Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de março - a Secretaria de Saúde promove, nesta quinta-feira, 23, atividade de capacitação para os profissionais de saúde da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do Sabiá, no segundo distrito. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, Luciana de Rego Lima, o objetivo é orientar agentes de saúde, técnicos e enfermeiros sobre o planejamento descentralizado em cada unidade. A ideia é que os profissionais possam fazer a busca do paciente sintomático respiratório e orientá-lo para o tratamento adequado nas ESFs e no setor de Infectologia do Município.
A tuberculose é transmitida pelo ar através de tosse, fala ou espirro da pessoa com a infecção e os principais sintomas são: tosse por três semanas seguidas, falta de apetite, perda de peso e febre no fim do dia. O diagnóstico pode ser feito através do teste rápido molecular para tuberculose e o tratamento gratuito tem duração de cerca de seis meses.
Em caso de suspeita da doença, o cidadão deve procurar o Serviço de Infectologia, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 da manhã até 5 horas da tarde, na Rua Dallas, nº 2 A, no bairro Canaã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário