Aluna do IFRJ de Arraial do Cabo posta vídeo racista e gera protesto de estudantes na unidade
Vídeo foi publicado na noite desta quarta-feira (21) e alunos da instituição fizeram protestos nesta quinta-feira (22).
Um vídeo com falas racistas postado na noite desta quarta-feira (21) por uma aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, gerou revolta e protestos na sede da instituição nesta quinta (22).
No vídeo, a estudante de 17 anos diz, aos risos: "tá vendo meu sovaco? Parece a cara desses preto, tudo sujo"
Após tomarem conhecimento do vídeo, os alunos se juntaram e realizaram um protesto dentro da instituição nesta quinta. "Minha cor é motivo de piada?", "Não vamos no calar", "A federal não tem lugar para racista", foram alguns dos dizeres colados na instituição.
Não houve aula na unidade por conta das manifestações. A aluna do vídeo não esteve no IFRJ nesta quinta.
A direção do campus emitiu uma nota repudiando e informou que foi instaurado um procedimento de apuração com base nas diretrizes do regulamento da educação profissional técnica de nível médio. A instituição disse que o vídeo foi gravado fora do ambiente escolar e, pela estudante ser menor de idade, acionou o Conselho Tutelar de Cabo Frio, cidade que a menor mora.
A Direção destacou que "atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem vindas e devem ser punidas dentro da lei".
Nenhum comentário:
Postar um comentário