Desde o primeiro caso de ameaça as escolas deste município que ocorreu no dia 30 de março, na Escola Francisco Paes de Carvalho Filho, a Delegacia de São Pedro da Aldeia vem dando a devida atenção aos casos, já que se trata da segurança de crianças e adolescentes em ambientes públicos ou particulares.
No caso da Escola citada acima, o autor das ameaças, um menor de 16 anos foi identificado e conduzido a esta UPJ, onde prestou declarações e contou que tudo não passou de uma brincadeira. Entretanto sua conduta não é tipificada como brincadeira e responderá criminalmente pelas por suas ações e pânico que gerou aos estudantes e professores.
Neste final de semana, outros dois casos semelhantes surgiram. Um na escola Feliciano Sodré, onde alguém utilizou um perfil do instagran para publicar uma mensagem secreta sobre um possível ataque a escola. O que ficou constatado foi esse perfil secreto já estava sendo utilizado por alunos da escola para mandar recados anônimos entre eles. No entanto, foi utilizado para gerar a ameaça, talvez levado pelo momento atual após a lamentável tragédia em Blumenau e o grande aumento desse tipo de ameças no país massivamente divulgado pelas mídias.
Logo após as mensagens de ameaças, o perfil do Instagran foi deletado. Equipe desta delegacia oficiou a rede social, e espera conseguir identificar o suspeito autor do fatos e puni-lo.
Na data de ontem, uma foto contendo uma arma e facas foi viralizada através do Whatsap, juntamente com um áudio ameaçador também relacionado a escola. Acontece que esta foto é de domínio publico e se encontra na internet a anos em diversos sites e ilustrando diversos textos. Inclusive foi utilizada no mês passado por um adolescente no Estado de Minas Gerias para gerar pânico na escola onde estudava. Ele foi descoberto e está sendo processado.
Já o áudio não tem nenhuma referência com a cidade de São Pedro da aldeia ou outra cidade, um áudio genérico que já foi utilizados em outras cidades do país com o mesmo intuito de gerar pânico.
Reiteramos que a Polícia Civil e os Demais Órgãos de Segurança Pública, assim como suas agências de inteligência estão monitorando qualquer caso concreto que possa pôr em risco a vida dos estudantes e da população.
As investigações continuam para identificar possíveis autores, eventuais “haters”, que estão trazendo pânico a população. Sendo certo que identicados, poderão responder por diversos crimes, desde ameça, falsa identidade, apologia ao crime entre outros, ou até por interrupção de serviço de utilidade publica com penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa.
A Polícia Civil solicita a colaboração de todos para tornarmos São Pedro da Aldeia uma cidade mais segura.
Inteligência, Investigação e Ação.
DENUNCIE PELO WHATSAPP DA 125DP: (22) 98831-8022
DISQUE DENÚNCIA: 2253-1177
WHATSAPP DO DD: 21 96802-1650
O SIGILO É GARANTIDO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário