Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol resgataram nesta oito pássaros silvestres de cativeiro nesta quinta-feira (01) em Araruama, na região dos lagos. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncia de guarda e comércio de animais encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Munidos com as informações, a equipe da 8ª UPAm se deslocou à Rua São Raimundo, em Iguabinha e, durante fiscalização no imóvel informado, identificaram quatro tizius e um coleiros, todos sem anilhas de identificação. Na residência da frente, os policiais ainda avistaram mais três gaiolas penduradas na parede da varanda e mais três pássaros da fauna silvestre brasileira. Foram solicitadas as licenças necessárias para mantê-los em cativeiro, mas os proprietários não possuíam nenhuma licença. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os agentes procederam à 118ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que todas as aves serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde serão devolvidas ao habitat natural.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em toda a região dos lagos. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário