Dois ônibus de excursão burlaram a fiscalização da Guarda Municipal de Cabo Frio e passaram o domingo escondidos na Rua dos Badejos, no Peró. Na saída, no fim da tarde, segundo moradores, os motoristas esvaziaram os dejetos dos ônibus na via pública, onde moram muitos moradores e veranistas. Os coletivos obrigatoriamente têm que estacionar no terminal da Avenida Wilson Mendes e não podem circular nas Ruas do Peró, a não ser que tenham como destino hotéis e pousadas apenas para embarque e desembarque de passageiros.
Segundo o morador Del Vasconcellos, a Rua dos Badejos ficou insuportável com o cheiro de urina após a saída dos ônibus.
- Telefonei para a central da Guarda Municipal de Cabo Frio para denunciar, mas lá informaram que não poderiam fazer nada e que eu precisaria ir até a cabine da Praça do Moinho para fazer a denúncia. Não entendo a existência de uma central de denúncia que não tem comunicação com a cabine do bairro para poder ter uma ação mais rápida. Lamentou o morador.
Moradores e veranistas defendem uma maior fiscalização no Peró para evitar que ônibus e vans de excursão continuem a tumultuar o bairro nos fins de semana. Muitos, temendo repressão, desembarcam passageiros na praia antes das 7h e escondem os veículos nas ruas internas. O acesso só é permitido para veículos registrados na ANTT, com Cadastur e com trânsito autorizado pela Guarda Municipal. Eles são obrigados a pagar uma taxa para ficarem no terminal da Wilson Mendes e fogem da fiscalização justamente para não pagarem a taxa.
A presença dos ônibus revoltou moradores e veranistas, que fizeram vários protestos nas redes sociais. Eles estão pedindo à Guarda Municipal, ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) que identifiquem e inflacionem as empresas proprietárias dos ônibus.
-- O problema é resultado da falta de fiscalização. O Peró não comporta ônibus de excursão – reclamou a moradora Maria Carolina.
Moradores já alertaram a Guarda Municipal e a Polícia Militar para que o policiamento, a fiscalização de trânsito e de posturas, além de equipes de salvamentos de emergência, sejam intensificados no próximo fim de semana, quando o Peró receberá mais uma edição do evento Rei e Rainha do Mar, que terá mais de 1.500 atletas, além de visitantes convidados. A necessidade de reforço é necessária principalmente na areia entre Conchas e Peró, onde vão ocorrer as competições de natação e de corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário