aldeia." Andreia Nogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário